recent posts

Um pouco sobre a diferença entre Cinta e Corset

Este é um resumo bemmmm resumido do que se trata cada peça - o texto traz a compilação de vários textos de outros que já tinha tanto aqui no blog como pela internet. No final de alguns parágrafos tem uma sugestão de link com textos que complementam mais ainda o assunto

Entãoooo pra quem ainda não percebeu as diferenças entre estas peças, já fica aí a curiosidade:

corset da imagem: Underbust em Múltiplos Painéis Premium da Ferrer Corsets - resenha dele, clique aqui

"Espartilho (português) ou Corset (francês) é uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas metálicas (flexíveis e rígidas) e amarração nas costas." (sobre barbatanas, leia mais aqui)

Surgiu por volta do século XVI na Inglaterra, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no ano de 1901, foi quando foi inventado o sutiã.

O corset (espartilho) muda a estrutura corporal de uma pessoa - desde a epiderme até os ossos e dependendo da intensidade do aperto e uso da peça, pode sim haver uma modificação em alguns órgãos do corpo (leia mais aqui), portanto é importante que ele tenha um caimento perfeito para que não traga danos a ele.

Se o corset estiver pequeno no tórax, por exemplo, pode comprimir o gradil costal e prejudicar sua respiraçao com e SEM o corset (diminui a capacidade de expansão torácica). Se o corset estiver muito apertado na região do quadril, pode comprimir vasos e plexos nervosos, atrapalhando a circulação de sangue e drenagem da linfa nas pernas. (leia mais aqui e aqui )

Geralmente feito em tecido plano, alguns corsets possuem um fechamento frontal por meio de uma peça rígida chamada BUSK (leia mais aqui)

"Cinta é uma faixa, geralmente feita de elástico, que cinge estreitamente quadris, ventre e cintura, para adelgaçar ou modelar as formas." (leia mais aqui)

Na década de 1930 Christian Dior, que criou o New Look trouxe novamente para o mundo da moda as cinturas bem marcadas com peças semelhantes a um corset mas nas peças usavam desta vez o nylon (leia mais aqui)

Geralmente as cintas/modeladores possuem barbatas apenas em espiral (flexíveis).

Com o uso da cinta/modelador apenas o tecido adiposo é todo comprimido e, por isso, as cintas ajudam a diminuir a retenção de líquido (leia mais aqui). Se quiser saber mais por que cintas / modeladores de elástico não modelam as costelas como um corset, clique aqui.

Como disse o texto acima é um resuminho bem resumido. Para quem REALMENTE tem interesse em se aprofundar só clicar nos "leia mais aqui" que encontrará muito mais detalhes sobre cada item.

Pra você que chegou agora no blog e no mundinho do Tight Lacing e dos corsets > Quer ler mais sobre?

Respire fundo e clique aqui! Não esqueça de LER não vale só clicar - rs
Um pouco sobre a diferença entre Cinta e Corset Um pouco sobre a diferença entre Cinta e Corset Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.