Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre a diferença entre Cinta e Corset

Este é um resumo bemmmm resumido do que se trata cada peça - o texto traz a compilação de vários textos de outros que já tinha tanto aqui no blog como pela internet. No final de alguns parágrafos tem uma sugestão de link com textos que complementam mais ainda o assunto

Entãoooo pra quem ainda não percebeu as diferenças entre estas peças, já fica aí a curiosidade:

corset da imagem: Underbust em Múltiplos Painéis Premium da Ferrer Corsets - resenha dele, clique aqui

"Espartilho (português) ou Corset (francês) é uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas metálicas (flexíveis e rígidas) e amarração nas costas." (sobre barbatanas, leia mais aqui)

Surgiu por volta do século XVI na Inglaterra, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no ano de 1901, foi quando foi inventado o sutiã.

O corset (espartilho) muda a estrutura corporal de uma pessoa - desde a epiderme até os ossos e dependendo da intensidade do aperto e uso da peça, pode sim haver uma modificação em alguns órgãos do corpo (leia mais aqui), portanto é importante que ele tenha um caimento perfeito para que não traga danos a ele.

Se o corset estiver pequeno no tórax, por exemplo, pode comprimir o gradil costal e prejudicar sua respiraçao com e SEM o corset (diminui a capacidade de expansão torácica). Se o corset estiver muito apertado na região do quadril, pode comprimir vasos e plexos nervosos, atrapalhando a circulação de sangue e drenagem da linfa nas pernas. (leia mais aqui e aqui )

Alguns corsets possuem um fechamento frontal por meio de uma peça rígida chamada BUSK (leia mais aqui)


"Cinta é uma faixa, geralmente feita de elástico, que cinge estreitamente quadris, ventre e cintura, para adelgaçar ou modelar as formas." (leia mais aqui)

Na década de 1930 Christian Dior, que criou o New Look trouxe novamente para o mundo da moda as cinturas bem marcadas com peças semelhantes a um corset mas nas peças usavam desta vez o nylon (leia mais aqui)

Geralmente as cintas/modeladores possuem barbatas apenas em espiral (flexíveis).

Com o uso da cinta/modelador apenas o tecido adiposo é todo comprimido e, por isso, as cintas ajudam a diminuir a retenção de líquido. (leia mais aqui)

Como disse o texto acima é um resuminho bem resumido. Para quem REALMENTE tem interesse em se aprofundar só clicar nos "leia mais aqui" que encontrará muito mais detalhes sobre cada item.

Pra você que chegou agora no blog e no mundinho do Tight Lacing e dos corsets > Quer ler mais sobre?

Respire fundo e clique aqui! Não esqueça de LER não vale só clicar - rs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A temida cintura dupla

Há um tempo atrás já escrevi sobre como o uso do corset acaba modelando a gordura da silhueta do corpo, se não viu, clique aqui. O corset ACHATA a gordura e seu corpo começa a tomar as formas da peça.

O uso do corset pode amenizar muito uma cintura dupla sim, porém, dependendo da profundidade há casos que apenas uma lipoescultura resolve. Se sua intenção é apenas melhorar uma possível cintura dupla não há sentido optar por uma modificação óssea (o Tight Lacing) para isso ;) mas se quiser matar dois coelhos numa cajadada só, o TL é sim uma opção.

Sempre que posso, falo nos grupos de TL: Não adianta absolutamente NADA você estar usando o corset dia após dia e continuar com o seu guarda roupa com peças que detonam seu corpo.

Não é de hoje, que tanto eu como até algumas corsetmakers alertam sobre as malditas calças baixas e não só elas, aquelas calcinhas que a mulherada teima em comprar tamanho menor e fica enfiando na carne de tão apertada que está. LIVRE-SE DESTAS PEÇAS AGORA!



O alerta…

ELASTIQUE, tudo o que você queria saber e tinha medo de perguntar

____
Nos grupos de Tight Lacing aumentou DEMAIS a procura pelo ELASTIQUE, umas nem sabem do que se trata a peça, compram esperando um milagre divino, colocando a responsabilidade inteira na peca para que acabe com a gordura milagrosamente. Pois bem, resolvi fazer esta publicação ...

Embora seja uma peça que NÃO é necessária ter para quem decide começar o Tight Lacing, saiba que esta peça pode ser (segundo o fabricante) usada nos dias de descanso do uso do corset, ou mesmo para dormir depois de um dia todo usando o corset.

Como a grife disponibiliza a cor bege (pra ficar mais chique, NUDE), acredito que por causa disso MUITAS acham que se trata de uma cinta comum, mesmo que visualmente o Elastique seja COMPLEEETAMENTEEE diferente em sua estrutura e modelagem de uma cinta comum.




Lembre-se, não se faz Tight Lacing com cinta/modelador/shapewear, leia mais aqui.
Abaixo reuni algumas informações dadas pela própria grife que criou a peça e as perguntas mais frequentes que fazem nos grupos, t…

GUIA INICIANTE - Os primeiros passos para o Tight Lacing

Este guia foi criado pela Shaiane, ela é moderadora do grupo Tight Lacing Brasil, lá no Facebook, e daquelas moderadoras ferrenhas, que não para de ler sobre o assunto. O guia já está há um tempo por lá e também no grupo Tight Lacing e Fitness, e este é o tipo de guia que se mesmo você ler e não ententer nada, fiaaa, conselho de amiga, nem perca seu tempo comprando um corset :)

Resolvi publicar aqui só agora, porque eu TENHO que guardá-lo aqui, ele foi MUITO bem feito.

Alguns links vou alterar pois eles acabam indo pros grupos e o conteúdo também está aqui no blog ou foi retirado daqui mesmo do blog. Sem mais delongas...


[ GUIA INICIANTES • PRIMEIROS PASSOS PARA O TIGHT LACING ]
Em primeiro lugar, sejam todas bem vindas. Isso é tanto para novatas, para quem está ainda começando o TL agora e ainda cheia de dúvidas e curiosidades.

Quem conhece meus posts sabe que são longos, mas são cheios de informação. Esse é para ser um guia de posts que contém as principais informações aqui da comun…