recent posts

Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto

Como depois da publicação que fiz nos grupos de Tight Lacing no Facebook alertando sobre as reduções irresponsáveis das medidas do tórax e bacia (se não sabe sobre o que estou falando, clique aqui e leia tudo) algumas meninas ficaram apreensivas por causa dos corsets que elas haviam adquirido e que  estavam chegando em suas casas, assim como as que já possuíam corsets das grifes que vem apresentando alguns problemas.

Pois bem, em um dos diversos comentários onde eram relatados casos de erros de uma grife, a Sher - corsetmaker da grife Madame Sher, acabou publicando uma dica de como conferir as medidas do corset:

Nessas áreas onde tem muita ampliação de curva tem que ir medindo painel por painel, segurando a fita no final de cada um deles. Jogar a fita em cima só, mesmo fazendo acompanhar uma ou outra ondulação, não é suficiente...

Recomendo ir prendendo com alfinete a fita no final de cada painel. É necessário esticar um pouquinho o tecido, não esticar no sentido de forçar a fibra, mas de deixar o tecido totalmente estendido ao longo da fita, porque como pode ver a curva ocasionada pela diferença de tamanho da cintura, faz o tecido dos flancos formar pregas para dentro.

Tem que conferir as medidas de tórax e flancos, que não deve ultrapassar uma redução média de 5cm cada para esse manequim (manequim MÉDIO), a não ser em casos muito excepcionais.


Para ilustrar, a Janaina Lima membro do grupo Tight Lacing e Fitness, que estava com esta dúvida, fez uma foto para ilustrar a orientação dada pela Sher. Veja só como fica:

o corset acima tem múltiplos painéis - os mais básicos tem menos.

Então as reduções maiores na bacia e no tórax é no caso de clientes que estão em processo de emagrecimento.

Não esqueça também de conferir a altura do corset, um corset muito comprido pode comprimir suas pernas e acabar afetando sua circulação sanguínea principalmente naquelas que ficam muito tempo sentadas.

Outra dica que vi pelo grupo e acredito ser mais fácil é vestir o corset em uma almofada fechar na parte de trás e medir. E pelo que vi em outro comentário da própria Sher, você pode pegar uma amiga e colocar o corset nela (folgado, tá gente!) já ajuda pra conferir a medida.

Caroline Alcantara demostrou em foto como colocar o corset na almofada (deixe mais fechadinho nas costas) - abstraiam minha carinha de feliz :D pois no momento estava provavelmente falando com ela em off e o aplicativo do Facebook mostrou meu avatar  
apenas uma imagem para ter noção do que se refere a que - corpo x corset

Ah esqueci de uma coisa, como tem menina que não sabe o que é um painel de um corset:

Pra tentar ilustrar o que são os painéis de um corset. Neste caso acima verticais | - quando você lê vertical e horizontal se refere a posição dos PAINÉIS e não barbatanas.

UPDATE


17/09/15 - 

Como este quesito de redução no tórax e bacia depende de cada caso, vai apenas um parâmetro de outras grifes:


Eu reduzo no máximo 3cm, as vezes um pouquinho mais ou menos dependendo das medidas das clientes.

- Suzane Barbosa, corsetmaker da Black Cherry Corsets



Para redução nas extremidades inferior e superior no máximo 5 ou 6cm, não mais do q isso, é o suficiente para a peça assentar bem no corpo e não encavalar as duas pontas logo de primeira, só q mesmo assim a cliente não vai conseguir encostar as duas partes de primeira, a peça va ficar um pouco larga nesses extremidades, ela só vai conseguir fazer com que essas parte se aproximem a medida que conseguir ir fechando na cintura!

[update 26/10/15] Esta questão é relativa também. Para pessoas com pouco percentual de gordura não rola tirar isso tudo, vai machucar e elas não irão fechar a peça nunca, já em falsa magra e gordinhas é outro caso... ai entraria uma questão de analisar caso a caso.

- Valéria Navarro, corsetmaker da La Sorcière Corsets



Nós, por exemplo, fazemos reduções de até 5cm totais, mas geralmente em manequins "Plus Size", lacers em fase de emagrecimento, ou quando a cliente pede que a peça não feche rápido por algum motivo específico (e nesse caso ela já tem a consciência de que não deve "apertar no talo" e de que o corset pode não fechar dependendo das medidas dela). Essa redução, também chamada de "abertura extra de costas" é somente para não encostar as pontas das extremidades do corset logo no início. E mesmo que venha com conversa de aumentar a pence da cintura, nos mantemos o nosso padrão.

- Lilian Dominik, corsetmaker da Mulher Underground Corsets e Moda


Se eu ver algum outro corsetmaker publicar sobre sua conduta nesta parte de redução de medidas no tórax e bacia, vou atualizando aqui. Caso queira ver a lista de corsetmakers aqui do blog, clique aqui.

Um complemento que acho importante colocar


Depois da repercussão deste tópico que fiz, vi que agora vamos esbarrar em MÉTODOS DE CONFECÇÃO de cada grife, digo isso pois vi duas situações:

Numa delas uma corsetmaker indagada sobre ter tirado 10cm de uma cliente magra, falou que para ela era normal. SIM para ela era normal tirar 10cm de tórax de uma pessoa bem magra. ¯\_(ツ)_/¯

Em outra a corsetmaker falou que os corsets dela não foram feitos para fechar... OI?! COMO ASSIM?! O argumento é que assim a cliente não perderia o corset rápido.. OI?! COMO ASSIM?! Mas não é a cintura o foco do corset para Tight Lacing? Ok então tá né, mas então se esta é uma diferenciação do seu corset para as demais grifes que informe isso verbalmente a cliente, através de um folheto que deve ir junto com o corset e até mesmo no site da grife, já que muitas meninas que fazem Tight Lacing tem aquele "apetite" voraz de fechar o corset por completo.

CUIDADO com estas que estão padronizando estas medidas! Tirar 7/10cm de tórax de bacia de uma pessoa magra sem tecido adiposo num corset que é usado para tight lacing é um ato contra SUA SAÚDE!


Este documento que a Sher se referiu acima você pode encontrar aqui no blog: A influência  do uso do corset na morfologia de suas usuárias no período vitoriano. Nele você encontra fotos de esqueletos que mostram como o toa ficou usando corsets deste período que tinham reduções inapropriadas no tórax. Se você ainda não sabe o que pode causar o uso de um corset com medidas inapropriadas no tórax e bacia, clique aqui.

Escolha uma corsetmaker responsável, umas acham que basta pegar um passo a passo na internet de um corset para uso fashion e achar que é só colocar umas barbatanas a mais e fazer com que o mesmo seja usado para o Tight Lacing, cuidado ao entregar seu corpo pra açougueiras que perambulam no mundo da corsetaria. Escrevi mais detalhes sobre esta parte, se quiser ler, clique aqui.

18/09/17 - 14:24

A Kelly, dona do grupo Tight Lacing e Fitness, conversou com alguns corsetmakers (o que ela tem mais contato) e publicou hoje alguns detalhes que vem de encontro ao que já foi publicado por aqui no blog sobre este assunto, contudo mais detalhado, separei os dois trechos mais importantes só pra que este post fique muito gigante e acabar confundindo:

As reduções nas peças dos corset devido cada corpo ser diferente nunca será padronizada…cada estrutura diferente necessita de mais ou menos reduções e quem analisa isso é os próprios corsetmakers pelas medidas enviadas por vocês...

As reduções de torax podem variar de 2cm (pouco tecido adiposo) a 7cm ou mais (casos especiais como bastante tecido adiposo) - leia-se cada empresa trabalha isso diferente, não é regra, tem algumas que não fazem reduções acima de 5cm mesmo em casos especiais e as reduções de cintura de 10cm a 15cm e flancos na mesma média de torax.. mas isso também não significa que precisa ser levado ao pé da letra, existem modelos plus, mulheres de todos os tamanhos, tudo isso irá mudar de acordo com a necessidade.

Se você quiser acompanhar este tópico lá no grupo, clique aqui.

26/02/16 - Pessoal, vi no grupo de TL que a Jeronima Baco Corsets orienta suas clientes a conferir a medida da cintura com o corset aberto (plano), sem as amarras e protetor. Então assim, a maioria das grifes orienta para fazer pela circunferência mesmo assim como detalhei acima, mas, se vc tiver um corset da grife Jerônima Baco Corsets e quiser conferir entre em contato com a grife para mais detalhes.


07/05/16 - E pra quem não entendeu nada do texto vai um vídeo, do método da almofada.


Neste video a Layana acertou melhor nas infos, mas o melhor a fazer é entrar em contato com a grife que fez seu corset para JUNTAS conferirem as medidas e se for o caso as reduções feitas.
Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto Reviewed by Iris on Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.