18 de out de 2007

Ribbon Corset

Definição
Um waist cincher ou Ribbon Corset é um tipo de corset pequeno ou um tipo de cinto usado para reduzir a forma da cintura. Ele é muito mais apertado que um cinto abdominal. O Ribbon Corset é um waist cincher feito de tiras (ribbon).

Função
Um tipo de waist cincher mais light usado para dormir e outro tipo usado para o verão perto da pele ou mesmo por fora do vestido. Mas também antigamente era usado um waist cincher elastico por cima deste corset

Na Moda (historia)
O waist cincher foi usado nos periodos de 1860 a 1907. Particularmente de 1900 a 1907 , em 1911 a 1947 e de 1960 a 1985 seu uso era bem raro

Dior trouxe este "New Look" de novo a popularidade por volta de 1947, nesta época a cintura marcada voltou a ser a essencia do vestuário, mais tarde esta popularidade foi sustitituída por outras tendencias da moda.

Aspectos Biológicos
Embora a ideia principal fosse o fator estético, com o tempo esta ideia foi deixada de lado e foi notado algumas outras vantagens no seu uso, principalmente em relação a parte da postura o que ajudou a saúde das mulheres naquela época

No século 19 a versão de ombro foi usada para dar mais estabilidade a parte do tronco.

Alguns homens usaram o waist cincher bem apertado, como Principe Albert e o conjuge da Rainha Victoria

O wait cincher foi além da ideia de apoio da estrutura do tronco e manter as proporções femininas do corpo mas também teve grande apelo sexual, segundo antropólogos.

Exemplos

bodice belt - 1893


ribbon corset - 1901


Cinto feminino - algo entre cinto e waist cincher 1902


waist cincher para descanso


waist cincher para roupa de uma cantora 1905


belt corset 1920




fonte: Answer - Ribbon Corset
tradução: Iris Freitas Duarte

PARA COMPLETAR


• B. Altman and Company Ribbon corset
• Brocade Ribbon corset
• Sportswoman's Riding Corset
• Como fazer um ribbon corset
• Sleep Tight! Edwardian Ribbon Corset History and Tutorial

ps.: traduzi o que pude ;) mas ja da pra ter uma noção ;)



+ uma curiosidade que achei que tinha esquecido que tinha guardado a imagem >>> Os painéis de um Ribbon da grife Madame Sher.

tópico original com a imagem maior, clique aqui

Se outras grifes tiverem fotos dos seus abertos e eu souber e achar, vou completando por aqui mesmo.




4 comentários:

Carol disse...

O modelo Ribbon pode ser usados por iniciantes no TL ?

Unknown disse...

Olá!
Eu quero praticar Tight Lacing para afinar minha cinturinha de 60cm e me manter magrinha!!!
Pelo que li, o Corset Underbust é desconfortável para quem trabalha sentada (o que é o meu caso). Então pensei em encomendar um Waist Cincher, mas não sei se ele auxilia na redução de medidas abdominais e também não sei se eu deveria encomenda-lo em barbatanas horizontais ou verticais.
Você poderia me esclarecer esses dados?

Iris • IFD disse...

Isso que leu sobre underbust não procede, assim como "barbatanas horizontais ou verticais" quando você lê waist cincher vertical ou horizontal é relacionado a posição dos PAINEIS do corset e não das barbatanas. Em relação a isso sugiro ler mais detalhes sobre barbatanas e a estrutura de um corset, aqui no blog já tem alguns topicos que podem te ajuda.

http://tightlacing.blogspot.com.br/2007/11/barbatanas.html
http://tightlacing.blogspot.com.br/2015/09/underbust-x-waist-cincher-x-ribbon.html (aqui tem outros links complementares)

Sugiro também conversar com a corsetmaker/grife que fará seu corset, ela sim é a pessoa mais indicada para te orientar adequadamente qual o modelo que atende seu biotipo e necessidades. Para facilitar seu dialgo com a grife por email envie fotos suas de frente, lado e costas para que tenham uma noção do seu corpo. + sobre: http://tightlacing.blogspot.com.br/2016/04/como-tirar-as-medidas-para-mandar-para.html

Corset não mantém ninguem magro, o que mantém alguem "magro" além da genetica é sua rotina de cuidados com o próprio corpo, a alimentação e exercicios ao longo da sua vida até a velhice e não uma peça que comprimi o corpo. + sobre: http://tightlacing.blogspot.com.br/2016/03/tight-lacing-emagrece-corset-tira.html


Lista de topicos no blog para consulta: http://tightlacing.blogspot.com.br/2015/11/tight-lacing-blog-topicos-mais.html

É isso ta bom para começar, boa leitura.

Iris • IFD disse...

Ia esquecendo, embora o numero bem minusculo de cintura que você tem e quer ainda diminuir mais, embora eu não saiba o restante das suas medidas ara ter uma noçnao da PROPORÇÃO do seu corpo,caso você que já tem um numero pequeno de cintura e quer ir pro TL exagerado e partir pra algo desproporcional e não natural pro seu corpo, é bom ler o tópico:

http://tightlacing.blogspot.com.br/2013/09/os-efeitos-colaterais-do-tight-lacing.html

Postar um comentário