22 de out de 2007

A silhueta dos corsets

O corset (espartilho) mudou muito ao longo dos anos. Abaixo você verá alguns exemplos de silueta do dorso que foi mudando ao longo dos anos conforme o vestuário feminino, logo mais estarei complementando com o Tudor e o Elizabethan (elizabetano). Primeiramente vamos nos concentrar nos corsets com a silueta que tem como objetivo afinar linha da cintura.


Ampulheta (Hourglass)
Este tipo de corset foi trazido ao auge no final de 1950 por Ol´Cosertier, este mais conhecido como Fakir Musafar. Uma das principais caracteristicas do corset estilo ampulheta é que possui um espaço menor para as costelas tornando assim mais facil a redução da linha da cintura de forma mais rápida. Esta forma permite a redução da cintura sem muito esforço. esta caraceristica torma este tipo de corset uma otima escolha para as tightlacers, porém a aparencia deste corset com estas curvas dao uma aparencia não natural da linha da cintura. ALgumas pessoas não gostam desta aparencia pois o dorso acaba parecendo um travesseiro amarrado por um cinto apertado no meio. Mas isso acontece quando a uma grande diferença entre o quadril, a cintura e o busto.

Pipe-Stem (tubo-tronco)
Este tipo se caracteriza pela grande distancia do comprimento da cintura (veja as setas) ele alonga para cima a cintura natural do corpo. Este tipo de corset é mais "avançado", ele faz uma grande pressão nas costelas. As pessoas mais indicadas a usar este tipo de corset são as mais novas, pois para chegar a este formado de dorso leva-se muitos anos e as mais novas possuem a ossos mais maleaveis que as pessoas mais velhas. Este tipo de corset só pode ser usado por aqueles que realmente querem treinar e estao acostumados a ficar com corset durante 24 horas de pressão.

+ no post Cintura Pipe-stem (pipe-stem waist) - Saturnine Corsets

ps.: este corset é muito pouco usado


Straight - Front ou S - Curve (frente reta ou curva em S)

No sec XIX, os corsets desta época tinham uma pressao maior na regiao do abdominal e ficavam cada vez mais e mais apertados causando serios riscos a saude. Em 1900 Madame Gaches-Sarraute uma corsetiere parisiense francesa que estudava medicina desenvolveu o Straight-Front ou S corset. Este estilo de corset foi desenvolvido para aliviar a grande pressao no abdomen que existia no corset anterior (victorian corset). Leia mais sobre o corset victoriano e o eduardiano - tambem conhecido como Straight - Front corset, clicando aqui

fonte: http://www.waspcreations.com



Nota Tight Lacing Blog (Iris)

Hoje em dia as corsertieres ja adequaram os moldes antigos para o gosto das mulheres hoje em dia, muitas fazem a junção de alguns moldes fazendo assim um único que acaba caracterizando o corset de cada cosertiere, eu por exemplo só de olhar já sei de qual corsetiere brasileira é o tal corset, é dificil explicar escrevendo mas com o tempo a distinção entre os corsets de cada cosertiere se torna fácil. Eu particularmente sou fã de corset bem acinturados, que tenham uma curva uniforme e reto na frente.


VEJA TAMBÉM


• Corset silhouettes
• Tópico sobre corsets com silhuetas mais "extremas" - tópico do grupo Tight Lacing e Fitness no Facebook
• Os efeitos colaterais do Tight Lacing exagerado
• Manchas na pele e o Tight Lacing

Ah, e não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.


UPDATE


17/04/16 -

Papo sobre corsets com a silhueta pipe-steam
Corset Pipe-Steam
"[ CURIOSIDADE ] O modelo pipe stem, é um modelo de corset para modificações EXTREMAS. Utilizado somente por usuária extremamente avançadas na prática do TightLacing.

Além do modelo Pipe steam (o da foto), existem outros modelos como o Hourglass , Conical, IceCone, LongWaist, S-Bend e WaspWaist. (caso eu esteja errada, podem me corrigir). E todos esses são modelos avançados e EXTREMOS.

O que significa que, sua silhueta NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE alguma será assim a NÃO SER QUE você queira!! Ser intermediária ou avançada no tightlacing, não significa que seu corpo terá um desses formatos extremos, visto que, a modelagem pra cada tipo de peça é diferente. E eu não tenho o conhecimento de ninguém aqui no Brasil que chegou a esses extremos. Tudo obvio, depende do bom senso e da vontade da praticante.

Outra coisa, esses modelos, normalmente causam a atrofiação da musculatura abdominal, deixando quem pratica com a dependência do corset. A compressão da área abdominal é tão intensa, que faz com que os órgãos se reposicionem, e a modelagem altera a caixa torácica, causando diversos problemas."

Texto acima de Thais Chiaretti - Moderadora grupo Tight Lacing e Fitness no Facebook

Ethel Granger - 33cm de cintura | Tight Lacer Extrema | Corset com a silhueta Pipe Steam



Pipe Steam
Acredito que faltam alguns, mas da pra ter uma ideia.
Outras silhuetas

Esses modelos, da imagem acima, não são para iniciantes, e não são também para treinos "avançados", são para treino de tightlacing EXTREMOS. São corsets com modelagens atípicas que deformam o corpo num ponto onde a silhueta deixa de ser minimamente semelhante a anatomia natural desta parte do corpo.

As corsetmakers brasileiras trabalham (tentam pelo menos, as mais responsáveis) com modelagens que não agridam tanto o corpo no sentido de prejudicar a saúde num futuro próximo. ENTÃO, se você nunca viu certos tipos de corset para Tight Lacing com certas silhuetas, o motivo SAÚDE é um dos principais para que ele não seja comercializado como um corset para treino.




2 comentários:

the feminin disse...

Hi! nice to have a "corset neighbour" here on blogspot. really like your blog - good work, congratulations!!

if you would like to take a look at my corset blog: http://corsetgirl.blogspot.com

best greetings - CG.

*Rubia* disse...

Esse blog entrou para meus favoritos

Postar um comentário