10 de set de 2015

Que médicos devo ir pra saber se posso fazer o TL?

Como a resposta desta dúvida ta meio que espalhada pelo blog resolvi pegar um textinho da Shaiane, moderadora do grupo Tight Lacing Brasil, e colocar por aqui, assim fica inclusive mais fácil de achar.



Ortopedista - Peça raio X da coluna. (às vezes eles pedem um raio-x convencional outras o panorâmico, veja uma dica no final do tópico). Caso tenha qualquer desvio de coluna, problema em alguma vértebra, problema nas costelas ou qualquer outro problema na região dos ossos do tronco precisa contar pro médico do TL e só pode fazer se ele te liberar. Se não tem nenhum problema é tranquilo, pode praticar. Para as menores de idade (menos de 18 anos) ou as mais maduras interessadas no TL, clique aqui.

Angiologista (ou vascular) - Esse médico cuida da circulação e das veias. É ele que vai te dizer se pode praticar com segurança e sem conseguir varizes ou problemas mais graves como trombose. Peça um check-up de rotina. (às vezes eles pedem um ecodoppler outras só checam visualmente suas veias) Quem tem varizes, pressão baixa, fica com marcas roxas fácil e problemas de circulação precisa muito ir nesse médico e não pode começar sem ver antes se está tudo bem.

Gastro - Médico que vai ver se existe algum problema com refluxo, no estômago, exôfago e outros órgãos por perto. Mencionamos por aqui pouco esse médico, mas quem tem gastrite, quem sofre de refluxo (ou aquele famoso "mini-vômito" que é uma espécie de arroto que vem com um líquido de gosto forte na boca), quem já teve problemas desse tipo, quem já teve bactérias na região que causou problemas e afins não pode deixar pra lá. É importante verificar porque se não pode agravar algum problema pré-existente e ferrar a saúde de vocês.

Quem tem asma, pedra na vesícula ou nos rins, quem tem problemas nos ovários, quem tem qualquer coisa em qualquer órgão dessa região precisa ir também no seu médico para ver se libera e ainda fazer o acompanhamento de perto.

[ ** Todos os médicos e exames você que não tem convênio pode fazer pelo SUS, ou optar em ir naquelas clínicas populares que agora estão trazendo pro Brasil com exames básicos com preços mais acessíveis. ]

Ah e SIM! VOCÊ TEM QUE IR NO MÉDICO para ver se está tudo ok e se nada vai agravar se você começar o TL. Se você não for é por sua conta e risco, pois o recado está mais do que dado. Caso a pulguinha do não ir esteja falando mais alto, confira este tópico > clique aqui.

COMO FALAR COM O MÉDICO ?


Particularmente acho estranho uma pessoa precisar de um "guia" ou mesmo ver um vídeo com dicas de como falar com um profissional da saúde sobre algo que você pretende fazer. A partir do momento que você se predispõe a fazer algo, o mínimo seria você saber de TUDO que envolve sobre aquilo e se você sabe de fato não vejo sentido precisar de um "guia" qualquer.

Se quero praticar uma atividade física, por exemplo, uma corrida. - vou lá no médico e conto o que vou fazer, e se caso ele nem sabe do que se trata uma corrida, eu conto a ele TUDO o que sei sobre ela, os exercícios que tenho que fazer para não me lesionar, os equipamentos que preciso ter, os outros médicos que tenho que ir além dele e etc.

Hoje em dia, com acesso fácil a informação que temos pela internet, construir uma base de informações sobre algo que se vai fazer para depois consultar alguém formado para "trocar uma idéia" sobre aquilo, é algo bem normal. Eu particularmente sou destas, antes, pesquiso sobre o assunto, depois, vou no médico e troco a MAIOR idéia com eles, inclusive saio com mais dicas do que pesquisar mais e vice versa. Comigo se a consulta foi rápida é ou pq não tive empatia com o médico e eu mesma corto o papo, ou pq a recepcionista invadiu a consulta falando pro médico que tem mais pacientes esperando O:)


Nunca tive problemas com médicos em relação ao Tight Lacing, até hoje, como aconteceu já faz um tempinho. Fui  em um ortopedista para saber sobre minhas dores na lombar, comentei que em 2005 tinha feito o Tight Lacing e falei o que era, os exercícios que tinha feito e ele não fez cara de reprovação nenhuma e descartou esta hipótese de que a prática com os cuidados que tomei foi responsável pela dor atual depois de mais de 10 anos de ter feito o TL.

Se você sabe TUDO sobre o que vai fazer já mostra segurança e que não é uma alienada caindo de paraquedas e principalmente mostra que sabe dos riscos que corre ao ser irresponsável com a prática.

Se você é tímida e acha que vai "tremer" na base na hora que o médico olhar fixamente nos seus olhos quando você citar sobre o Tight Lacing ou mesmo na hora que ele ouvir a palavra CORSET, isso é fácil de contornar: IMPRIMA algo sobre o assunto e deixe com seu médico. Você pode começar pelo O QUE É O TL / MÉDICOS QUE TEM Q IR ANTES / EXERCÍCIOS QUE TEM QUE FAZER / HORAS COM CORSET e acho que já está bom, qualquer coisa para mostrar que você está ciente dos riscos veja o tópico EXAGEROS NO TL, com isso ele já terá noção que você não é uma alienada sobre o assunto.

Vejo muitas meninas nos grupos nas redes sociais OMITINDO que vão fazer o TL, eu sinceramente não acho isso uma boa idéia não. Eu acho que jogar limpo é a melhor escolha, até porque, tão importante é ir ANTES nos médicos como também o DURANTE. Imagine que no durante algo que não apareceu no exame surja, e aí? Como é que o médico vai te orientar sobre o que você pode fazer, E MAIS, certamente ele logo de cara vai culpar o TL caso venha a saber só depois o que você estava fazendo, e pode ser que não foi a prática que desencadeou algum sintoma, pode ter sido uma outra coisa.

PORTANTO, NA MINHA OPINIÃO, JOGUE LIMPO! SAIBA DE COR E SALTEADO TUDO QUE ENVOLVE O TIGHT LACING, inclusive, ANTES de comprar um corset isso deveria ser feito. Primeiro de tudo, entender a fundo do que se trata a prática, pra não rasgar dinheiro à toa e jogar seu corset no fundo do armário depois de uns meses ou semanas de uso.

Já vi alguns casos de reprovação do médico, que ele virou a cara só de ouvir a palavra CORSET (tem uns que acham que é o mesmo que cinta - rs), não foram muitos, mas me recordo de um caso que soube e que me marcou. Uma menina aparentemente detalhou bem sobre o Tight Lacing com o médico e ele RIU da cara dela!

Um profissional da saúde não está ali para te JULGAR, nem te condenar e sim para te ORIENTAR dentro daquilo que ele sabe, dentro daquilo que ele estudou anos para falar se aquilo QUE ELE SABE aliado ao que você contou pode ser ou não prejudicial a paciente que está na frente dele. Obviamente o assunto Tight Lacing, que é nada mais que uma modificação corporal óssea, não é um assunto que um médico deve saber, ele não tem obrigação nenhuma de saber (apesar que por incrível que pareça tem médicos que conhecem a prática SIM), mas JULGAR uma paciente e RIR dela é o que ele menos tem que fazer dentro de um consultório.

Não se abale se não encontrar um médico que saiba o que é um corset e do que se trata o Tight Lacing. Se o médico for do tipo OGRO, igual ao caso que citei acima, levante da cadeira e vá embora! Se você topar com um que durante seu papo com ele você sacou que ele não sabe do que se trata do que você está falando, você pode tranquilamente mostrar uma nova coisa pro médico que ele nem sabia que existia no mundo :) tenha certeza que o bom profissional vai pegar a info que você passou para ele e relacionar com o que ele estudou anos e inclusive acompanhar você durante seu TL ;)

É isso!! Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

Outras questões sobre SAÚDE x TL, clique aqui - são tópicos bem completos em inglês do site staylace respondidas por um médico.


OUTROS TÓPICOS MAIS FREQUENTES SOBRE SAÚDE


Casos que mostram a importância de ir nos médicos ANTES do Tight Lacing
Ai! Tô com uma dor aqui, é normal? Dor x TL
• Corset x Refluxo
• Vasinhos, varizes, má circulação, trombose e o Tight Lacing
• A importância de se fazer exercícios e ter acompanhamento médico no TL
• Acompanhamento médico no Tight Lacing é importante SIM!
• Manchas na pele e o Tight Lacing
• Corset x Estômago Alto / Distenção Abdominal
Corset achatando o bumbum e a lordose
Escoliose x Tight Lacing
Dormir de corset
• Dormindo com seu corset (em inglês)
• Corset e o sono - Euforia  (em inglês)
• Corset e o sono - Apnéia  (em inglês)
• Tight Lacing e a higiene (em inglês)
• Evitando alimentos que causam gases (em inglês)
• Retenção de líquidos e problemas de circulação (em inglês)
• Tight Lacing x Perda de peso (em inglês)
• Corset e a Asma (em inglês)
• Corset e os bodybuilders (em inglês)
• Corset e bodybuilders - Costas V (em inglês)
• Asma x Tight Lacing - são 3 perguntas recorrentes sobre o tema (em inglês)
• Hérnia x Corset (Tight Lacing) 1 /  Hérnia x Corset (Tight Lacing) 2 (em inglês)
• Lipo/Abdominoplastia x TL
Dica para mulheres de peito (tem sobre silicone)
• Gravidez x TL
• Tight Lacing emagrece? Corset tira barriga?
• Corset e o sexo
• Para onde vai a gordura quando falo TL?
Reduções irresponsáveis na medida do tórax e bacia (para você, sua louca, que quer com corset reduzir a caixa toracia)
• A influência do uso do corset na morfologia de suas usuárias no período Vitoriano
Os efeitos colaterais do Tight Lacing exagerado
Dismorfia corporal e o Tight Lacing

Pra você que tem dificuldades no inglês tente usar o Google tradutor a maioria das respostas são bem simples, nada muito complicadas de entender, um tradutor online resolve bem. Não se esqueça de ler sobre os exercícios, clique aqui e da alimentação, clique aqui.


UPDATE


05/04/16  - A dica que darei agora veio de um membro do grupo Tight Lacing e Fitness que é técnica em radiologia, e achei legal deixar registrado aqui. (caso queira ler o tópico do grupo, clique aqui)


RESUMINDO:

Caso o ortopedista peça um RAIO-X PANORÂMICO da coluna, para diagnosticar escoliose e cifose (desalinhamento da coluna), se você está sem convênio e tem que pagar pelo exame, já saiba q ele é meio caro (consulte valores na sua região).

Com o RAIO-X CONVENCIONAL você poderá fazer o MESMO exame e terá o MESMO resultado, contudo, as imagens serão separadas - serão umas 6 chapas (Cervical 2, torácica 2 e lombosacro 2) - e você pagará POR CHAPA e o preço é bem menos salgado (consulte valores na sua região). Também pode ser feito pelo SUS.

14/09/16 - Esqueci de dar esta dica por aqui, pessoal com o aumento dos planos de saúde um novo tipo de negócio vem crescendo, clínicas que focam quem não quer ir no SUS e também não tem graba pra bancar um plano de saúde. São chamadas CLÍNICAS POPULARES, deem uma pesquisada pelo google para saber mais sobre o assunto.

Ah! Hoje em dia também existem aplicativos para celular para agendar consultas nestes tipos de clínicas ou mesmo consultas diretas com o médico, enfim, deem uma pesquisada que acha fácil.




0 comentários:

Postar um comentário