recent posts

RIBBON CINCHER, uma peça atemporal

Como recebi algumasssss perguntas sobre e onde encontrar esta peça, achei pertinente fazer esta publicação tanto neste blog como no outro sobre Waist Training, assim fica mais fácil só enviar um link. Mas antes tenho que contar um pouquinho do que se trata, prometo ser o mais objetiva possível… rs... mentchiraaaaa 🤪💋

O RIBBON CINCHER (você também encontra como ribbon corset / waist cincher) é um corset pequeno, tipo um cinto, feito de TIRAS/FITAS DE TECIDO.

A ilustração é de 1901 | Edwardian Ribbon Corset História e Tutorial

Ribbon Corset circa 1900 - fonte da imagem aqui.


Imagem Vixen - Pop Antique


Ele é uma peça histórica, muitos feitos na época com com fitas de cetim. Confortável e versátil, a peça permite bastante mobilidade. Há registros de seu uso tanto como para uma peça para dormir, para uma cavalgada e até mesmo por cima de roupas como um cinto.

Ribbon com tiras soltas da Jaque F. Tomazini - Volúpia Corsets

Mas não são só as fitas de cetim foram usadas nestas peças, mas também fitas/tiras de elásticos já foram usados. Historicamente falando não é novidade o uso de fitas/tiras de elástico, muito menos o uso de tecido elástico em corsets, fica um registro de um corset de 1920 (imagem em anexo) da coleção de Anton Priymak.

Imagens Instagram - 1920 da coleção de Anton Priymak

O tempo passou e tudo volta, não é mesmo? E ainda com a vantagem que hoje temos opções de vários tecidos tecnológicos muitos melhores que anos/séculos atrás.

Hoje em dia, algumas Tight Lacers (pessoas que praticam o Tight Lacing), usam estas peças feitas de fitas de cetim como uma peça para intercalar com seu treino diário. Afinal, pela delicadeza da peça realmente um uso diário acabaria rapidinho com as fitas de cetim. Eu acredito que para dormir com uma peça de cetim deve ser superrrr tranquilo!

Há uns anos atrás, foi no blog da Lucy (existe desde 2010 e já bem conhecido no meio do Tight Lacing), que vi uma “reeleitura” mais moderna, digamos assim, das peças feitas com elástico no tópico: RIBBON CINCHERS, clique aqui.

Atelier Sylphe - Ribbon Cincher - 2017

Atelier Sylphe - Ribbon Cincher - 2017

Lá tinha um modelo feito com fitas de elástico trançadas da Joëlle Verne do Atelier Sylphe, um atelier da França conhecido por suas criações, mas bem mais por seus moldes históricos vendidos na internet. Lembro que um tempo mais pra frente vi um com uma fita "metalizada” prata. 

Atelier Sylphe 2017 - 28 inches waist cincher underbust corset silver grey lame stretch grey elastic ribbons

Atelier Sylphe 2017 - Imagem ETSY

Tirei um tempo e conversei um pouco com a Joëlle Verne sobre as criações dela. Este de rosas ela disse que foi feito em 2017. Segundo ela, como ela trabalhava em uma indústria de costura ela tinha muitos rolos de elásticos e precisava dar um uso para eles, foi aí que veio a ideia. Aliás, já fica meu agradecimento pelo papo que resultou em um monte de imagens bacanas para compartilhar aqui com vocês. Confira apenas algumas:

Feito com tiras de Latex - 2009

Waist Cincher Underbust Corset - Stretch Elastic Ribbons - Atelier Sylphe -2017

Versão em fitas elásticas metalizadas dourada.

Lá na loja ESTY do Atelier Sylphe além dos moldes históricos, corsets e criações que ela comercializa você também encontra outras versões que ela fez usando fitas elásticas.

Outra peça que segue a mesma proposta e já tem um tempo no mercado que gosto muito é da Autumn Adamme, corsetmaker da Dark Garden, que fica em São Francisco - Califórnia. É questão de gosto mesmo, ele é mais fino nas laterais e encaixa bem na curvinha da cintura. Tem o Waspie Belt e o Finish Belt. (veja uns waspies antigos de elástico aqui)

Waspie Belt - Autumn Adamme - Dark Garden 

Waspie Belt - Autumn Adamme - Dark Garden 

Waspie Belt - Autumn Adamme - Dark Garden



Finish Belt - Autumn Adamme - Dark Garden - Segundo Autumn, em uma publicação em seu Facebook (clique aqui), esta peça foi criada em 2016 quando ela estava saindo da cidade para trabalhar com Mr. Pearl em Paris. Autumn queria desenhar uma peça para destacar melhor sua forma quando estava usando um corset...

Uma breve pesquisa pelo google achei outras peças com proposta semelhante e como pode ver, temos algumas variações no design e trançado das fitas, mas tem hora que não tem pra onde correr em se tratando de trançar as fitas.

Jean Paul Gaultier Vintage Black Woven Elastic Band Hook Eye Corset Belt

BlackButterfly 7 Inch Wide Lattice Corset Waspie Elastic Waist Belt

SCARLET DARKNESS Women Steampunk Lace-up Cinch Belt Tied Corset Belt

A Jordana Santin Osório deixou uma dica lá em um dos meus perfis para moderação. Na loja MINIMINOU tem este cinto. Achei também no Aliexpress mas sei lá a qualidade destes elásticos destas peças, né!


A proposta destas peças atuais de elástico são mais para um uso FASHION mesmo. Para dar um “acabamento” no look.

NOTA / REFLEXÃO: Embora eu já tenha lido (do que vi até agora apenas de 2 pessoas no Brasil falando, ainda estou a procura de mais opiniões neutras ou mesmo algo oficial com comprovação médica assim como já se tem quando o assunto são corsets em relação a modificação óssea) que a peça por cima de um modelador “vinca mais” e substitui um corset. Sinceramente do que vi publicado na internet não foi nada significativo a ponto de dizer que esta “proposta de uso” substitui realmente o que um bom corset bem feito para pratica do Tight Lacing pode fazer e proporcionar na silhueta lateral (na cintura) de uma pessoa, e olha que acompanho este mundinho do Tight Lacing há mais de 15 anos.

Outra coisa também que já fui questionada e não vejo sentido é ter um modelador mais estruturado e "TEM QUE TER" (uma pessoa já me perguntou assim) uma outra peça sobreposta a ela para "potencializar" resultado. Se a peça realmente é boa não tem sentido colocar outra em cima para "vincar mais" e também quando já existe o CORSET tradicional e a prática do Tight Lacing. Se você busca uma curva mais dramática e acentuada vá de vez para o CORSET, ele tem graduação (amarração) nas costas. É você que controla o aperto e até onde quer ir com sua cintura usando um corset. Pesquise mais sobre o Tight Lacing ou clique aqui, simples assim. 🤷🏻‍♀️

A vantagem de um modelador mais estruturado de elástico sobre um corset na minha opinião é que por ser de elástico ele te da muito mais mobilidade no tronco que um corset realmente não da. Outro ponto que vale o registro, embora acredito que tenha ficado claro no texto que fiz, é que o ribbon cincher feito com tiras de elástico não é uma descoberta ou invenção brasileira.

[ VEJA TAMBÉM: Por que cintas / modeladores mais estruturados de elástico não modelam as costelas como um corset? Clique aqui! ]

⚠️ ALERTA: Para as pessoas que estão nesta ideia de usar peças de elástico com forte compressão sobrepostas, fiquem bem atentas à saúde. Inchaços, dormência, trombose, aumento de varizes e vasinhos, dores e afins. Exija de quem anda sugestionando este tipo de sobreposição orientações detalhadas sobre os cuidados de adaptação e uso para estes casos. 

update - Outra coisa bem importante que me lembrei, se informe do uso somente deste cinto de tiras trançadas no corpo (sem o uso de outra peça por baixo). Dependendo da compressão das fitas, como a peça é curta (tanto na frente como laterais), é bem capaz que com o uso diário e prolongado dela marque sua gordura salientando ainda mais sua pochete e/ou flancos.

Veja também, se for o caso de fabricantes diferentes, com o fabricante do SEU modelador se usar este tipo de acessório por cima dele é realmente necessário para "potencializar" algo. Veja se com este uso desta peça ele pode prejudicar seu modelador ou até mesmo, se a peça já for realmente boa no sentido de já ter uma forte compressão na cintura e bem estruturada mais que outras no mercado, acabe sobrecarregando demais seu corpo com muita pressão prejudicando sua saúde.

OK, MULHER, AGORA CHEGA DE ENROLAÇÃO, QUERO UM DESTE CINTO AÍ DE ELÁSTICO! ONDE ACHO NO BRASIL?


OK, BENINAS TUTU POMM? INNNFELIZMENTE NÃO TEM... 😂 Não! Não vou dar uma de blogueirinha... 🤪

Bom, conversei com algumas pessoas tanto que fazem lingerie como que também fazem corsets. Do que pude ver algumas fazem sim estas peças com elástico, não vou colocar aqui por motivos ÓBVIOS de retaliações de talifãs com estas profissionais. Quem conhece bem este meio aqui no Brasil sabe o que infelizmente pode acontecer e não adianta me perguntar em off quem faz, tá. Já fui legalzona fazendo esta publicação, fui sim tá! 😉 Você mesma pode dar uma pesquisada e de quebra você ainda vai se permitir em conhecer o trabalho de um monte de profissionais espalhadas por aí e no Brasil tem mais de 30 corsetmakers, algumas listo AQUI no blog, mas com certeza tem muito mais outras por aí.

No Brasil estas tiras de elásticos não são difíceis de achar. Quando publiquei algumas destas imagens um tempo atrás em um dos meus perfis para moderação no Facebook, me informaram que tem até como mandar estampar estas fitas, bem como mandar "bordar".

Na Zanotti, os elásticos personalizados são chamados de Immagines (IMM) e são divididos em padrões que variam a composição, largura e alongamento. Tem tanto marcas e padronagem de domínio publico, como as especiais que são personalizadas com a marca do cliente + sobre, clique aqui.

Immagines (IMM) - Imagem Zanotti no Instagram

Fui atrás de algumas e achei mais tiras largas acetinadas usadas como alça de sutiã mesmo (tem umas largas usadas até em cós de cueca), mas também achei uma que já imaginei num destes tipos de peças (imagem logo abaixo). Certamente existe uma infinidade de tipos de elásticos mais fortes de todas as grossuras e texturas que podem ser usadas neste tipo de peça.


Zanotti Elásticos - zanotti.com.br - Catálogo de Produtos

No mais é isso! Tentei ser o mais ILUSTRATIVA possível e de quebra ainda dei a opinião que de certa forma o povo estava "me cobrando" e acredito que ela foi bem neutra com bom senso e imparcial como tento ser, juro eu tento!

💋

◉ Links e Prints Complementares

05/SET/2020 - Como estou seguindo a página da Zanotti no Facebook (eles também tem Instagram - clique aqui), acabaram de postar por lá e achei legal publicar aqui. Meio psicodélico mas vai que alguém goste e sei lá queira fazer um ribbon cincher com estas fitas elásticas com cores mais alegres. 

Print - Página Zanotti SA no Facebook

#CURIOSIDADE: A Zanotti fornece fitas elásticas para diversos segmentos e aplicações, com uma grande variedade de cores, larguras e formas. A empresa é a maior fabricante de elásticos da América Latina e produz cerca de 11 milhões de metros de fitas elásticas por dia.

Print - Imagem Elásticos Zanotii S.A  - Instagram

21/02/2021 - Hoje a página no Facebook do Atelier Lace Embrace Atelier, que fica no Canadá, publicou um cincher de tiras de elástico que fizeram para o filme Suckerpunch de 2011. Segundo a publicação "...Eles queriam corsets elásticos para dar aos dançarinos mais movimento e flexibilidade."  

Lace Embrace Atelier • Elastic Waist Cincher • Suckerpunch Movie

12/03/2021 - Mais um corset de tiras de elástico, da Nemuro Corsets 





00/00/2021 - Mais um do estilo...

Body Belt • Valentine Corsets

06/08/2021 - Tinha me esquecido completamente desta empresa, para quem busca faixas elásticas para este tipo de produto tem também da ESTRELA AVIAMENTOS - www.estrela.ind.br. Inclusive eles também possuem o serviço de bordar a marca da sua empresa nas faixas elásticas. No site deles tem todo o catálogo, clique aqui.

Imagem Facebook • Anderson dos Busks

Outra coisa que me questionaram e vou deixar a dica aqui é em relação a onde achar os BUSKS (o fecho da frente). Você pode achar no Mercado Livre (clique aqui), também da empresa Rebarmet Artefatos de Metais e tem o vendedor Anderson dos Busks (muitas corsetmakers conhecem ele) ou você pode importar estas peças de fora mas com o dólar do jeito que está não acho uma boa.

05/2022 - Olha que bacana! Me mandaram um clip da canção Pocketful of Sunshine de Natasha Bedingfield, onde a cantora está com um ribbon de tiras que parecem ser de elástico. A canção foi gravada em 2008 mas pelo que vi, o clip veio só em 2009.



05/07/23 -  Hoje vi um comentário muito relevante e decidi guardá-lo aqui. Antes de tudo, gostaria de deixar claro novamente (embora tenha sido mencionado na publicação original) que considero totalmente sem sentido a proposta de uma marca que vende um cinto de tiras elásticas. Essa marca sugere o uso desse cinto sobre o modelador da mesma marca mas com propósito não de uso fashion. Inicialmente, uma das funcionárias da marca afirmou categoricamente que as costelas flutuantes se moviam, assim como ocorre com um corset. Surgiram algumas solicitações para comprovar isso (por meio de evidências médicas, estudos, etc.), mas até hoje, mesmo depois de anos do lançamento do produto, pelo menos eu nunca vi nada publicado sobre esse "apelo de venda". Com o tempo, essa argumentação foi perdendo força, e hoje em dia não vejo mais as pessoas replicando o que foi dito sobre a peça no início de seu lançamento.

Na minha opinião, se o modelador de baixo já oferece uma modelagem adequada, não deveria haver a necessidade de usar outra peça por cima para exercer mais pressão. Na minha visão, isso sugere que a peça de baixo não está sendo eficiente o suficiente para o propósito para o qual foi projetada. Nesse caso, se eu percebesse que o modelador, após um tempo, não estivesse me proporcionando a modelagem desejada no meu corpo, eu primeiro revisaria todo o meu treino de waist trainning. Se estivesse fazendo tudo corretamente, consideraria adquirir outra peça modeladora focada especificamente na curvatura da cintura ou optaria por um corset - simples assim. Não escolheria um cinto de tiras elásticas para sobrepor uma peça (uma peça que é a base) que até não se mostrou muito eficaz para o que eu esperava dela.

Bem, um membro de um grupo abriu um tópico perguntando se mais alguém no Brasil fabricava esse tipo de cinto de elástico e, logicamente, já foram sugeridas as publicações (que têm mais de 2 anos no grupo), incluindo uma versão gringa que surgiu anos antes. E então veio esse comentário que achei interessante guardar aqui, pois apresenta uma comparação. Eu ocultei o nome da pessoa que fez o comentário e o nome do modelador, mas mesmo assim acho válido registrar aqui (o tópico com a imagem completa pode ser encontrado aqui).


modelador X modelador + faixa de elástico X modelador + cinto de elástico de mesma marca do modelador

E fica a ressalva, outros fabricantes de modeladores desaconselham essa sobreposição de peças com alta compressão para não sobrecarregar o corpo. Se informe sempre com o fabricante do seu modelador se você está com pretensão de fazer isso.

ps.: o mais assustador é ver que anos passam e mesmo com comparativo sempre tem uma incrédula.😅

ps2: é sempre nesses comparativos que olho e penso: hoje em dia tem modeladores que dão muito mais curvatura na cintura, pra que colocar um cinto de elástico em cima de uma base que já não está proporcionando uma curvatura legal?!? Este "conceito cebola", que faz a pessoa colocar camadas para o produto funcionar melhor ou "potencializar" algo que ele não está fazendo da maneira que deveria - só faz sentido comercialmente - melhor vender 2 produtos do que um. Mesmo assim... Sei lá viu!
RIBBON CINCHER, uma peça atemporal RIBBON CINCHER, uma peça atemporal Reviewed by Iris on Rating: 5
Tecnologia do Blogger.