recent posts

Por que cintas / modeladores mais estruturados de elástico não modelam as costelas como um corset?

O principal motivo que cintas / modeladores estruturados de elástico não vão agir no seu corpo, na parte óssea, como um corset, está na ELASTICIDADE do tecido usado.


Estas peças de elástico mais estruturadas vão atuar na retenção de líquidos, no tecido adiposo (gordura subcutânea) e muscular (mais nos laterais, os oblíquos) mas não nos ossos da costela e por quê? Pois ao respirar suas costelas vão abrir e a peça de elástico vai acompanhar todo movimento do tórax durante a respiração, você não tem exatamente a mesma imobilização das costelas flutuantes como acontece em um corset. 

Vale ressaltar que as costelas flutuantes são os dois últimos pares de costelas que não se prendem a osso algum na sua parte anterior.

Em ambos os gifs que coloquei você consegue visualizar o movimento dos pulmões, do diafragma e das costelas durante a respiração.

Quando um corset está agindo nas suas costelas flutuantes, a medida em que você vai apertando o corset gradualmente, através das amarrações que ele possui nas costas, por ser feito de material plano (e não elástico) ele vai curvando as costelas flutuantes e elas ficarão ali imobilizadas, sem movimento e por isso a curvatura da sua cintura vai diminuindo e ficando mais acentuada, com o tempo ficando ali de forma permanente. (+ sobre a influência do uso do corsets na morfologia de usuárias no período vitoriano, clique aqui).




Para ilustrar ficam alguns gifs que peguei na internet só para quem não sabe como é um corset. Geralmente, os corsets são feitos em tecido plano, possuem barbatanas flexíveis/espirais e rígidas de aço inoxidável, além de um fechamento frontal rígido também feito em aço chamado 'busk' e possuem amarração nas costas, o que permite que você controle o quanto quer chegar com a sua cintura.



Já fica o aviso antes que você aí que está lendo entre em pânico (rs). Você consegue respirar tranquilamente com um corset, te garanto por experiência própria, porém, você não tem uma expansão torácica completa com ele assim como se tem com peças de elástico, ainda mais quando o corset está bem fechado. Sabe aquele espirro que sai lá de dentro, do fundo da alma, daqueles que vc tem que encher bemmmm os pulmões e você estufa a barriga no espirrão? Então, com corset é mais "complicado", ao menos as risadas nesta hora também são garantidas.

A medida em que você vai gradualmente fechando o corset atrás, suas costelas flutuantes vão se curvando pouco a pouco. Devido ao tecido plano do corset elas ficam mais imobilizadas do que em peças de elástico. Saiba mais sobre O QUE É TIGHT LACING, clique aqui.

+ SOBRE TIGHT LACING: POR ONDE COMEÇARONDE COMPRAR?TÓPICOS IMPORTANTES 

NOTA: O texto acima foi baseado na explicação dada em um vídeo de 2016 da Mani, que é fisioterapeuta e trabalhou alguns bons anos na Mme. Sher Corsets. Coloquei o vídeo e link no final aqui da publicação.

Sentir desconforto, dorzinha na região das costelas com o uso de alguns modeladores mais estruturados é normal nos primeiros dias/semanas de uso (leia mais sobre aqui), mas isso não quer dizer necessariamente que suas costelas estão sendo movidas e que depois de movidas vão ficar ali paradinhas / fixas como acontece com o uso de corsets e a prática do Tight Lacing.

OBSERVAÇÃO: Não tenho nenhum material mais embasado referente a atuação exatamente igual a um corset nas costelas relacionada ao uso de RIBBON CINCHERS DE ELÁSTICO sobrepostos a MODELADORES DE ELÁSTICO mais estruturados. Caso um dia apareça, completo aqui. ps.: já fiz solicitação de uma comprovação (um raio-x ou estudo morfológico, um parecer médico do fabricante que faz a afirmação que a atuação é a mesma mas nunca tive retorno tem meses, assim como aconteceu com outras pessoas que também fizeram a mesma solicitação.


Se você já percebeu que o Tight Lacing é demais para você e a sua intenção na verdade é apenas dar uma modelada na gordura subcutânea com cintas / modeladores mais estruturados de elástico e quer ter mais conteúdo sobre o assunto, conheça o blog WAIST TRAINING BRASIL (clique aqui) e o grupo no Facebook (clique aqui). Conteúdo lá não falta, garanto! 😉

◉ Prints e Links Complementares 

• A influência do uso do corset na morfologia de suas usuárias no período Vitoriano
• Quer saber como o corpo fica por dentro quando se está de corset?
• O raio-x panorâmico de uma tightlacer brasileira
• Uma dose de anatomia básica no Tight Lacing não faz mal a ninguém...
• Os efeitos colaterais do tight lacing exagerado/extremo
Mais sobre Waist Training e Tight Lacing
• É corset que você quer? Compre um corset!

Print 2020 - Novo Site Elastique -  Trecho da página "Você conhece a bula"

Print 2020 - Novo Site Elastique -  Trecho da página "Você conhece a bula"

Print - Site Ferrer Corsets - Página Dúvidas

Print - Publicação página Ferrer Corsets no Facebook 

Link do vídeo da Mani: https://youtu.be/g_ATDIn3Z9k
Por que cintas / modeladores mais estruturados de elástico não modelam as costelas como um corset? Por que cintas / modeladores mais estruturados de elástico não modelam as costelas como um corset? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.