recent posts

É corset que você quer? Compre um corset!

imagem da internet - Flickr
Pode ser chamado de... 
Parece mas não é... 
Não é mas tem função de... 

Está confusa? Quem não estaria?! Sem problemas, a gente esclarece e de quebra ainda da uma alternativa mais barata seguindo a mesma lógica. (contém toques de ironia) 
 
A "novidade" é que agora um cinto de elástico cruzado + modelador estruturado com tecido elástico = "função próxima ao corset" em relação às costelas flutuantes. 
 
QUER A REAL? Quer corset? É corset que você quer? COMPRA UM CORSET, colega! FIM. 
 
A imagem da internet é para chamar atenção! Sim, tem uma técnica que utiliza apenas um cinto (não elástico) pra reduzir a cintura - a pegada desta técnica é mais fetichista - será que dá pra dizer que tem ‘função próxima ao corset’ também? Pela lógica com certeza que sim e olha só, é também mais barata!


ps.: Antes que a tropa da polêmica comece a levar a publicação para grupos de Tight Lacing, não estou falando de um caso em especifico - afinal modeladores estruturados e cintos de elástico trançado não existe só um no mercado. Se você acha que só existe um, saia da bolha

◉ LINKS COMPLEMENTARES

• Sinto informar, mas Tight Lacing não se faz com cinta
• Onde ficam as costelas flutuantes - Uma dose de anatomia básica no Tight Lacing não faz mal a ninguém...
• Qual a diferença entre uma cinta e um corset?
• Conheça algumas referências que deram origem aos modeladores e cintas que você vê hoje em dia 
• Qual a diferença entre WAIST TRAINING e TIGHT LACING?
• Tight Belts
• Por que cintas / modeladores mais estruturados de elástico não modelam as costelas como um corset?

Se eu lembrar de mais links que envolvam o assunto, vou completando por aqui. AH e já ia me esquecendo, quer começar o Tight Lacing? Comece lendo TUDOOOOO, clicando aqui!

UPDATE

28/08/2020 - Recebi uma dúvida em off (já não é a primeira vez que recebo a mesma dúvida) mas achei pertinente deixar registrada a "resposta", na verdade é mais uma reflexão, lembrando que é uma OPINIÃO PESSOAL:

"VOCÊ ACHA QUE UM MODELADOR COM TECIDO ELÁSTICO + CINTO DE ELÁSTICO TRANÇADO DE USO FASHION SUBSTITUI UM CORSET? ELE DA O MESMO RESULTADO QUE USAR UM CORSET?"


Logo de cara eu falaria: DEPENDE DE QUE CORSET É ESTE QUE ESTÃO FALANDO? Substitui um corset da própria marca do modelador? Qual? É corset messssssmooooo, um básico, um com uma modelagem mais trabalhada ou estão falando na verdade de um corselet (uma peça que imita um corset)?

Mas daí paro e penso...

Sinceramente acho bacana, mais prudente e sensato, as pessoas que tenham esta mesma dúvida fazer um COMPARATIVO POR FOTOS mesmo. Pega a foto da pessoa (se possível da MESMA pessoa que afirma isso), SEM nada (pois aí você já vê como são as formas dela ao natural), COM uma das peças elásticas, outra COM as peças elásticas sobrepostas e outra COM um (ou vários) corset. (aqui entra uma ressalva, pessoas que já praticaram ou praticam o tight lacing tem a propensão de ter mais tolerância ao aperto, não são todas, mas tem.)

Se o lance da ideia da sobreposição é ter mais compressão no meio para que o tecido adiposo (gordura subcutânea) seja ainda mais pressionado na cintura e ter mais "resultado" sem a peça e a proposta é trazer um modelador estruturado realmente eficaz por si só no mercado, acredito que sem querer pode acabar mostrando ou deixando subentendido que o modelador por si só não está dando tanto conta do que ele faz em termos de resultado permanente na silhueta lateral ) ( sem estar usando a peça. Quem sabe um "upgrade" futuro colocando mais uma faixa elástica no meio dele deveria ser levado em conta ou parta para um corset de verdade de vez, colega.

Do que posso falar e do que tenho de EVIDÊNCIAS (leia aqui, aqui e aqui), o CORSET ainda mais com a prática do Tight Lacing (uma prática que modela as costelas flutuantes + tecido adiposo (gordura subcutânea), sinto muito, mas NÃO TEM COMPARAÇÃO relacionado a curva da cintura inclusive da pessoa sem usar a peça depois que chegou ao objetivo dela. O corset (com tecido plano, hastes metálicas flexíveis e rígidas) possui amarração nas costas - a propósito, uma das principais características de um corset - então, com o tempo, você mesmo vai apertando mais durante o dia, semanas, meses... as costelas vão curvando pouco a pouco e ficam mais imobilizadas pelo tecido plano do corset, você tem o controle da onde quer chegar no tamanho da cintura com o corset )  .  (  ou  ) . (  ou  ).( , coisa que na maioria dos modeladores de elástico  (até os mais estruturados) que já vi não existe esta possibilidade. 

Acho até um "exercício de observação" bacana de se fazer, comparar algo com séculos de evidência a uma percepção isolada tida pela experiência de uma pessoa ou um grupo bemmmmm pequeno de pessoas (2, 3?) que não tem nem um ano de uso das peças juntas neste intuito (uma das peças acredito que lançou em 2019) "...senti uma dorzinha nas costelas flutuantes como não sentia mais usando corset..." 🤔🤷🏻‍♀️ Isso já quer dizer que substitui? Que moveu as costelas? Que moveu e as costelas vão ficar lá paradinhas, como com o uso do corset no TL que só depois que vc chega ao objetivo ainda tem que usar o corset pot pelo menos mais um ano para que as medidas se fixem? Esta dorzinha é mesmo disso ou da pressão da peça não estar tão distribuída como seria em um corset sob medida ao contrário de um modelador de elástico feito com medida padrão? A dor é óssea mesmo ou muscular? Da pra pensar tantas coisas só neste trecho e acho interessante todas as pessoas também se questionarem ao ler relatos e impressões pessoais isoladas assim, do que dizer amém logo de cara. Assim como prestarem atenção nas respostas dadas a estes questionamentos. A pessoa respondeu com firmeza ou respondeu dando aquele duplo twist carpado sem dizer ou afirmar muita coisa?  Veja com as pessoas que estão afirmando isso se tem alguma comprovação mais sólida do que andam dizendo assim como existe no Tight Lacing e o uso de corsets ou é apenas uma suposição ainda sem a mínima comprovação de alguém da área da saúde atestando a veracidade da movimentação das costelas flutuantes com uso das duas peças de elástico sobrepostas neste intuito e também atestando a permanência delas depois no lugar. Isso é bom pra exercitar o senso crítico.🤔🤷🏻‍♀️ Aqui entra uma ressalva, os fabricantes de alguns modeladores mais estruturados (algumas corsetarias, inclusive) já deixam bem claro em seus sites que as peças elásticas que produzem não são para o Tight Lacing, muito menos movem as costelas flutuantes. Em se tratando de peças elásticas EU acredito e como bem informado em um dos sites do fabricante de uma das peças: ela atua “apenas nos tecidos conjuntivos: adiposo (gordura subcutânea) e muscular. Para a modificação da posição das costelas um corset tradicional não elástico apresenta resultados mais satisfatórios.”

Dai você vai me perguntar:

IRIS, VOCÊ JÁ FEZ ESTAS COMPARAÇÕES POR FOTOS QUE FALOU?



Ó-B-V-I-O, que já! Sou curiosa raiz! Não publico pois nem sempre um choque de realidade é bem aceito e o processo pode vir a cavalo. 😅 Mas recomendo que façam! SEJAM CURIOSAS! É simples, as fotos estão aí públicas, pessoal adora se expor na net mesmo, é pegar fotos sem nada, umas antigas da pessoa com corset bem fechadinho (vai achar com corset básico, com corset com a modelagem mais elaborada...) e umas atuais com o modelador, é só colocar uma do ladinho da outra. PRONTO, já terá sua resposta. 😉👍

Caso as evidências se confirmem sobre a sobreposicão das peças elásticas = substitui um corset para prática do Tight Lacing  (não sei pq, mas quando penso nisso, vem este meme na cabeça), outro ponto a se considerar:

Será que os MESMOS cuidados que são tomados com o uso do corset com a prática do Tight Lacing devem ser tomados ao usar estas peças sobrepostas?


Afinal, além das questões de compressão excessiva, aumento da pressão arterial - circulação sanguínea, tecido adiposo (gordura subcutânea), influência nos músculos laterais, as "costelas flutuantes" estão entrando no meio do papo e sabemos que a maioria que busca esta sobreposição (muitas em meio a uma vida bem sedentária) vai passar um número de horas considerável, inclusive dias, semanas e meses usando tais peças. Caso sim, pergunte para a pessoa que afirmou esta substituição onde encontrar as orientações exatas, detalhes do que acontece de fato com o corpo e cuidados com a saúde para o uso DESTAS peças elásticas específicas sobrepostas ou ao menos exija que ela fale em detalhes todos os cuidados a serem tomados pois se a pessoa está "dando esta visão" pra moçada, que também se responsabilize em dar de forma completa, sem ficar em achismo, só em impressão pessoal sem embasamento - aliás meu inbox agradece se a pessoa fizer isso. 🙏🏼

No mais, o que posso ajudar um cadinho nisso é que como eu já tinha um bom material, no finalzinho 2017, fiz grupo e um outro blog para falar sobre WAIST TRAINING, que hoje em dia realmente está ligado ao uso de modeladores/cintas para diminuir a circunferência da cintura por meio da pressão do tecido adiposo (gordura subcutânea). Fica aí o convite! Lá tem alguns detalhes sobre cuidados, clique aqui.

Enfim, é isso! Como diria Jorge Ben Jor:

Olha aí meu bemmmm, PRUDÊNCIA e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguémmmmm. (que tosca fui no final, né!? hahahahaah, relevem!)

💋

É corset que você quer? Compre um corset! É corset que você quer? Compre um corset! Reviewed by Iris on Rating: 5

4 comentários:

  1. Amando os conteúdos! A já encomendei o meu e estou aguardando chegar ! Você tem algum grupo voltado para TL no WhatsApp? Desde já agradeço! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando! ;) Então, não tenho. Acredito que Whatsapp até pelo formato da ferramenta (um mensageiro - mensagens instantâneas) nunca foi bom para grupos do tipo.

      Acredito que o TL exige muito cuidado e o assunto é denso demais, infelizmente o Whatsapp não proporciona um lugar bacana pra tipo "pinar" conteúdo importante o que torna o ambiente bem chato e bem propicio a virar um amontoado de gente postando BOM DIA, imagem de meme e outro tipo de coisas corriqueiras superficiais de fácil assimilação, inumeras questões já tratadas são sempre repetidas exaustivamente e sempre tratadas de forma superficial.

      Falei um pouco sobre grupos de WhatsApp aqui: https://tightlacing.blogspot.com/2016/04/sobre-grupos-de-tight-lacing-no-whatsapp.html

      Agora no Facebook, você pode procurar o grupo Tight Lacing Brasil 👍

      Excluir
  2. Boa noite,
    Não sabia onde te contatar então resolvi pergunta por aqui mesmo:
    Você sabe se tem algum lugar aqui no Brasil que faz corsets para tight lacing para pessoas cm escoliose? No caso corsets assimetricos.
    Ou qual seria a melhor forma de adquirir um?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma pois requer acompanhamento e entrosamento entre o médico e a corsetmaker. Certos graus de escoliose é inviável fazer o Tight Lacing. Fiz um post sobre o assunto certa vez: https://tightlacing.blogspot.com/2016/04/escoliose-x-tight-lacing.html

      Caso queira pesquisar entre a lista que tem aqui no blog se alguma faz ou se compromete na difícil missão >> https://tightlacing.blogspot.com/2008/05/lista-de-corsetmakers-brasileiras.html

      Boa pesquisa.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.