1 de dez de 2015

Porque a cintura do meu corset não ficou vincada igual da colega do grupo?

Hoje a Iara, da Jeronima Baco Corsets, publicou um texto interessante no grupo de Tight Lacing e achei bacana trazer pra cá. Veja abaixo:

Acredito que o assunto deve ter sido comentado algumas vezes, mas pela recorrência dessa pergunta diretamente para a nossa marca (em especial pelas Tight Lacers iniciantes) acreditamos ser importante compartilhar com imagens por aqui.

Vamos lá,

Claro que, o método de modelagem de cada marca é distinto e o estilo pode variar conforme o modelo do corset (waist cincher, ribbon, underbust básico ou com mais painéis). Além desse método/estilo de modelagem, também existe a variante de redução de medidas que é feita na cintura da peça. No ateliê Jerônima Baco para as iniciantes trabalhamos com reduções que variam de 10cm a 14cm, em alguns poucos casos 15cm (na modelagem do corset). Então, o objetivo do post não é discutir como comparativo a modelagem das marcas, modelos de corsets e suas reduções e sim alguns dos pontos naturais do corpo que fazem com que esse vinco seja variável:

- O CORSET É CONFECCIONADO Á PARTIR DAS MEDIDAS DO SEU CORPO E PROPORCIONALMENTE PARA ELE, então se você tem as proporções do tronco reto, oval ou ampulheta isso irá se refletir no formato do corset;

- A QUANTIDADE DE TECIDO ADIPOSO (GORDURA) PODE INFLUENCIAR no vinco da cintura quando a peça é vestida. Corpos com gordura localizada nessa região podem ter mais facilidade de serem moldados do que os corpos malhados/definidos ou magros;

- A FLEXIBILIDADE DA SUA COSTELA TAMBÉM PODE INFLUENCIAR, algumas costelas flutuantes são mais flexíveis que outras;

Outro ponto que influência o vinco é o AJUSTE CORRETO DO CORSET ao vesti-lo.

Ressaltamos que, é facilmente encontrado no mercado “CORSETS TUBOS” que não proporcionam uma silhueta interessante, mas se a sua peça foi confeccionada sob medida por uma empresa/corsetmaker responsável isso não irá ocorrer.

Como exemplo, deixo aqui a imagem de três formados de corpo e algumas peças que já confeccionamos no ateliê para essas silhuetas. Notem a diferença de vinco entre os corsets.

Então meninas e meninos, lembrem-se em primeiro lugar que o seu CORPO É ÚNICO e DIFERENTE do da colega.

Bom treino para todos!

corsets da mesma grife, mesmo modelo (underbust), corpos diferentes = vincadas diferentes

Então fica ai a informação, se sua colega comprou da mesma grife e o corset dela está mais vincado que o seu, é por causa da diferença das proporções do seu corpo para o dela.

Sei que o intuito da publicação da Iara não foca em modelagens de cada grife, porém espero que algumas pessoas não usem este texto para justificar alguma modelagem tubo/sofriível que algumas grifes tem independente do corpo de quem usa o tal corset.

Só um exemplo do que falei no parágrafo acima, pra vocês entenderem sobre a modelagem também. No caso da imagem abaixo, a grife (que não vem ao caso qual) está crescendo, evoluindo (nada mais natural) e recentemente fez uma mudança na modelagem de seus corsets.


O corpo é da mesma pessoa, ou seja, mesmo tipo de corpo e mesmo um colocado mais largo e o outro mais fechado nas costas da pra ver bem a diferença.

[update] Abaixo outra imagem da mesma grife que mudou a modelagem, resolvi publicar pois o corset esta mais ajustado ao corpo da pessoa e da pra ver melhor a mudança do que a imagem anterior.


Então sim, tenha em mente que o biotipo, o formato do corpo da pessoa influencia a vincada, MAS se você está naquela fase de escolha da corsetmaker para fazer seu corset observe também pessoas com um mesmo tipo de corpo e como o corset fica.

E pra completar, a característica de cada formato/tipo de corpo:



PÊRA: ombros e cintura são mais finos que o quadril.

AMPULHETA: A medidas dos ombros é a mesma dos quadris. E a cintura é mais estreita.

RETÂNGULO: Os quadris, a cintura e os ombros tem praticamente as mesmas medidas.

TRIÂNGULO INVERTIDO: Os ombros tem medidas maior que a da cintura e dos quadris.

OVAL: A largura da cintura é bem maior que a dos ombros e dos quadris.


UPDATE


12/07/16 - Um texto legal da Lilian, corsetmaker da grife Mulher Underground que tem a ver com o assunto > IMEDIATISMO, VINCO e ACEITAÇÃO >




0 comentários:

Postar um comentário