recent posts

É recomendável o uso de longlines para tight lacing?

Esta é uma dúvida antiga que achei e como a Cristiane Tano (corsetmaker que faz belíssimos corsets em couro) deu uama resposta completíssima, resolvi deixar registrado aqui no blog:


O importante é que corsets para uso diário devem respeitar a distância entre a cintura e as pernas, e não podem pressionar a área da virilha quando a pessoa estiver sentada; o que acontece se o corset for muito longo e pode resultar em sérias complicações circulatórias.

Os corsets longline baseados em modelos pós 1900, que se estendem até o quadril ou abaixo dele, de fato não são adequados para o uso diário, pois restringem o movimento (quanto mais longo, menos liberdade de movimento, lembrando q corsets são feitos em tecidos planos e não esticam) e não permitem o uso de calças (a não ser quando usados por cima); fora isso, como as barbatanas não se estendem ao longo de todo seu comprimento, pois isso impossibilitaria a pessoa de sentar, possuem ligas, pois a tensão entre o corset/ligas/meia diminuem o volume proveniente do tecido sem estruturação conforme a pessoa se movimenta. Já os corsets com ancas, desde q respeitem a anatomia da usuária, podem ser usados sem problemas.

Quanto a nomenclatura, o termo longline é atualmente utilizado por algumas marcas para denominar modelos cuja extremidade inferior se estende além dos outros modelos disponíveis no catálogo da marca. Esse termo também é utilizado, principalmente por marcas q vendem corsets a pronta entrega, para denominar corsets mais longos em ambas as extremidades, para pessoas q possuem o torso mais longo. A apropriação de termos é bem complicada e acaba gerando uma confusão, mas não é algo q tem como controlar em vista q os termos q utilizamos são estrangeiros e a confusão começa lá fora mesmo. Independente da terminologia o importante é respeitar a anatomia de cada corpo.


este é um corset
 underbust longline -
não é adequado para o TL
O que vejo, infelizmente, é a tal apropriação da nomenclatura por parte de algumas grifes. A cliente fala que usa um longline para TL, e acaba causando espanto em algumas mais tradicionailistas nos termos (como eu) que sabem que um longline em HIPÓTESE nenhuma seria adequado para o TL justamente por  ser bem comprido e prender a circulação ainda mais quando sentada... mas dai quando vai ver o tal "longline" desta pessoa na verdade é um underbust normal com uns 3/4 dedos a mais abaixo do umbigo (e arredores).

Complicado. Mas enfim, fica ai o esclarecimento ;)

ps.: pra quem quer ver mais não só este esclarecimento da Cristiane Tano como de outras profissionais sobre este modelo, clique aqui.


overbust longline - não é adequado para o TL

Outros Exemplos:

Eduardiano Longo - Brocado - Madame Sher
Longline Antigo (não tem mais info sobre a imagem)
Edwardian Longline de Coutil (1910)
- Edwardian Longline (1915)
- Reprodução de um Longline de 1911


[ UPDATE ] 


Outra coisa que queria complementar e só lembrei agora, tem umas corsetmakers mais novas que começam a inventar nome, tipo sei lá "cincher com ancas". Waist cincher é uma peça CURTA nas laterais que nem pouco pega o quadril, mas ai a pessoa inventa de colocar uma anca para envolver o quadril, é algo completamente contraditório já no nome. É umas coisas que pipocam por ai que faz qualquer corsetmaker mais estudada se revirar na cova sem nem estar morta AND afirmo,  motivo de chacota em fóruns gringos de corsetmakers.

Não tem o MENOR sentido um Waist Cincher ter ancas eduardianas (na ilustração escrito eduardiana) já que a caraterística do modelo é ser curto e não ter ancas pronunciadas.

Cuidado não virar cobaia de experimento de corsetmaker que está iniciando na área que ainda não foi além do google para estudar a arte da corsertaria. Corsets para TL envolvem modificação corporal, o que liga a saúde e com saúde não se brinca!
Mais detalhes sobre a diferença de um waist cincher e um underbust, clique aqui e aqui

........................................

05/09/15 - Fiz um tópico que acaba complementando a informação deste, confira Corset Puxadinho.
É recomendável o uso de longlines para tight lacing? É recomendável o uso de longlines para tight lacing? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.