recent posts

Sinto informar, mas Tight Lacing não se faz com cinta

Já sei, você olhou aquela cinta jogada no seu armário e pensou: "RÁ, FAREI O TIGHT LACING COM ELA!" ou melhor, viu a subcelebridade postar numa rede social que aquela cinta preta com rosa/azul, igual da Kim Kardashian (leia mais aqui), está fazendo maravilhas!

CINTA: s.f. Faixa, tira. Peça de baixo do vestuário feminino, confeccionada de tecido elástico e que envolve o corpo da cintura aos quadris. NÃO SE FAZ TL COM CINTA, nem MODELADOR, nem BODYSHAPER...

Pois é colega, mas a coisa não funciona assim. Dificilmente uma peça com ELASTANO terá o poder que curvar as costelas flutuantes. O Tight Lacing (TL), é praticado APENAS e SOMENTE com um CORSET, sendo que este deve ser feito de preferência SOB MEDIDA, o uso do corset por longos períodos do dia pode moldar seu tecido adiposo e suas costelas flutuantes permanentemente. Nada de comprar aquele "corset" que viu no Aliexpress ou no Mercado Livre (leia mais aqui e aqui).

AH IRIS MAS ESTA CINTA AQUI DIZ QUE MODELA!


Sim, ela modela o tecido adiposo (gordura subcutêanea)... mas pela estrutura deste produto e seu tecido elástico ele não tem o poder de curvar suas costelas flutuantes permanentemente, assim como acontece com o corset quando se pratica o Tight Lacing. (leia mais aqui)

AH QUE ÓTIMO, ENTÃO ELA VAI MODELAR MINHA GORDURA!


Sim vai, MAS tenha em mente que o corpo acaba tomando a forma daquilo que você está usando. Por exemplo, sabe aquelas calças baixas, quando usadas por muitos anos e agora as meninas estão lidando com a famosa cintura dupla? Aquela borda de catupiry que sai pela calça a fora? Elas tiram a calça e ta lá, uma marca profunda bem na bacia.

Agora olhe bem para a cinta que você tem aí. Perceba como é a modelagem dela. Viu que ela se assemelha mais para um TUBO do que uma AMPULHETA?



A maioria das cintas e modeladores (bodyshapers) no mercado não tem uma modelagem bacana comparada a um corset, ela acaba pressionando o corpo de maneira igual, então se sua intenção é moldar o tecido adiposo e ficar com um corpo com uma cintura vincadinha usando uma cinta destas comuns, esqueça!

ENTÃO EU VOU USAR ESTA CINTA PARA ME ACOSTUMAR COM O APERTO ATÉ CHEGAR O CORSET!


Sendo BEM sincera, o aperto de uma cinta não tem nenhuma comparação com a de um corset, a pegada do corset é totalmente outra. Eu não sei explicar em palavras, mas acredite, o aperto de uma cinta comum não tem NADA a ver com a de um corset, nem chega perto. Sinceramente, se for usar uma cinta nesta intenção até chegar o corset, vai sofrer à toa.

[update] Ah! Como este assunto liga também com gravidez e se este for seu caso, clique aqui.


E AQUELA FAIXA ABDOMINAL?


Pois é, a finalidade dela é apenas e somente conter o seu abdômen para que ele não expanda e você corra o risco de estourar os pontos da cirurgia e dependendo da cirurgia ajudar a pele "colar" adequadamente no corpo. O tecido dela em geral é mais grosso e esquenta muito.

Já a cinta modeladora pós parto segundo alguns médicos ajuda o corpo a voltar do inchaço causado pela gravidez, a reorganizar os órgãos (esta acho meio balela, mas é o que dizem) e ajudar a dar mais mobilidade a mulher para se mover com segurança, leia mais aqui. Acredito que o fator principal do uso da cinta modeladora pós parto é evitar a formação de um seroma, que é caracterizado pelo acumulo de líquido no local da cesária. A cinta comum tem uma pressão adequada para quem fez uma cirurgia recente, ela foi criada e destinada a este fim.

JAMAIS tenha a ideia de ervilha :P de usar um corset no lugar de uma cinta pós parto, o corset não é apropriado para isso, a forte pressão intra abdominal da peça pode causar sérios danos para quem é recém operado.


Existem umas cintas usadas por umas garotas na academia mas a função dela é apenas promover um aquecimento na área, consequentemente perde água e assim se perde medidas naquela região temporariamente, lá fora é conhecida como slimmer belt, a modelagem também parece um tubo e a estrutura da peça deixa bem a desejar como podem ver nas imagens acima.

cinturão abdominal
Tem outras "faixas" pra quem frequenta academia, o cinturão abdominal, que a função dela é apenas dar apoio a região lombar na hora de executar alguns exercícios que envolvem levantamento de peso (também usado para o agachamento).

Agora se você quer usar esta faixa com o intuito de modelar  seu corpo de forma harmoniosa... Bom, só olhar bem as imagens e sentirá o drama.

VOCÊ ESTÁ FAZENDO APOLOGIA AO CORSET!


Não estou, eu juro! Apenas tentando informar que realmente o Tight Lacing não é feito com uma cinta, uma peça com elastano (elástica) não terá a capacidade de curvar um osso. Caso você queira realmente usar uma cinta, saiba que a modelagem das mais comuns, inclusive vendidas em grandes magazines, não são lá grandes coisas e a durabilidade delas não chegam nem perto de um corset. Estas cintas esgarçam MUITO rápido e acredite, o dinheiro que você vai gastar de mês em mês ou mesmo de semana a semana numa cinta, você pode tranquilamente comprar um corset.

Veja, o TIGHT LACING (TL) é modificação corporal OSSEA, se a partir do momento você já sabe que não quer nada radical e agressivo ao seu corpo, a resposta já esta aí: o TL NÃO É O QUE VOCÊ QUER PARA VOCÊ. SIMPLES ASSIM ¯\_(ツ)_/¯

AH, E O TAL ELASTIQUE?


O Elastique é um produto da grife Madame Sher. Posso dizer que este produto é uma SUPER CINTA mas que tem elementos da corsetaria. Um MODELADOR POTENTE. A modelagem dele e estrutura é TOTALMENTE diferente das cintas comuns, nem tem como comparar como uma cinta comum.

A grife foi a primeira no Brasil a trazer pro mercado brasileiro um produto com uma estrutura, modelagem e pressão bem próximas a um corset. Preencheu uma lacuna que existia no mercado brasileiro em meio a tantas cintas tubulares. Um produto que eu mesma não sei como categorizar adequadamente, ele fica realmente entre uma cinta e um corset. (um modelador mais estruturado)

**UPDATE 2020 - O MODELO ACIMA É ANTIGO - O MODELO ATUAL CONDIZ COM O MODELO ANTIGO.  A curvatura na cintura do modelo atual é menor.

O Elastique é bem mais resistente que as cintas comuns e também modela APENAS modela o tecido adiposo (gordura subcutânea). Só de olhar a modelagem, sua estrutura e tendo em mente o que falei lá em cima, que nosso corpo se modela de acordo com o que vestimos, você já tem uma bela ideia da diferença, né?!

Segundo texto do site do o fabricante "Este modelador vem mais para atender as necessidades das mulheres que precisam dar aquele truque por baixo da roupa", pra dar aquela valorizada naquele lindo vestido do dia a dia ou de festa. Se usado diariamente ele pode sim promover uma redução na cintura e nos flancos, já que ele está "achatando" a gordura, MAS não ache que a redução será a mesma que uma pessoa que faça Tight Lacing.

Assim como a cinta ou qualquer outro modelador estruturado, não se faz Tight Lacing usando o Elastique (leia mais aqui), contudo, ele PODE SER usado (ou seja, não é necessário) como COMPLEMENTO ao Tight Lacing (leia mais aqui), como uma peça de apoio quando você vai dormir, quando o corset está lavando ou não esta muito afim de usar o corset naquele dia ou até mesmo usado para a fase de manutenção da cintura após o primeiro ano de Tight Lacing.

[update Out/17] OUTROS MODELADORES/CINTAS + ESTRUTURADOS E COM UMA BOA MODELAGEM • PEÇAS QUE ESTÃO ENTRE UMA CINTA E UM CORSET...



Surgiu a 'Calcinha Estruturada da Fabrizia Barros' , a proposta da peça é interessante, (+ detalhes clique aqui).

Pintou outra grife que lançou um produto que sinceramente não difere muito das cintas comuns que tem por aí, acredito que nem vale a pena citar. 3 faixas de tecido cortadas, 2 retas e a outra a única curva (a que fica do lado da cintura),  não trouxe nada de novo pro mundinho dos modeladores/cintas.

Particularmente não fico atrás de produtos com este conceito, que ficam entre uma cinta e um corset, se tomo conhecimento de algum é pq alguém falou ou vi em algum perfil pelas redes sociais.

[update Nov/17]   MASSSS nada mais natural que surjam produtos com o mesmo "conceito" de ficar entre uma cinta e um corset como o Elastique (que tem seu devido sucesso, virou referência e atendeu muito bem uma lacuna que existia no mercado) e logicamente, pela alta procura por cintas (maioria um tubo) devido as musas fitness e seus publieditoriais. Diante deste cenário, cabe a VOCÊ ter uma percepção para avaliar a peça num todo. Notar se a qualidade, modelagem, corte dos painéis, estrutura de metal, fechamento, tecido, reforço... é interessante para modelar seu corpo de forma mais harmônica, e principalmente, que não comprometa sua saúde.

Curvet Underbust e Underbust com costas altas - modelador grife Ferrer Corsets
Modelling - modelador grife Akarole
Se você deseja APENAS modelar a GORDURA subcutânea do seu corpo, procure pelo termo WAIST TRAINING (ou clique aqui) nas redes sociais ou mesmo no Google. Este é o termo que atualmente estão usando para se referir também ao treino de quem deseja modelar a silhueta com cintas com elastano/elástico.  Graças às Kardashians ¯\_(ツ)_/¯ o pessoal está meio que misturando tudo, de qualquer forma é mais fácil você achar algo relacionado a cintas/modeladores procurando por este termo.

POSSO USAR UMA CINTA COMUM COMO COMPLEMENTO AO TL?


Veja bem, particularmente não vejo sentido em usar uma cinta tubular, sem estrutura, que vai te pressionar por igual e que laceia em questão de pouquíssimas semanas como complemento ao TL, que usa uma peça toda estruturada no tronco, com modelagem de ampulheta que modela a gordura + costelas flutuantes.

cintatubo.jpg

Do que adianta passar um período dentro de um corset ) ( para depois vir com uma peça molenga | |. Vai complementar o que isso? Fora a grana que gastará a cada cinta tubular destas comum porque laceou rápido... se juntar o dinheiro de cada uma compraria uma das peças citadas acima (se quiser ver outras, clique aqui) que tem uma estrutura e modelagem MUITO melhor. Enfim, ai é questão de se informar e ver o que é melhor para você :)

[update Nov/17] Caso você tenha a intenção em usar uma peça cinta/modelador maissss estruturado como complemento ao TL, o ideal é que se faça um treino de Tight Lacing mais curto. Converse com o fabricante da peça que for usar e comente desta sua intenção.

Há perigos num treino de Tight Lacing que excede as 8 horas recomendadas que vão além do enfraquecimento do assoalho pélvico, como a vascularização dos tecidos comprimidos, inclusive muscular. É importante que o corpo tenha um descanso. Usar uma peça de alta compressão por período integral é PERIGOSO.


RESUMINDO


Cinta/modelador vai modelar APENAS seu tecido adiposo (gordura subcutânea) e dependendo da modelagem e estrutura dela pode modelar seu corpo como um lindo TUBO.

CORSET (+tight lacing: uso do corset por longos períodos no intuito de curvar as costelas FLUTUANTES e consequentemente reduzir a circunferência da cintura de forma permanente) =  ) (


IRIS, MAS EU QUERO FAZER TIGHT LACING PORQUE QUERO REDUZIR MEDIDAS. UMA "ZAMIGA" MINHA PERDEU X CM EM 1 MÊS OU MENOS...


Pode parar! Sendo bem sincera (como de costume), emagreça, cuide da alimentação, faça exercícios e de quebra compre uma cinta qualquer pra dar uma drenada nos líquidos - pode ser da podrinha mesmo.

Pelo menos fazendo isso você não vai correr o risco de comprar um corset que pode te DETONAR seu corpo/saúde. Este tipo de pensamento de perca de medidas com o tanto de informação que tem por aí hoje em dia sobre Tight Lacing é perfil de gente que quer CINTA / MODELADOR e não quem quer usar um corset de qualidade para prática do Tight Lacing e que tem consciência que se trata de uma modificação corporal óssea, da saúde e que não é milagre.

Vai pra cinta, colega! Garanto que é menos risco de você ferrar com a sua saúde e cair numa grife açougueira indicada pela zamiga da onça. Aquela zamiga que mal leu um tópico fixo de um grupo de Tight Lacing e caiu no conto do "... alta demanda devido ao corset de alta qualidade e preço baixo" ( #euri esta tive que registrar quando li - turminha que nem sabe o que é um corset de qualidade inventa cada pérola, mal sabem...)

Agora, uma pausa para uma coisa que a maioria nem se toca...

Conselho de amiga do peito \OO/ - Antes de dar na louca de partir pra uma modificação corporal óssea sem necessidade e/ou comprar um modelador potente à toa pois mal você sabe do que se trata tudo, COMECE PELAS SUAS ROUPAS.
Gostou da dica aí da imagem que fiz acima? Pois é colega, acredite, uma simples mudança pode te surpreender, clique aqui para ler mais sobre isso...


OK, IRIS! EU ENTENDI. TIGHT LACING É UMA PRÁTICA FEITA APENAS COM UM CORSET DE PREFERÊNCIA FEITO SOB MEDIDA, MAS E AGORA? É ISSO MESMO QUE QUERO UMA MODIFICAÇÃO MAIS "AGRESSIVA", POR ONDE COMEÇO?


Pois bem, antes de tudo você precisa ter certeza que está tudo ok com sua saúde e que não tem nenhum problema pré-existente que possa ser agravado com o Tight Lacing, por isso sugerimos a ida há alguns médico (leia mais aqui). É bom também dar um olhada na sua alimentação (leia mais aqui) e se prepare pois você vai colocar seu corpinho para trabalhar  para compensar as horas que estará com o tronco imobilizado por causa do uso do corset (leia mais aqui).

E isso é só o começo!

Depois de ler tudo você precisa ficar atenta para não cair numa roubada comprando produto inadequado para prática (leia mais aqui), como escolher a profissional que vai fazer o seu corset (leia mais aqui), ter uma ideia por cima dos modelos adequados para o Tight lacing (leia mais aqui), aprender tudo pra não se induzir achando que azamiga e o corset meia boca que ela tem e te indicou é realmente o MUST (leia mais aqui) e ainda tem mais um montão de coisa que...

Olha que sortuda que você é!  Tem tudo aqui no blog \o/ :D ;)

Falando sério, aqui no blog tem tudo e mais um pouco do que precisa para saber sobre o Tight Lacing e como fazê-lo com segurança para que nada aconteça de errado com seu corpo. Tight Lacing é assunto sério, é uma prática que envolve modificação corporal permanente, por isso recomendo: Se você está no celular lendo este texto, reserve um tempo e vá para um computador.

Como é um assunto muito denso e realmente não da pra ser lido em uma tela de celular numa consulta rápida. Favorite o links, deixe para ler depois se der, mas tente ler TUDO.  Para facilitar quem acessa o blog pelo computador você encontra uma seleção de links dos tópicos mais importantes bem na lateral do blog, que vão desde de informações que devem ser lidas para ANTES DE COMPRAR UM CORSET, como QUANDO FOR COMPRAR SEU CORSET, assuntos polêmicos envolvendo a prática e até um pouquinho da história dos corsets. Tenho certeza que vai curtir a leitura.

É isso, conforme surgir alguma informação que agregue este tópico, vou completando por aqui mesmo.


BLOG WAIST TRAING BRASIL • GRUPO FACEBOOK WAIST TRAINING BRASIL
Sinto informar, mas Tight Lacing não se faz com cinta Sinto informar, mas Tight Lacing não se faz com cinta Reviewed by Iris on Rating: 5

5 comentários:

  1. Meus parabéns!!!! show de conhecimento,inteligente texto de auxílio para todas as mulheres!Realmente vc se dedicou a dar esta informação de forma clara direta e detalhada.Ameiiiiiii!!!!

    ResponderExcluir
  2. Leia até o final do texto, onde estiver escrito CLIQUE AQUI, clique e leia que terá sua resposta ;) - o texto inteiro é recheado de links complementares.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.