22 de mar de 2016

GUIA INICIANTE - Os primeiros passos para o Tight Lacing

Este guia foi criado pela Shaiane, ela é moderadora do grupo Tight Lacing Brasil, lá no Facebook, e daquelas moderadoras ferrenhas, que não para de ler sobre o assunto. O guia já está há um tempo por lá e também no grupo Tight Lacing e Fitness, e este é o tipo de guia que se mesmo você ler e não ententer nada, fiaaa, conselho de amiga, nem perca seu tempo comprando um corset :)

Resolvi publicar aqui só agora, porque eu TENHO que guardá-lo aqui, ele foi MUITO bem feito.

Alguns links vou alterar pois eles acabam indo pros grupos e o conteúdo também está aqui no blog ou foi retirado daqui mesmo do blog. Sem mais delongas...


[GUIA INICIANTES] [PRIMEIROS PASSOS] [SAÚDE] [EXERCÍCIOS] [TIGHT LACING]


Em primeiro lugar, sejam todas bem vindas. Isso é tanto para novatas, para quem está ainda começando o TL agora e ainda cheia de dúvidas e curiosidades.

Quem conhece meus posts sabe que são longos, mas são cheios de informação. Esse é para ser um guia de posts que contém as principais informações aqui da comunidade e o que vocês precisam saber para começar a prática. Por favor, tenham paciência e tentem ler tudo.

 TL E MODIFICAÇÃO CORPORAL


A primeira coisa que precisam saber é que é uma prática que modifica PERMANENTEMENTE o corpo. Tight Lacing (TL) é o nome dado à prática de usar um corset (feito sob medida) por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta, curvando suas costelas flutuantes permanentemente e consequentemente reduzindo a cintura. Então ele é uma modificação corporal que exige muitos cuidados e trabalho para não destruir a saúde de quem faz. Por se tratar de algo progressivo (não é do dia pra noite como uma plástica), precisa de muita paciência e acompanhamento médico.

Sempre falo aqui a importância de conhecer o próprio corpo, de conhecer o máximo possível da prática e de colocar a saúde em primeiro lugar. Sério, gente, TL não é brincadeira!

 PRIMEIROS PASSOS (O QUE FAZER PRIMEIRO)


Bom, resolvi praticar, como faço?

Pesquise mais um pouco e entenda bem do que se trata. Esse post não vai ensinar tudo, seria impossível. Acompanhe a comunidade mais um tempo, pesquise aqui e outras fontes, leia os sites das corsetmakers, faça perguntas. Diria para fazer isso por no mínimo um mês antes de decidir MESMO praticar porque é um investimento alto.

1. Vá aos MÉDICOS. Você precisa de no mínimo três especialistas para te liberar pra prática, sendo que o acompanhamento em todos eles deve ser feito de 6 em 6 meses ou no mínimo dos mínimos uma vez por ano para pessoas saudáveis:

• Ortopedista - Peça raio X da coluna. (ás vezes eles pedem um raio-x convencional, outras o panorâmico, veja uma dica no final do tópico). Caso tenha qualquer desvio de coluna, problema em alguma vértebra, problema nas costelas ou qualquer outro problema na região dos ossos do tronco precisa contar pro médico do TL e só pode fazer se ele te liberar. Se não tem nenhum problema é tranquilo, pode praticar. Para menores de idade (menos de 18 anos) ou as mais maduras interessadas no TL, clique aqui.

• Angiolista (ou vascular)- Esse médico cuida da circulação e das veias. É ele que vai te dizer se pode praticar com segurança e sem conseguir varizes ou problemas mais graves como trombose. Peça um check-up de rotina. (ás vezes eles pedem um ecodoppler, outras só checam visualmente suas veias)Quem tem varizes, pressão baixa, fica com marcas roxas fácil e problemas de circulação precisa muito ir nesse médico e não pode começar sem ver antes se está tudo bem.

• Gastro - Médico que vai ver se existe algum problema com refluxo, no estômago, exôfago e outros órgãos por perto. Mencionamos por aqui pouco esse médico, mas quem tem gastrite, quem sofre de refluxo (ou aquele famoso "mini-vômito" que é uma espécie de arroto que vem com um líquido de gosto forte na boca), quem já teve problemas desse tipo, quem já teve bactérias na região que causou problemas e afins não pode deixar pra lá. É importante verificar porque se não pode agravar algum problema pré-existente e ferrar a saúde de vocês.

Quem tem asma, pedra na vesícula ou nos rins, quem tem problemas nos ovários, quem tem qualquer coisa em qualquer órgão dessa região precisa ir também no seu médico para ver se libera e ainda fazer o acompanhamento de perto.

TÓPICO + DETALHADO SOBRE O ASSUNTO:
• Que médicos devo ir para saber se eu posso fazer TL?
Neste tópico você encontrará também uma lista de alguns problemas que podem ser agravados pelo tight lacing, e outros assunto ligados a "saúde x tl" que vale a pena conferir.

[ ** Todos os médicos e exames você que não tem convênio pode fazer pelo SUS, ou optar em ir naquelas clínicas populares que agora estão trazendo pro Brasil com exames básicos com preços mais acessíveis. ]


2. Começe os abdominais e EXERCÍCIOS para a lombar. Durante a prática precisa fazer no mínimo 300 abdominais e 150 exercícios para lombar DIARIAMENTE - se não conseguir fazer tudo, divida a quantidade durante o dia (ex.: 100manhã + 100tarde + 100noite). No TL os exercícios isométricos são usados apenas como complemento aos tradicionais, nunca em substituição a eles (leia mais aqui). Os exercícios são para compensar o período que os músculos do seu tronco ficaram imobilizados e sem função devido ao uso do corset, digamos que a grosso modo, os exercícios são para manter a musculatura funcionando.

TÓPICO + DETALHADO SOBRE O ASSUNTO:
• Sugestão de exercícios para Tight Lacers
Aqui você encontrará dicas de exercícios, vídeos, detalhes sobre exaustão do músculo do abdomen, e links explicativos sobre exercícios que acabam com a linha da cintura e etc.
O ideial que você já esteja com a musculatura legal antes mesmo de começar o Tight Lacing. Portanto caso já tenha encomendado seu corset, aproveite o período de espera para começar a se habituar aos exercícios, comece aos poucos, assim quando chegar a peça estará craque.

3. Começe desde já a MUDAR ALIMENTAÇÃO. Com o corset é mais complicado comer grandes quantidades de uma única vez, então o ideal é que se coma de 3 em 3 horas pequenas porções (como todo mundo deveria fazer, né?). Tem também a questão de inchaço e gases que é interessante falar e cuidar muito porque causa desconforto no treino. Nada absurdo, mas é bom já ir mudando antes do corset chegar para estar acostumada. Não precisa perder peso nem ser dieta pra isso, viu? Só não vai comer feijoada com o corset apertado no talo ou tu vai explodir.

TÓPICO + DETALHADO SOBRE O ASSUNTO:
• Tight Lacer mudança na dieta
Basicamente são as mesmas infos que a Shai escreveu acima, mas é bom dar um olhada.


4. Agora que já tem liberação médica, que já começou os exercícios, que já melhorou e regulou a alimentação, é hora de ESCOLHER O MODELO. Sim, só agora escolhe o modelo! Pode ser um underbust ou um waist cincher - CONVERSE COM SUA CORSETMAKER, para facilitar envie para ela fotos de frente, lado e costas para ela te orientar qual seria o ideal para você de acordo com suas necessidades e biotipo.  Clique aqui para ver a lista de grifes indicadas aqui do blog.

TÓPICO + DETALHADO SOBRE O ASSUNTO:
• Underbust x Waist Cincher
Estes são os ÚNICOS modelos adequados para a prática, você encontrará alguns detalhes importantes sobre eles. Se ler e ainda restar dúvidas, FALE COM SUA CORSETMAKER que pode te ajudar na decisão entre os modelos e o que é ideal para o SEU biotipo, ela é a MELHOR pessoa para te orientar sobre isso neste momento.

Envie e uma mensagem para grife, por exemplo: "GOSTARIA DE INICIAR O TIGHT LACING, QUAL O MODELO IDEAL PARA MIM?" Para facilitar o diálogo com a corsetmaker, anexe fotos suas de frente, lado e costas - assim a corsetmaker terá uma noção do seu corpo e pronto ela vai te orientar devidamente.

• TECIDO: Tela Algodão x Tela Poliéter
• TECIDO: Gabardine ou Sarja
• Como escolher sua corsetmaker


5. Escolheu o modelo? Falou com a corsetmaker direitinho, esclareceu todos os detalhes com ela? Agora tenha PACIÊNCIA! Demora mesmo a confecção porque é feito sob medida e tem fila de espera com as corsetmakers. Antes de reclamar nas redes sociais que não foi entregue ainda, procure alguma informação nos canais oficiais da grife nas redes sociais, caso não achar consulte os grupos de Tight Lacing nas redes sociais pela internet, por exemplo: Facebook.


6. Quando o corset chegar precisa fazer a adaptação do teu corpo ao corset e do corset ao seu corpo, este período inicial é chamado de SEASONING. (Basicamente precisa começar usando o corset cerca de duas horas e pouco aperto e vai aumentando o aperto e a quantidade de horas por dia aos pouquinhos. ^^)

TÓPICO + DETALHADO SOBRE O ASSUNTO:
• Seasoning: A importância de pegar leve no início do TL
Aqui você encontra mais detalhes sobre o seasoning e uma tabela de sugestão, para que você faça uma adaptação gradual ao corset..


** TODAS AS DÚVIDAS RELACIONADAS AO SEU CORSET OU AO TL PRIORIZE PROCURAR A PESSOA QUE FEZ A SUA PEÇA **


 SOBRE SAÚDE


Acha tudo isso besteira, frescura, exagero? Vem comigo saber porque estou falando tanto disso e o que uma prática mal feita pode fazer:

• Sem abdominais e exercícios de lombar além de uma barriga mole por não ter musculatura para segurar ainda são muitas e muitas dores. Bora ler esse post para saber onde está se metendo, clique aqui.

• Sem ir no ortopedista pode agravar problemas de saúde, e uma vez com a coluna torta já era. É dor pro resto da vida, fisioterapia, etc. Vale a pena?

• Sem ir no angiologista o menor problema é ver uma ou duas varizes surgindo, o maior morte por trombose. Quer mesmo brincar disso?

• Sem ir ao gastro podes conseguir uma úlcera no estômago. A dor é deliciosa, vocês vão AMAR!
Problemas que a prática mal feita causam e são mais incomuns incluem hemorróidas (ó porque eu to falando da alimentação aí), dores musculares, problemas de coluna, problemas circulatórios, machucados na pele, diminuição da capacidade respiratória, micoses, etc. Isso só citando alguns, então se informem bem antes para evitar tudo isso.

• Diabetes prejudica a circulação e isso pode ter algumas consequências, caso você queira fazer o Tight Lacing.

+ tópicos relacionados a saúde e o tight lacing, clique aqui.


 ALGUNS LINKS PARA AJUDAR


Eu sei que é complicado e muitas não tem tempo, mas indico muito esses links para ajudar vocês a aprender mais e praticar melhor:

TIGHT LACING BLOG:
http://tightlacing.blogspot.com.br/
Esse é o blog mais antigo no Brasil sobre TL. Tem muito material bom, aprendi boa parte do que sei por lá.

BLOG DO GRUPO TIGHT LACING & FITNESS:
https://tightlacingefitness.wordpress.com/
Blog do grupo com informações importantes e glossário de termos. Tem as grifes recomendadas e tudo mais.

SHY LACING BLOG :
http://shylacing.blogspot.com.br/
A um tempo atrás comecei um blog sobre TL, mas ta parado a tempo. Alguns materiais valem a pena ler, como sobre alimentação. Passem lá pra me conhecer melhor e saber minha história se tiverem interesse. =)


 PARA ENCERRAR


Conforme forem surgindo outras questões e dúvidas e eu tiver disponibilidade vou editando o documento para acrescentar informações.

Sério, gente, vocês tem tudo mastigadinho hoje em dia, tem moderadoras e membros nesse grupo maravilhosas que estão aí sempre para ajudar, tem profissionais qualificadas e queridas para dar dicas, tem tudo. Então, por favor, quando as antigas dizem pra ler as regras, pra pesquisar e puxam orelhas levem na boa porque fazemos isso pensando na saúde de vocês. Até quando somos irônicas é com carinho, é por preocupação.

Algumas já sabem, mas como sempre aviso: não ando muito presente, mas qualquer dúvida sobre saúde ou sobre história eu to sempre aqui pra ajudar. Me marquem nos posts que vou lá com o maior prazer. Só não dou consultoria no privado porque a dúvida de uma é a de muitas e eu respeito muito isso.


PRA RESUMIR


1. Médicos
2. Exercícios
3. Mudar alimentação
4. *Escolher modelo / Escolher grife (se tiver na dúvida do modelo, FALE COM SUA CORSETMAKER) 
5. PACIÊNCIA
6. Seasoning...

Lógico que depois disso tem mais coisas que vão surgir, Tight Lacing não é só isso, mas não se preocupe, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizado por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

Leia MUITO sobre o assunto, e converse SEMPRE com SUA corsetmaker, deixe o imediatismo de lado, de querer tudo para ontem. O Tight Lacing é um processo lento desde a escolha da grife que fará seu corset. Tenha calma e faça uma escolha de um corset de QUALIDADE e uma grife bacana que atenderá suas necessidades e dará todo o suporte que você vai precisar.

AGORA se você é daquelas PREGUICINHA folgada, que chega nos grupos de Tight Lacing no Facebook e só reclama que as administradoras/moderadoras dos grupos te indicam links e ainda paga o MICO comentando que queria só saber o site da "loja" que vende a "cinta" para clicar no botão comprar e que não tem tempo de ler tudo, sai do grupo enquanto é tempo, VAZA, o Tight Lacing não foi feito pra você ;)




0 comentários:

Postar um comentário