25 de nov de 2012

Reforma e ajustes em um corset

Olá pessoal, depois do caso da cliente que perdeu a razao e da Ferrer Corsets que contei em outro post, papeando sobre o assunto lá no grupo Corset e Algo Mais no Facebook, a Valéria corsetmaker da grife La Sorcière Corsets fez uma sugestão de pauta aqui pro blog pois ela passou por algo semelhante ao que aconteceu com a Ferrer Corsets em um ponto, a cliente não compreendia a diferença de um "remendo" para uma REFORMA, a cliente em alguns momentos chegou a falar : "se não vão remendar do que adianta eu mandar meu corset" e mesmo explicando o que seria feito a cliente recusou a assistência. Pois bem, vou tentar nest post explicar isso baseada no texto REFORMAS DE CORSET da própria Valéria que está publicado lá no blog da grife.

Vamos pegar o exemplo desta cliente que falei acima pra começar o post ;) sua primeira reclamação foi o rasgo depois de 3 meses de uso intenso praticando o Tight Lacing e depois ela reclamou que assim que recebeu o o corset  ela já conseguia fechá-lo por completo falando que isso era devido as medidas que estavam erradas.

Vamos supor que você comprou um corset esperou diassss ansiosa e o corset chega e quando você vai colocá-lo o bichinho ficou largo ou altura dele está muito grande que quando você senta te prende as pernas ou mesmo ele fechou por completo :

1. A primeira coisa a se fazer é certificar que fechou corretamente o corset.

2. Tire fotos, eu por exemplo sempre tiro foto de frente, de lado e de costas.

3. Certifique-se das medidas enviadas E confronte-as com as medidas do corset

4.  CONTATE IMEDIATAMENTE SEU CORSETMAKER, nada de deixar pra lá ok.

Envie as medidas (por mais que eu sei que todos os corsetmakers possuem fichas da cliente) envie as medidas que você tirou do corset e mande as fotos junto, quanto mais informação você detalhar CLARAMENTE para o corsetmaker fica mais fácil para ele identificar o problema.

AGUARDE A RESPOSTA, lembre-se, não existe só você no mundo pra ser atendida, muitos corsetmakers recebem INÚMEROS emails, telefonemas e afins, estabeleça um prazo , por exemplo, aguarde uma semana para a resposta, se ele não responder envie novamente o email e AGUARDE, sei que a ansiedade e a frustação toma conta mas tenha calma nesta hora que tudo sempre se resolve ;) Caso tenha passado digamos uma semana e meia e o corsetmaker ainda não se pronunciou sobre seu caso ai sim tente contatá-lo por outros meios, telefone, redes sociais e afins. Tenha certeza, os corsetmakers que já estão aí no mercado vão te atender e solucionar o caso da melhor forma possível.

Todo caso é analisado pelo corsetmaker, quando necessário o corsetmaker pede pra que a cliente reenvie o corset a ele para que ele faça um AJUSTE ou uma REFORMA.

Quando o erro NAO FOI DA GRIFE, obviamente haverá uma cobrança por este serviço.

Em alguns casos de AJUSTE o profissional vai ABRIR partes do seu corset...agora imaginem...ele vai tirar ponto por ponto do que foi costurado e cortar novamente o painel para a medida ficar certinha e recosturar colocando tudo no lugar ilhós e tudo mais, imaginou o trabalhão, então não é da noite pro dia que seu corset ficará pronto ok ;)

Quando há o caso de RASGO no corset, ou por uso excessivo do corset ou sei lá, o terminal da barbatana por algum motivo saiu e a barbatana rasgou o corset. Faça o seguinte:

1. Tire fotos do corset num todo e fotos do rasgo, quando mais nitida a foto melhor.

2. CONTATE SEU CORSETMAKER

Mande as fotos e conte TUDO o que aconteceu de forma clara e AGUARDE a resposta do corsetmaker (assim como falei acima)

Agora é a hora de REFORMAR seu corset rasgado, o corsetmaker vai descosturar seu corset, tirar ponto a ponto e SUBSTITUIR o painel onde está o rasgo, ou seja, ele vai substituir o tecido por outro IGUAL ao que foi rasgado.

Não é um "REMENDO" como a cliente insistia que fizesse em seu corset, remendo é mais ou menos assim:

Você tem uma calça jeans (to contando pq isso acontece comigo toda hora - rs) e você suspende a calça pela "reata" - alguns chamam de passador (onde passa o cinto) e PÁ parte dela solta rasgando bem onde ela estava pregada, quando você manda pra costureira ela geralmente pega um quadradinho também de jeans coloca este quadrado por dentro onde está o rasgo, então, ela vem com a máquina de costura e costura TODO este quadradinho (costura pelo avesso deste quadrado, todo ele não só a lateral do quadrado) prendendo junto a "reata" que está solta. Isso é um REMENDO, pois não tem como a costureira descosturar toda aquela parte do cós da calça e substituir por outra.

Outra coisa, algumas meninas pelo preço ou pela demora preferem mandar o corset pra ser ajustado ou reformado na costureira da esquina ou aquela costureira de confiança da familia que nunca viu um corset na frente. Fique ciente das conseqüências disso ok, sinceramente acho MUITO melhor você pagar e esperar seu corset ajustado ou reformado pelo corsetmaker que o fez do que entrega-lo pra outro profissional que não é capacitado pra este tipo de trabalho neste tipo de vestuário.

Vale a pena lembrar para as meninas que praticam o TL quando o primeiro corset já fechou atrás e já está SAMBANDO NO SEU CORPO (veja mais detalhes aqui) já é hora de falar com sua corsetmaker para que ela ajuste seu corset. No meu caso eu só pedi para ajustar uma vez, pois se mandasse a segunda eu ia virar a Cathie Jung brasileira :D (como sou exagerada - rs)

No post REFORMAS DE CORSET que mencionei da Valéria corsetmaker da grife La Sorcière Corsets tem outras situações que ela aborda sobre AJUSTE e REFORMA, que vale a pena dar um ollhada, em geral o AJUSTE e REFORMA entre os corsetmakers é tratado da mesma forma, mas nada melhor do que junto com o que enviar para o seu corsetmaker pedindo uma solução perguntar também como funciona o processo de AJUSTE ou REFORMA dele.

Bom, é isso ;) espero que tenha conseguido explicar um pouco sobre o tema e mostrado que REMENDO não é algo que serve para um corset.

Caso surgir outras informações sobre o tema vou completando este post ;)




0 comentários:

Postar um comentário