recent posts

Flossing - O que era uma forma de proteger o corset, hoje pode mudar o visual do seu

O Flossing é uma forma de bordado inventada pelos Vitorianos para preservar a vida útil de seus corsets. O bordado localizado mais nas canaletas (onde ficam as barbatanas) dos corsets era um modo para evitar que as barbatanas atravessassem o tecido mais cedo devido ao desgaste dele.

Ventilated Corset - R & WH Symington & Co -1890's + detalhes sobre ele, clique aqui

Hoje o Flossing é mais usado como uma forma de decoração no corset. Poucas pessoas ainda usam este “truque” como proteção, mas em tempos que vejo o aumento de tightlacers pecando no cuidado com seus corsets (leia mais aqui), acho que esta dica vem a calhar.

Detalhe do corset conhecido como "THE PRETTY HOUSEMAID", na divulgação do corset era vendido como o corset mais forte e barato já feito. + detalhes, clique aqui

Apesar de já existir máquinas que fazem este trabalho muitas pessoas preferem fazer à mão. Esta pode também ser uma ideia legal para você dar uma mudada no visual do seu corset.

Corset Vitoriano da coleção Symington collection com canaletas externas e um lindo trabalho de flossing em amarelo - Museu Leicestershire County Council

Há alguns tutoriais pela internet, basta pesquisar por “corset flossing ideias” ou “symington corset flossing sampler” em algum site de busca, como o Google.

O Symington Corset Flossing Sampler é um mostruário enorme de bordados que foram feitos nos corsets da empresa R. & W. H. Symington durante o século XIX ao XX. Se for a Leciestershire County Council, você pode ver pessoalmente este mostruário.

Alguns tutoriais que encontrei na internet:

How to floss a corset - Tutorial de Sidney Eileen
Corset Flossing Design library
Modelo com instruções (em inglês)

Como curiosidade, veja alguns item da coleção das peças da Symington, clique aqui, a empresa que levou a confecção de corsets em escala industrial para as mulheres Vitorianas em 1850.


#FICADICA


Hannah Wroe, uma pesquisadora de vestimentas históricas, criou um guia para reproduzir um corset (PARA USO FASHION - NÃO PARA TIGHT  LACING) baseado em um molde do original de um corset de 1890 da Symington, para acessar o guia basta clicar aqui.

No blog dedicado a contar um pouco sobre a coleção da  Symington, clique aqui, você encontra mais instruções do guia além de fotos lindas de vários corsets tanto da coleção quando outros que foram feitos baseados em moldes dos corsets antigos da empresa.

[ PARA COMPLETAR ]


• Reciclando seu sutiã
Ideia bem bacana da Julia. De um sutiã que não cabia foi retirado as rendas e aplicado em um corset. Ótima dica pra quem já está cansada daquele olhar pro próprio corset basiquinho pretinho, com certeza da um UP no visual, clique aqui e aqui para ver mais detalhes.
Flossing - O que era uma forma de proteger o corset, hoje pode mudar o visual do seu Flossing - O que era uma forma de proteger o corset, hoje pode mudar o visual do seu Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.