recent posts

Dismorfia Corporal e o Tight Lacing

A Dismorfia Corporal, também conhecida como Dismorfobia, Transtorno Dismórfico Corporal ou Síndrome da Distorção da Imagem, é muitas vezes confundido com a preocupação excessiva com a aparência, o que pode dificultar o diagnostico nos dias de hoje. Dismorfia é um termo usado para diferenciar aquilo que a pessoa acredita ser e o que realmente é, ou seja, a dismorfia corporal é um transtorno psicológico onde a pessoa acredita ter defeitos físicos que não possui ou então, possui em um nível mínimo, mas acredita ser acentuado.

São pensamentos que chegam a ser delirantes, no qual o individuo tem rituais obsessivos como se olhar no espelho buscando defeitos.

Ocorre em ambos os sexos e começa geralmente no fim da adolescência e inicio da fase adulta, não sendo incomum o diagnostico tardio. Os transtornos relacionados com o corpo estão se tornando epidêmicos, já que todos buscam uma imagem perfeita. Porém essa preocupação com a aparência de forma acentuada não quer dizer que a pessoa sofra de algum transtorno, mas as possibilidades de que esses e outros apareçam é mais significativo.

Para o diagnóstico é importante observar alguns pontos principais como por exemplo: a atenção excessiva com distorções que não existem ou existem em pequeno nível; a forma como a pessoa esconde sua parte “defeituosa”; e se a pessoa busca de forma acentuada tratamentos estéticos e após nunca se sentem satisfeitos. Em algumas pessoas ainda pode ser observado um prejuízo nos relacionamentos sociais e afetivos ou até mesmo no campo profissional e acadêmico.

Como o Transtorno Dismórfico Corporal está relacionado ao modo em que a pessoa se percebe, é comum que desse transtorno algumas pessoas desenvolvam a Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Muscular que são em sua maioria homens que praticam musculação de 3 a 4 horas por dia na busca de um corpo cada vez maior e mais definido. Além da Vigorexia, existem a Anorexia Nervosa e a Bulimia mais comuns nas mulheres que não comem o suficiente, se sentem e se vêem gordas, mesmo não sendo. Estão muitas vezes associados com a Depressão, Fobia Social, Perturbação Obsessiva-Compulsiva, ou níveis altos de insatisfação e angústia que podem muitas vezes levar a suicídio.

A causa ainda é desconhecida, porém está relacionada com elementos sociais, culturais, mas também com desequilíbrios do sistema nervoso central. Ainda existe a hipótese do envolvimento das disfunções dos gânglios de base com esses transtornos ao se estudar casos de meningite ou inicio de pós-encefalite .

Para o tratamento tem sido bastante utilizada a psicoterapia, principalmente a comportamental e cognitiva, porém é difícil que o paciente busque ajuda já que não aceita ser portador desse diagnostico. Além do tratamento psicoterápico, muitas vezes o medicamento também é necessário para ajudar o paciente a modificar comportamentos e pensamentos obsessivos, ajudando na recuperação da sua auto-estima e em seus relacionamentos.

SE VOCÊ SE IDENTIFICOU COM ALGUMA COISA DO TEXTO, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA ANTES MESMO DE PENSAR EM TIGHT LACING!


A última imagem foi manipulada, mas tenha em mente que isso acontece no mundinho do Tight Lacing.
Infelizmente já vi Tight Lacers estrangulando seus corsets e de certa forma reclamando que não estava bom e querendo mais e mais atingir o extremo. Posso dizer que pessoas que já tem uma pontinha de dismorfia corporal, o Tight Lacing é veneno. Veja aqui mais detalhes sobre os efeitos colaterais o Tight Lacing exagerado.

Destes anos que acompanho o mundinho do TL,  já vi também pessoas que tornam dependentes do corset emocionalmente, por exemplo, elas não conseguem tirar a peça, quando tiram acham que estão sem uma parte do corpo. (se eu tiver mais um tempo, depois vejo se acho alguma "síndrome" / "transtorno" relacionada a isso e coloco por aqui mesmo)

Por isso torno a repetir, se você se identificou com alguma parte do texto, procure orientação médica.

Infelizmente tenho notado um aumento significativo de moças em grupos de Tight Lacing com cintura já bem delineada e relativamente pequena reclamando demais do próprio corpo, de gordura que não existe, flacidez que não existe, moças nitidamente e absurdamente inseguras e que precisam de outro tipo de ajuda que não vão encontrar no Tight Lacing e por isso fiz este tópico. Quem sabe um sinalzinho de alerta apite e isso pode estar acontecendo com você. PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de comprar um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

PARA COMPLETAR


Síndrome da distorção da imagem corporal ou transtorno dismórfico corporal: o que é isso?
Dismorfia Corporal, a escravidão da estética
Tight Lacing x Distúrbio Alimentar
Saúde x Tight Lacing


UPDATE 


00/00/18 - Vi uma grife publicando um texto onde falava um "pequeno" absurdo que o TL ajudava na COMPULSÃO ALIMENTAR.

A compulsão alimentar é uma DOENÇA séria e precisa de acompanhamento psicológico. O tightlacing pode é AGRAVAR a condição da pessoa que já não está muito legal de cabeça.

Se você tem algum tipo de transtorno, antes de pensar em começar a prática antes de até mesmo de começar a ver valor de corset, procure orientação médica. Se você for liberada, POR FAVOR, faça o devido acompanhamento médico.


Se você quiser ler um cadinho sobre compulsão alimentar, clique aqui.
Dismorfia Corporal e o Tight Lacing Dismorfia Corporal e o Tight Lacing Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.