17 de jun de 2008

Corset e Andy Warhol

Andy Warhol foi um pintor e cineasta norte-americano, e um dos maiores representantes do movimento de pop art.

http://www1.uol.com.br/bienal/23bienal/especial/images/ewa31g.jpg

Nos anos sessenta, Andy Warhol começou a pintar produtos americanos famosos, como latas da sopa Campbell's e Coca-Cola, ou ícones de popularidade, como Marilyn Monroe. É de sua autoria a expressão "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama " ao comentar obras próprias baseadas em acidentes automobilísticos, em especial o de uma ambulância.

http://api.ning.com/files/DcprwCjeXcKUFDs*BbvHccqfXJsy-yzreNGkUPX1T1M_/1Fame.jpg

Em 1968 Andy levou um tiro de Valerie Solanas, e nunca se recuperou desde então, pelos problemas causados pelo tiro usou corset pelo resto de sua vida.

Em 1987 ele foi operado à vesícula biliar. A operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte.

http://obnubilado.blogs.sapo.pt/arquivo/Andy-Warhol_avedon.jpg

Em 1968, Andy Warhol foi baleado diversas vezes por uma mulher alucinada. No ano seguinte, pousou para essa foto.

Andy grita: "Não! Não! Valerie! Não faça isso!". Ela atira uma segunda vez. Ele cai no chão e tenta se arrastar até a mesa. Ela atira uma terceira vez. A bala entra em seu flanco direito e atravessa-o, saindo pelo lado esquerdo de duas costas. (...)

Andy Warhol é dado como morto.Os médicos abrem seu peito e massageiam seu coração. Eles se espantam com o dano causado pela bala que atravessou seu pulmão, depois ricocheteou através do seu esôfago, bexiga, fígado, baço e intestinos antes de sair. Ele estava morto 1 minuto e meio antes de eles conseguirem revivê-lo. Eles o operam por quatro ou cinco horas, removendo seu baço. Ele está em condições críticas, mas sobrevive.




0 comentários:

Postar um comentário