recent posts

Fique de olho na sua postura mesmo usando corset

Já relatei algumas vezes aqui pelo blog e em alguns grupos lá no comecinho do meu TL eu tive a proeza de conseguir entortar o busk do meu overbust. Na teimosia e uma pitada de "mania" no movimento, eu ficava forçando o tronco pra pegar algo que estava no chão. Depois me liguei no acontecido comecei a tomar mais cuidado. Agora já virou hábito e virei a própria "LADY" pegando algo no chão - rs.

Hoje após ver uma moça falando sobre as dificuldades que está tendo com a adaptação ao corset, segundo ela, "era impossível abaixar e levantar", me dei conta que nunca fiz um post separado sobre isso.

Durante os anos, sem querer, criamos hábitos em nosso movimento que lá na frente acabarão se transformando em belas dores nas costas.

O uso do corset faz com que você tenha uma uma consciência corporal muito maior, ele "ajuda" na postura, mas NÃO corrige problemas posturais. Mesmo com corset você não pode se desligar da sua postura.

Como viram no comecinho do texto, manter a postura mesmo usando corset contribui para a conservação dele (veja mais detalhes aqui) e também pode evitar que você tenha alguma dor nas costelas (veja detalhes aqui), mas o que acho mais recorrente durante a adaptação ao corset é culparmos o bichinho no que na verdade é culpa nossa de termos criado certas manias ao se movimentar durante o dia.

Abaixo você verá algumas imagens que além de contribuir para que você não se lesione à toa, pode te ajudar a se adaptar melhor ao seu corset durante seu Tight Lacing (leia também sobre SEASONING, clique aqui). Quando você menos perceber estará fazendo atividades cotidianas e nem vai sentir que está de corset.


LEVANTAR DA CAMA

Usar os músculos próximos do umbigo e os das costas para se erguer pode agredir as vértebras logo ao raiar do dia. Em vez disso, apoie-se nos braços, mais fortes e preparados, enquanto joga as pernas para fora do leito.

Quando despertar, cuidado com o pescoço. Uma levantada brusca aumenta o risco de torcicolo.

Quando levantamos da maneira incorreta além da musculatura não responder bem aos nossos pedidos e uma exigência intensa costuma terminar em incômodos, agravar e/ou piorar problemas crônicos.


AMARRAR SAPATOS

Inclinar-se demais para alcançar o cadarço é proibido. Quanto ao que se recomenda, há quem sugira cruzar as pernas. E isso é efetivo, porém, na prática, as pessoas têm dificuldades para adotar essa posição dos dois lados. Uma alternativa simples é buscar um apoio que eleve bastante o pé.



ESCOVAR OS DENTES

De pé, a inclinação para a frente típica da escovação joga toda a pressão da gravidade diretamente nos discos vertebrais". Para acabar com a mania, coloque uma mão na pia e mantenha esse braço estendido. “Deixar um dos membros inferiores dobrado, como na ilustração à direita, ativa uma musculatura do abdômen apta a suportar cargas, distribuindo melhor o peso corporal.



DIRIGIR

O caminho ao trabalho, quando percorrido de carro, apresenta ameaças específicas. A primeira — e talvez a maior delas — é o senso comum. "Grande parte da população acha que o encosto deve ficar a 90º com relação ao banco. Isso só aumenta a compressão sobre as vértebras", ensina Júlio Serrão.

O ideal é abrir essa angulação um pouquinho deve ficar a 110º . Certifique-se também de que os braços estejam suavemente dobrados e que as mãos fiquem logo acima da metade do volante. Se estiverem firmadas na parte de baixo, o trapézio reclama. Se ficarem muito no alto, é a região cervical que padece. Em torno de 80% das dores lombares não têm razão conhecida. O jeito é se precaver em toda situação.

Se você mora próximo ao trabalho faça a opção por uma caminhada. É uma boa oportunidade para realizar exercícios e aproveitar para perder uns quilinhos, acrescenta Pablo Valverde.

TRANSPORTE PÚBLICO

A questão neste caso é o tempo parado em pé. Aos poucos essa postura castiga a coluna, o que culmina em dores. Nessa situação, alterne as posições com constância, mas sem curvar o tronco. Vale a pena mudar a posição das pernas, dobre levemente os joelhos, segure-se nas barras, encostar-se na parede, mantenha as pernas abertas.



TIRAR MALA DO CARRO

A estratégia é realizar três movimentos independentes. Em primeiro lugar, dobre os joelhos para não inclinar as costas quando pegar a bagagem. Em seguida, volte à posição ereta, trazendo a mala para perto do corpo. Só quando estiver com ela bem firme nas mãos que você pode se virar e seguir seu caminho. A mudança de direção, junto com a puxada da mala, afeta um ligamento que dá estabilidade à espinha e, então, pode danificar toda a região.



EM FRENTE DO COMPUTADOR

O escritório é um dos ambientes que mais causam transtornos à coluna pelo tempo sentado de maneira errada em frente ao monitor", avalia o ortopedista Moisés Cohen, da universidade Federal de São Paulo. Se em muitos casos não dá para fugir desse cara a cara prolongado com o computador, pelo menos é possível se relacionar com ele sem machucar tanto as costas.

Comece pela tela: deixe-a a um braço de distância e certifique-se de que o topo dela esteja alinhado com a sua linha de visão. As coxas devem estar paralelas ao chão. E você reparou no apoio para os pés? "Ele impede que as nádegas venham para a frente. mas não pode possuir mais do que 15 centímetros, sob o risco de desalinhar as pernas", esclarece o fisioterapeuta Maurício Garcia. Lentes Bificais - se você faz uso delas, baixe a altura do monitor. Caso contrário, a cabeça se inclina, o que costumma terminar em dores no pescoço e nos ombros.

2/3 da população trabalham sentados - **para atenuar as consequências dessa postura, levanta-se a cada hora e dê uma breve caminhada. Aproveite e alongue-se. 37% das dores na coluna durante o expediente são ocasionadas pela adoção de uma postura inadequada.

Dores nas costas são as maiores responsáveis por falta no trabalho entre adultos jovens.

** Para Tightlacers que passam o dia sentadas, este item é PRIMORDIAL!




NA ACADEMIA - COLOCANDO PESOS 

Exercícios que fortalecem as costas e a região abdominal atenuam o impacto sobre as vértebras, desde que orientados por um profissional", destaca Sebastião Radominski, reumatologista da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Entretanto, o tiro pode sair pela culatra caso você não tenha atenção na hora de carregar as anilhas até o equipamento. Procure não dobrar o dorso, use as duas mãos e mantenha o peso próximo do corpo.




PEGAR CRIANÇA NO COLO (a mesma dica vale pra pegar coisas no chão)

Nada melhor do que tirar seu filho do chão e abraçá-lo assim que chegar em casa, não? Para não ter que abdicar desse hábito, ajoelhe-se em vez de dobrar o tronco quando for envolvê-lo em seus braços. E, na hora de se levantar, deixe-o bem junto do tórax.

fonte

Bom, é isso aí! Pela net você encontra muito mais dicas que ajudam na sua postura durante o dia a dia e que podem também contribuir para adaptação ao uso do corset.

Como curiosidade deixarei o link de um vídeo onde a autora mostra TODAS as atividades que as mulheres faziam no período vitoriano usando corsets (infelizmente a autora desativou a opção de incorporar o video em sites). CLIQUE AQUI para ver o vídeo: Busting Victorian myths: corsets

Para você que chegou agora no blog ou mesmo no mundinho do Tight Lacing, se está no computador, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui.  Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset, como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar o Tight Lacing. Leia TUDOOOO, sei que é muita coisa, mas garanto que a leitura vai contribuir e muito no seu Tight Lacing. 💋

UPDATE


21/set/2017 - Lembrei de outro vídeo ligado a postura x estética bem interessante. Então fica aí da dica ;)


Tem outro link bem legal com vários vídeos que ajudam na postura e INCLUSIVE dão uma melhorada naquela gordura das costas. Pois é! Aquele acumulo pode ser fruto de uma má postura ou até mesmo por alguma hiperlordose que você nem sabe que tem. Clique aqui para ver!

+BÔNUS: dica da Lenora lá no grupo TL e Fitness no Facebook: playlist no youtube com exercícios de alongamento que me ajudam demais na postura, clique aqui para ver.
Fique de olho na sua postura mesmo usando corset Fique de olho na sua postura mesmo usando corset Reviewed by Iris on Rating: 5

4 comentários:

  1. Íris, só queria te agradecer MUITO pelo seu blog, a 3 semanas estou devorando ele quase que todos os dias.
    Amo o jeito que vce escreve tudo minuciosamente, detalhadamente, com suporte de dados e profissionais, quando vejo o tamanho do texto já me sinto no paraíso pela riqueza de conteúdo.

    E venho falar que vce é uma guerreira, eu entrei em que todos os grupos grandes de TL e estou assustada com o nível de "conhecimento" da galera e pior "ajudando" outras.....
    Sem saber coloquei um texto seu sobre como se chegou a esse número de exercícios, quase fui apedrejada ahahhahahaahahahahahhahahahaa.
    Aí agora acabei de ver duas coisas que me convenceram a sair do grupo, uma indicando que o exercício ora lombar era dia sim e dia não e a outra era um monte de meninas sentindo dores piores de cólicas e dores que param depois que colocam o corset.....E acredita, até a adm tbm sente isso, una delas até cogitou ligação com a TL.....

    Mas enfim, prefiro sair para não ver absurdo assim do que arranjar briga com o grupo sendo que sou apenas uma estudante no momento ahahhaha....


    Mas SÓ QUERIA AGRADECER DE CORAÇÃO TUDO que vce fez por nós iniciantes, que quer estudar e aprender o máximo para ter um treino sério e levar como um estilo de vida, vce não tem noção da minha gratidão!!!!!

    Obrigada!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. PANDORAH LEFEVRE, obrigada pelas palavras viu!! Hoje acabei entrando na parte de comentários e vi que tinha um monte pra ser aprovado e vi o seu... MUITOOOOOOOO obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Iris você e demais. Devorando esse blog

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Rebeca!! ;) Fico feliz que meu blog esteja ajudando :-*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.