29 de mai de 2016

Encomendando seu corset, o que realmente importa?

Enviaram os prints deste tópico feito pela Dhy, corsetmaker da Saturnine Corsets, o motivo que me enviaram os prints foi outro,  uma outra corsetmaker com aquele velho e fadado argumento de que se não sabe costurar não pode falar de corsetZzZZzzz... enfimmm, mas o que a Dhy escreveu achei MUITO válido trazer aqui pro blog, e porque?

Além de lógico agregar informação, infelizmente o ANALFABETISMO FUNCIONAL assola este meu Brasil e acertou em cheio os grupos de hoje que focam o Tight Lacing principalmente no Facebook, junte isso ao ranço da preguiça de ler e pronto, a M tá feita :D (desculpe o palavreado).

Para não me alongar muito, vou transcrever tudo que ela escreveu (lembrando que ela se referiu as peças da grife DELA), ao final o que achar pertinente eu completo com algo. Vamos lá:


Com a propagação das informações através da web, blogs e grupos, o trabalho das corsetmakers está sendo divulgado e valorizado. PORÉM nem tudo o que está na internet é sinónimo de correto, além de demasiadas informações muito técnicas sobre as peças que geralmente deixam as iniciantes todas confusas.
Tenho recebido com freqüência alguns emails que mais parecem interrogatórios, acredito que a moderação dos grupos de corsets e blogueiras também estejam passando por algo semelhante.

Vou explicar detalhadamente porque essas perguntas todas não possuem nenhuma valia para fazer a encomenda da sua peça.

As principais perguntas recebidas muitas vezes enviadas a nós em forma de questionário

1 - QUANTAS CAMADAS DE TECIDO POSSUI O CORSET DE VOCÊS


A quantidade de camadas NÃO interfere na qualidade do corset! Muitos corsets de 1900 eram feitos com apenas UMA camada e temos exemplares destas peças até hoje. A quantidade de camadas está relacionada com a técnica, modelagem e tecido usado, não possui NENHUMA relação com efeito e durabilidade.

Obs.: exceção à isto, eu PARTICULARMENTE, tenho observado uma durabilidade menor no material de “telinha de algodão” sempre que uma cliente escolhe a telinha eu nunca deixo de avisar que com o tempo ela pode rasgar.

2 - QUANTOS PAINÉIS POSSUI O CORSET DE VOCÊS


DEPENDE! Não é um produto P-M-G pronto, por isso é feito sob medida. Um corset de uma cliente manequim 36 não tem a mesma quantidade de painéis de uma cliente tamanho 48. A corsetmaker é apta a definir e modelar a quantidade de painéis para uma cliente iniciante de Tight Lacing. Sobre os corsets com múltiplos painéis (com muitas divisões, conhecido como 18 painéis também) escreverei detalhadamente à parte em outra ocasião, pode ser usados por iniciantes por possuírem um custo elevado recomendados iniciar com modelos mais básicos. Ambos vão reduzir sua cintura, INDEPENDENTE da quantidade de painéis no resultado do Tight Lacing, é a modelagem que importa.

3 - QUAL O FORMATO DOS PAINÉIS


A guerra do painel reto x painel em V… gente, tem painel em C, tem painel em S… parem com esta história dos painéis. Alias recebi diversos emails de meninas perguntando se o painel em V é melhor porque leram em algum lugar que ele sustenta mais e isso é um MITO. Ele não é melhor nem pior, sobre isso também terá um post a parte. O formato dos painéis dependera de fatos como biotipo da cliente e modelagem da(o) corsetmakers.

4 - QUANTAS BARBATANAS POSSUI O CORSET DE VOCÊS?


E mais…

4.1 - QUAL O TIPO DE BARBATANA USAM E ONDE?


A quantidade de barbatanas NÃO IMPORTA no resultado, mesma coisa, cada cliente é diferente, algumas precisam de mais estruturação na peça outras são mais sensíveis e tem que ser o mínimo possível. Não há regra, o CORSET por definição é uma peça que precisa ter estrutura suficiente para suportar a pressão intra abdominal e promover a movimentação das costelas flutuantes para dentro.

5 - QUANTOS CENTÍMETROS REDUZEM


Outra pergunta que muitas vezes nos deixa de cabelo em pé! Existe o básico que é reduzir o mínimo no tórax e bacia e a redução considerável da cintura. PORÉM nós corsetmakers temos que levar em conta mais um fator: DENSIDADE corporal influencia. Os tecidos do corpo possuem densidades diferentes, sendo o tecido ósseo-cartilaginoso o mais rígido e denso e o tecido adiposo muito pouco denso. Então, ao comprimir uma pessoa magra ou atlética, temos um resultado completamente diferente de comprimir o corpo de uma pessoa plus size. Não podemos definir exatamente como serão as reduções até termos mais informações sobre o biotipo da cliente e fazermos o molde para ter corpo.

A MANIA DE NÚMEROS, CONTAGEM E QUANTIDADES!!!


O corset está num limbo entre a moda e a medicina. Ele é uma peça de vestuário, PORÉM promove modificação corporal. É compreensível então que as clientes inicialmente escolham o modelo se estivessem comprando uma roupa PORÉM agora lembrem-se que estão comprando um “TRATAMENTO”!!!

Ninguém fica escolhendo ortodontista pelo número de braquetes metálicos que vai ter seu aparelho, não escolhem personal trainer pelo número de exercícios que ele vai te passar. A escolha de um profissional se dá pela COMPETÊNCIA E CONFIANÇA e assim deve ser quando escolherem fazer seu corset!!!

AFINAL ENTÃO O QUE DEVO PERGUNTAR ÀS CORSETMAKERS AO ENCOMENDAR OU ORÇAR MEU CORSET?


A pergunta deve ser simples. Assim as corsetmakers podem junto a você elaborar o melhor modelo.

Estou interessada em praticar tight lacing e gostaria de saber qual seria o modelo ideal para mim?

A partir daí a corsetmaker vai fazer um monte de perguntas sobre seu corpo e rotina até definir o corset que se enquadre.

MAS GOSTEI MUITO DE UM MODELO DO SITE, COMO FAÇO ?? NÃO POSSO ESCOLHER ELE??


Sim, entre em contato com a corsetmaker falando:

Olá, gostei muito desse modelo X do site de vocês, sou iniciante e vou começar o tight lacing, gostaria de saber se este corset é apropriado para mim?

Como os corsets são feitos um a um sob medida, isso nos permite muitas modificações, então caso o modelo escolhido não seja o melhor para você, ainda assim temos a possibilidade de fazer alterações até que ele fique ideal.


MINHA OPINIÃO SOBRE O QUE FOI EXPOSTO


Agora é minha vez, a Iris aqui, de colocar algo. Bem, a Dhy acredito que foi bem objetiva nas respostas, escreveu algo que não tem como ter dúvidas, mas tentarei completar com algo...

1 - CAMADAS DE TECIDO


Acredito que este lance de quantas camadas se deu pelo motivo que tem grife que tem na descrição do produto, por exemplo, "4 camadas de sarja acetinada". E como a cliente está naquela fase de pesquisa e ao mesmo tempo já não sabe nada da estrutura de um corset ou mesmo de tecido, lê a palavra SARJA e BUMMM na cabeça dela já acha que TODO corset de sarja "TEM QUE"  ter esta quantidade, ela abstrai o acetinado e outros detalhes.

Em épocas passadas, lá nos primórdios do orkut,  algumas corsetmakers (umas já nem existem mais) colocavam jeans, lona entre outras coisas no miolo do corset, o que fazia com que o corset ficassem demasiadamente pesado, mas isso é algo meio do passado, hoje acredito que muitas já evoluíram no quesito "peso" do corset, pois isso liga ao conforto da peça, e conforto também é algo que foi buscado pela maioria das grifes que estão aí até hoje.

Como bem dito ela Dhy, existem corsets e 1900 e bolinhas com uma camada só, e hoje temos o corset de tela, e ele tem uma camada só, então SIM é normal você encontrar um corset com APENAS uma camada, não estranhem.

Sobre o detalhe da tela de algodão ser mais frágil > SIM, isso também tenho notado já faz uns 3/4 anos, obviamente só de olhar, pela trama mesmo você percebe que ele é mais frágil, mas até ai ok, como já escrevi no tópico TELA ALGODÃO x TELA POLIÉSTER (veja aqui), a tela de algodão tem seu valor, mas é preciso saber cuidar do corset. Acontece que tem uma mulherada que está DETONANDO o corset em um, dois meses, eu JURO que não sei o que fazem - mas já vi fotos de alguns que dá uma dó no coração.


2 - QUANTIDADE DE PAINÉIS


Acho que esta dúvida de quantidade de painéis deve ter aumento justamente pelo surgimento do corset de múltiplos painéis que foi lançado primeiramente pela Ferrer Corsets. E assim como a Dhy escreveu, o "x" da questão é a MODELAGEM, escrevi exatamente isso aqui no blog no tópico UNDERBUST COMUM x UNDERBUST 18 PAINÉIS.

Sobre iniciantes começarem com um corset com mais painéis (múltiplos paines / 18 apinéis), tenho também a mesma opinião que a Dhy, a questão neste detalhe ai é apenas o custo da peça, e uma novata que nem sabe se vai levar o TL a diante, coisa que também escrevi no tópico que citei acima em uma das atualizações que fiz por lá, se quiser ler tudo, clique aqui.


3 - FORMATO DOS PAINÉIS (o mito - reto ou V)



Ah esta aí eu já vi muito nos grupos e confesso que era uma info que eu não sabia, até este ano (ou ano passado não sei exatamente qdo) em que um dia a Sher, corsetmaker da grife Madame Sher Corsets, escreveu em um comentário dizendo que os em V davam mais suporte ao ventre, acabei printando a info e colocando como curiosidade aqui pelo blog. Aliás acho que nem fui eu que printei, peguei de alguém que printou >>

informação dada em comentário sobre os corsets da grife - Madame Sher Corsets - print feito por um membro da TIGHT LACING e FITNESS
tópico original de onde veio a resposta - veio do grupo TIGHT LACING e FITNESS - JAN/15

Acontece que apenas comentário assim solto e quem lê já não tem muita noção da confecção já acha que a coisa é regra, nessa acredito que eu tenho um tiquinho de culpa aí em repassar a informação, no caso apenas tive o "empenho" e guardar a informação solta, mas eu poderia ter feito ao menos uma observação embaixo da imagem dizendo que aquilo era uma observação referente aos corsets da Madame Sher Corsets, faço um "mea culpa" aqui pois posso ter contribuído pelo analfabetismo funcional alheio. Junte isso ao telefone sem fio, e o MITO tá feito :/. (update 30/05 - agora ta ai acima tb o print do tópico original de 2015 com a pergunta e assim tudo fica dentro de um contexto.)

A Dhy e a Val, da grife La Sorciere completaram mais sobre este detalhe do formato dos painéis nos comentários do tópico da Dhy neste outro grupo:




Aliás foi comentado muito mais coisa e teve a participação de outras corsetmakers (no final do post tem os prints), mas pra não ficar longo agora, vou resumir este lance dos painéis: RETO ou em V um não é pior nem melhor que o outro, a modelagem + corpo da cliente que serão fatores decisivos para a grife recomendar ou um ou outro para cliente, portanto, é a própria grife que vai falar isso para a cliente e ninguém mais, THE END. (se tinha alguma dúvida disso num grupo eu NUNCA sugestionava reto e V pra ngm, sempre falei pra falar com a grife - farei um post a parte para que esta info fique melhor destacada.)

[update 30/07/16] + detalhes sobre os PAINÉIS RETO ou V, clique aqui.

4 e 4.1 - QUANTIDADE DE BARBATANAS / ONDE ESTÃO AS BARBATANAS


Esta achei engraçada eu confesso, pois o que tem de corset xing-ling com 28 sei lá quantas mil barbatanas não tá no gibi e eles são um verdadeiro TUBO. Na maioria dos casos pelas fotos da pra ver onde estão as barbatanas pelas costuras das canaletas, mas outras realmente não tem como ver.

Vou supor que esta questão da quantidade de barbatanas foi por causa de um detalhe que falei uma vez sobre barbatanas duplas, como isso é algo longo para reescrever, se você está interessada em ler o que é, leia o tópico COMO ESCOLHER SUA CORSETMAKER, no final tem vários prints de um bate papo sincero sobre quantidade de barbatanas x valor de corset.


5 - REDUÇÃO


Bom, esta ai é falta de leitura MESMO da cliente, essa não tem como levar pro ANALFABETISMO FUNCIONAL, me desculpem quem já perguntou essa pra corsetmaker. Isso ai está mais do que dito aqui no blog nos tópicos que escrevi sobre o assunto, veja aqui e aqui. E eu pelo menos nos grupos que participo isso também está BEM claro.

Foca na info, a redução tem que ser COMPATÍVEL com seu biotipo, lembra que corset é feito sob medida, então, como a corsetmaker vai falar que vai reduzir X ou Y se nem sabe sua medida e nem fez seu molde? Menos gente, bem menos ;) vamos usar o bom senso!

AFINAL IRIS, QUANDO EU ENTRAR EM CONTATO COM A GRIFE QUE JÁ VI QUE É DE CONFIANÇA E GOSTEI DO TRABALHO, O QUE DEVO PERGUNTAR?


Foca no que a Dhy falou e vai no básico:

OPÇÃO1: Estou interessada em praticar tight lacing e gostaria de saber qual seria o modelo ideal para mim? 

OPÇÃO 2: Gostei muito desse modelo X do site de vocês gostaria de saber se este corset é apropriado para mim?

Junto mande fotos suas de frente, lado e costas (assim a corsetmaker terá uma noção de como é seu corpo). Pronto e A-C-A-B-O-U!

Se você já viu que a grife faz parte de uma lista confiável já tem meio caminho andado, de resto você vai descobrindo depois deste primeiro contato, CONFIE NA CORSETMAKER.


Eu sempre falo para que a escolha e compra de um corset não seja feita de sopetão, pesquise, faça perguntas lógico, mas gente, não precisa enviar um mini questionário pra corsetmaker né :D Sério, já vejo a pessoa montando o questionário e enviando pra várias o mesmo e depois comparando as respostas :D

Gente vão com calma, é sério! Criem um vínculo, uma amizade. Já comentei certa vez aqui no blog, antigamente a coisa era diferente num grau que clientes são amigas/colegas das (os) corsetmakers até hoje.

A ERA DAS TREVAS NO TIGHT LACING



Já brinquei uma vez e disse que estamos na ERA DAS TREVAS NO TIGHT LACING, justamente por causa das FIAS que povoam os grupos de Tight Lacing. Mas falando sério, apesar de ter corsetmaker nosense que culpa blogueira e inclusive a mim :D imagine, o blog tem mais de 10 anos e justo o tópico de 3 anos atrás foi responsável pelo que ela reclama que aconteceu ano passado :D mas na minha opinião a "culpa" é de um todo:

• O PERFIL DAS FIAS DOS GRUPOS

Eu vejo mais a coisa justamente no ANALFABETISMO FUNCIONAL + IMEDIATISMO, é o ranço desta nova geração e ponto final, aqui não tem rodeios.

• GRUPOS DE TL NO FACEBOOK

Grupos que visam apenas aumentar membros, visam em ter quantidade e saem divulgando grupo de Tight Lacing em grupo de plástica, de aliexpress (onde vende cinta), e sabe lá mais em que tipo de outro grupo nada a ver. Isso é FATO, pois teve admin de grupo que me contou isso em off! Numa disputa de ego para ver quem tem o maior grupo de TL no Facebook fazem isso... alouuu jardim de infância :D

Sim, e reconheço que tem muita gente, assim como eu, dentro destes mesmos grupos empenhada a compartilhar e repassar de fato informação que vem das próprias corsetmakers.

•  SITES DE GRIFE SEM INFO / KD O PÓS VENDA / KD O PRÉ VENDA (acho este item o mais importante, afinal o produto é delas...)

Tirando corsetmaker nosense que citei no começo deste texto que culpa inclusive a mim pela ERA DAS TREVAS :D, os sites das grife hoje e sempre foram o MÍNIMO do MÍNIMO que um site deve ter de informação, e quando tem são MUITO desorganizadas. Tem site de corsetmaker que está com as mesmas informações há 10 anos, uma ou outra coisa nova e inclusive a informação está ainda escondida, uns 3/4 clicks para achar uma informação simples.

A corsetmaker nosense, por exemplo, sempre compartilha muito conteúdo mais nas redes do que no próprio site, mas vai lá tentar procurar de novo, não tem como, do que valeu então? Valeu apenas pra meia dúzia de clientes que conseguiram ver o conteúdo na hora que foi compartilhado, quem pintou agora nem vai achar aquilo mais.

Ok, eu entendo que as corsetmakers inclusive as mais conhecidas não tem que saber disso, elas estão empenhadas em melhorar o produto delas, mas chega um momento na empresa que está na hora de ficar mais profissional né, e falo isso num todo, principalmente no atendimento ao cliente e na própria administração do negócio.

Os sites das grifes tem ou conteúdo zero ou conteúdo pra lá de escondido. Pós-venda é algo inexistente em 99,9% das grifes. A pessoa compra, recebe uma caixa, um saquinho com o produto e FIM! Não recebe depois NENHUM: e ai? está fazendo o seasoning? como está o corset? gostou?

E adivinha onde a pessoa vai caçar a resposta se algo deu problema no corset? NOS GRUPOS, sim aqueles que estão preocupados mais em inflar de membros e conta-se nos dedos quem está afim mesmo de compartilhar info.

É um ciclo bem maluco isso, né? Então culpar apenas UMA/UM pela ERA DAS TREVAS é realmente não ter noção do cenário todo! Isso não falei pra Dhy não, pois ela tem noção e sabe o que escrevi acima pois já bati um bato com ela há um bom tempo atrás sobre isso, falo pra corsetmaker nosense mesmo, o problema está no todo diante o novo perfil das interessadas em corsets nestes e últimos anos depois do BOOM de grupos de TL no Facebook e as musas fitness e suas cintas de borracha.

Como resolver isso? Sinceramente falando? Na minha opinião acho que se as grifes melhorarem o sites que elas tem de VERDADE já é um bom caminho andado. Mesmo que uma possível cliente encontre algo escrito de forma "truncada" num grupo numa rede social ou até aqui neste blog, ela cai no site da grife e lá tem tudo que precisa, por etapas, por videos (analfabetismo funcional se ataca com video e desenho em básico de preferência bem infatilizado - rs). Quando a cliente recebe o produto junto vem um livreto com o BE-A-BÁ da coisa toda, passou 2 semanas, manda um email para cliente perguntando como está o seasoning, a grife TEM que criar um vinculo... e isso é coisa de marketing atual.

A partir do momento que a grife criar um VINCULO AFETIVO com a cliente ela vai cada vez mais parar de procurar grupos e quando procurar é para falar o quanto gostou do atendimento e afins e ainda por estar super bem informada vai repassar a info para outras novatas do grupo e ai que um novo ciclo será formado, olha só que beleza ;)

Vamos resumir e repetir, de novo? SIMMMM!

Escolheu a grife? Você vai mandar um email escrito assim:

OPÇÃO 1: Estou interessada em praticar tight lacing e gostaria de saber qual seria o modelo ideal para mim? 

OPÇÃO 2:
Gostei muito desse modelo X do site de vocês gostaria de saber se este corset é apropriado para mim?


Junto mande fotos suas de frente, lado e costas. 


Pronto e A-C-A-B-O-U! A partir daí deixe a coisa rolar, deixe fluirrrrrrrrr, vai lendo sobre Tight Lacing dai quando a corsetmaker ou a equipe de atendimento responder, ela vai te orientar na medida do possível ;)

[update 25/09/16] Se você leu até aqui e fala que leu tudo e solta a pérola perguntando no comentário"que leu e entendeu tudinho, mas onde comprar o conserlt?". Fia, respira fundo e leia de novo, inclusive foram citados varios nomes de grife, veja como sua leitura e entendimento foi nulo. Leia de novo e desta vez clique nos links sugeridos, se você leu "tudinho" já sabe que não é só compra um CORSET e atochar no corpo, afinal Tight Lacing é uma modificação corporal óssea. ;)


PRINTS ORIGINAIS DO TÓPICO DA DHY


Como teve muita info no tópico, e ele rendeu bem mais neste outro grupo, o Tight Lacing e Corset Style, pedi para quem me enviou os primeiros prints mandar outros e ela acabou me enviando alguns comentários que ela julgou que tinha informação legal vinda das corsetmakers que participaram também do papo. Então ficam aí apenas para registro:


print do tópico original - print do mesmo tópico feito na Tight Lacing e Fitness

ALGUNS DOS COMENTÁRIOS QUE SEGUIRAM SOBRE ALGUNS PONTOS ABORDADOS PELA DHY NO OUTRO GRUPO QUE RENDEU MAIS O ASSUNTO (borrei os nomes de quem não é corsetmaker que participou do papo, mas da pra entender a colocação de cada uma...)
















prints enviados - comentários no grupo TL e Corset Style.

Bom, foi isso que recebi, já tem coisa até demais, mas deu pra ter uma ideia do papo. Vou apenas comentar um ponto que surgiu sobre "teorias que mudam a todo instante" que foi levantado por uma moça num dos comentários.

Eu nunca vi desta forma, como uma teoria, o que uma corsetmaker compartilha sobre a técnica dela que envolve a corsetaria nem quando ainda o povo estava aprendendo lá na época de orkut. A questão são MÉTODOS DE CONFECÇÃO que variam de grife para grife, não tem como isso não variar entre elas e isso é bem lógico se você pensar, são experiências diferentes, anos de mercado diferente, estudos diferentes e por aí vai. Lógico que tem coisa básicas e vitais, lógico que sim, aí é o mínimo que a pessoa tem que saber para sentar numa cadeira de costura, mas em outras tantas não tem como não variar, então tenha isso em mente quando ler uma informação compartilhada:

QUEM FOI QUE DISSE? QUAL CORSETMAKER DISSE? ELA FALOU DOS PRÓPRIOS CORSETS OU DE UMA FORMA GERAL?

E isso é uma questão também de senso crítico e uma pitada de desenvolvimento cognitivo, né mulherada. Vamos lá se fazer estes tipos de perguntas quando se deparar com qualquer tipo de informação vinda de qualquer lugar e sobre tudo, afinal isso se aplica não só ao assunto corset ou tight lacing mas PRA TUDO, tem que analisar, se perguntar para desenvolver a capacidade de pensar e compreender aquilo que leu.

ENFIMMMM ... o tópico ficou longo mas informação e reflexão não vai faltar pra você aí pensar ao longo do dia ;)

Só para completar, os prints enviados quando fiz download do Facebook baixaram muito a qualidade da imagem, acredito que quem acessar este tópico pelo celular não conseguirá ler nada, qualquer coisa acesse pelo computador, ok? ;)

Bom, fica meu MUITO OBRIGADA para a moça que me enviou os prints e teve a MAIOR paciência de fazer os outros depois que eu pedi. Muito OBRIGADA ;) :* Se souber de mais coisa que realmente vale a pena a informação para que não fique restrita em apenas um grupo, pode mandar pra mim que tento organizar e informar da melhor forma possível pro pessoal que não só visita este blog como os grupos que participo. VALEUUU! Informação que vale a pena PRECISA ser compartilhada e não ficar restrita num canto só!

Se surgir mais algo para completar o assunto vou publicando por aqui mesmo. Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

31/05/16 - Recebi um txt de uma FIA que curte plantar uma mentira em grupo, aliás acredito que ela tem probleminha para interpretação de textos, então para ajudar o analfabetismo funcional alheio eu desenhei:

fia REVOLTS no grupo que foi citado neste tópico / detalhe: esta fia já bloqueei ela há tempos por causa de outro evento.

FIA, FOCA NA INFO, fiz desenhinho pra entender:

imagem: créditos/menção > versão ceguetas

Será que agora a turma cega vê a menção ao grupo feita desde que o tópico foi pro ar? Pega o óculos de grau FIA :D Pois é, EU dou créditos ;) ao contrário de muita gente que mal cita uma referência a este blog quando pega texto meu e reescreve e coloca o próprio nome como se as informações tivessem vindo exclusivamente dela :D ;)


Enfim, tá ai ;) Cuidado em afirmar coisas da qual não sabe direito, nem leu direito OU PIOR, leu e por falta daquela aula básica de interpretação de texto na escola, levanta acusações absurdas  apontando o dedo que é uma beleza.

Sei que tem gente que CURRRRRRRRRTE passar vergonha na net, mas vai gostar assim lá longe, hein CS, já não é a primeira vez - tanto que de outra te bloqueei com gosto pois já vi sua dificuldade de interpretação, mas desta vez bateu aquela pena e resolvi ajudar desenhando.
....

Dica de leitura pra quem como a CS curte apontar o dedo e não olhar o próprio bumbum, clique aqui.

Se você leu todo o teopico acha que entendeu e vem com a pérola, onde comprar o conserlt... FIA, le de novo e desta vez clique nos links indicados, agora se você não sabe o que é link, desencana do TL




2 comentários:

Lunna Apocallyptica Avenger disse...

Iris, sobre o modelo de painéis em V, resumindo o que a Sher falou "em corpos grandes e médios dá uma ilusão de ótica, o caimento fica melhor no baixo ventre". Ou seja, nenhum segura as banhas, pelo que entendi, nem o da Sher! Caimento é "como ela fica no corpo" e "ilusão de ótica" é isso mesmo: ilusão. Até porque nenhum corset, que eu entendi (não sou corsetier, só leio, principalmente seu blog), tira a barriga, só diminui a cintura, não é isso?

Só a aparência que fica melhor, porque cortes em V (agora, nesse ponto eu falo como costureira) alongam a silhueta dando a IMPRESSÃO de que é mais fina e longa. É só visualmente. O que vai reduzir o pânceps são os trezentos abs e o fim da gula.

Iris • IFD disse...

Sim, fiz um tópico a parte sobre esta questão esclarecendo: http://tightlacing.blogspot.com.br/2016/05/painel-reto-ou-v-o-dilema-ou-sera-lenda.html

Postar um comentário