recent posts

Pesquisando corsets e priorizando PRAZO? Não faça esta BURRADA!

Senta que lá vem textão! Fiz um tópico há pouco tempo, o "Pesquisando corsets e priorizando PREÇO? Não faça esta BURRADA!", e hoje, me vi "obrigada" a fazer uma outra versão falando sobre PRAZO.


Maioria dos grupos de Tight Lacing possui uma lista de grifes indicadas, confesso que quem começou este lance de lista foi euzinha aqui no blog, lista criada em 2008, ou seja, DOIS ANOS DEPOIS DO MEU TL, a lista está aí até hoje e sempre atualizo quando possível, veja aqui.

Só depois de ter muito contato com peças de algumas grifes na época, ler muitos relatos na época nos grupos de Tight Lacing no finado orkut, ler muito sobre corsets que achei interessante criar esta lista, na época não existiam muitas grifes sérias que se dedicavam a fazer um corset "de verdade" e principalmente para prática do Tight Lacing. De lá pra cá teve grife que faliu, teve grife que eu NUNCA coloquei na lista por fazer uma peça meia boca, teve grife com problemas de entrega, problemas SERIOS de redução irresponsável e por aí vai.

Em todos estes casos eu tirava e tiro da lista, os que envolve saúde são dois palitos pra tirar. Antes eu mantinha a parte de comentários da lista aberta até mesmo pra clientes destas grifes deixarem um feedback ou para que eu atualizasse colocando o motivo que X ou Y foi tirada da lista, mas por motivos de força maior e ficar um pouco desgostosa em uns acontecimentos eu "tranquei" esta parte, deixei invísivel, e o que restou foi a lista NUA e CRUA.

Existem outras grifes além da lista? ÓBVIO que existem! Tem aquelas já tem alguns anos de mercado que não vão entrar na lista pois são as que pararam no tempo faz o mesmissimo corset há anos e não evoluíram, grifes em que o corsetmaker da umas orientações totalmente sem noção para as clientes - do tipo "só usar o corset que você vai emagrecer... você acabou de ter neném, pode usar o corset, ta tudo bem" (sim já li estes absurdos vindo de "profiCionaU" que pensa que faz corsets),  tem as grifes que dizem que evoluíram mas pinta um probleminha aqui e outro acolá que envolve o mesmo problema que rolava em anos passados. E existem as que realmente estão começando agora, que ainda não foram citadas em algum grupo ou por alguém que eu conheça e ela infelizmente por enquanto passa desapercebida da minha lista ou de outra, MAS com certeza estas pessoas se eu ver ou quando alguém me da um toque sobre o trabalho dela eu fico escondidinha acompanhando o trabalho de longe, e quando ela menos esperar PUFF coloco na lista, eu nem aviso a pessoa nem nada, eu coloco pois de acordo com o meu conhecimento que adquiri estes anos, achei que seria legal tê-la na lista como mais uma opção pra quem se interessa por um corset para Tight Lacing :)

Sei que tanto eu e nos grupos que participo a LISTA é feita com muito cuidado, sem querer querendo é uma baita responsabilidade, pois qualquer problema que pode dar em quem você acha que podem jogar a culpa? Em quem indicou, ÓBVIO! Por este motivo que sempre bato nesta tecla, a lista por mais cuidado que, no meu caso, tomei, você não pode deixar de parar de PESQUISAR (leia mais sobre isso aqui). Pesquisar sobre estrutura do corset, sobre o material usado, sobre a grife em si, sobre reclamações, eu falo DESTE TIPO DE PESQUISA, uma pesquisa que fará com que você decida quem terá o privilégio de fazer seu corset (leia mais sobre isso aqui).

Só que INFELIZMENTE tem aquelas "fias" que procuram corset para Tight Lacing priorizando o preço Ou, agora surgiu uma nova "CATIGURIA", que na pesquisa priorizam o PRAZO DE ENTREGA. Destas, tem as que já estão ciente da existência de uma lista de indicadas, sabe que a lista foi selecionada por alguém que ao menos tem "um pouco", pra não dizer MUITO MAIS conhecimento que ela sobre corsets, MAS ela não leu NADA, nem sobre estrutura dos corsets, sobre tecidos, sobre barbatana, sobre painéis, o problema dela não é o preço mas o PRAZO. E tem as que o problema além de não querer ler nada, quer PREÇO + PRAZO, estas não tem salvação, desculpe, mas quem é assim vai aprender com o erro e rezo para não ser algo que envolva a saúde.

Usando um trecho do texto da Natalia Marçon pubicado no grupo Tight Lacing e Fitness: "Sinceramente acho barato um corset de 350 ~ 450 reais e sim você encontra bons corsets nessa faixa, porém serão modelos bem simples, mas suficientes para a prática", corsets estes que se você tiver cuidado podem durar ANOS, eu mesma tenho corset com agora 11 aninhos de idade, mandei reformar uma vez, em 2008, e está INTEIRO (veja aqui).

"Estamos falando de uma peça artesanal, e sim, algumas grifes conseguem um prazo menor, pois são maiores e tem mais estrutura e mais funcionários, mas isso age diretamente no preço final da peça".

O prazo da maioria das grifes indicadas é  bem semelhante, segundo a Dhy, corsetmaker da Saturnine Corsets, um underbust básico para Tight Lacing demanda, NO MÍNIMO, 12 horas de trabalho, isso se o corsetmaker tiver uma equipe, caso não tenha a confecção deste corset pode demandar até 3 dias de trabalho. Veja, isso em apenas UMA PEÇA básica! E praticamente ocorre o mesmo tempo de confecção em outras grifes.

Desabafo publicado no grupo Tight Lacing e Fitness

Agora pense, não estamos falando de apenas UM corset, só o seu que tem que ser feito, estamos falando de muitas pessoas fazendo suas encomendas e quanto mais encomendas a empresa tem, mais ela estende o prazo de entrega para suprir toda esta demanda.

Agora você vai pegar o gancho e falar:

ORAS, CONTRATE MAIS FUNCIONÁRIOS!


Eu pelo menos já fui testemunha de corsetmakers que pegavam 5/6 costureiras, tentavam ensinar algumas coisas e do nada elas sumiam, outras falavam que sabiam fazer X ou Y e não sabiam nada, corsetmaker que ficou mais de 6 meses pra conseguir montar um time de costureiras bacana pra atender a demanda, então ainda temos o quesito de encontrar mão de obra QUALIFICADA.

Pois é fia, quando se tem mais despesas com funcionários (e outras coisas também) para produzir um produto, adivinha quem vai pagar este gasto a mais para você ter seu lindo corset na mão? VOCÊ! Você mesma fia, que reclama de preço ;)

E o que está rolando agora no mundinho do Tight Lacing e que SUPER APOIO? As pequenas grifes, aquelas que a corsetmaker, faz o corset, faz o atendimento e ainda despacha a peça no correio - estão LIMITANDO A PRODUÇÃO. Não foram todas ainda, mas acredito de verdade que isso será adotado com o tempo por outras.

Eu sinceramente acho ÓTIMO, infelizmente esta nova leva de pessoas que procuram corsets para Tight Lacing e muitas vindas de grupos no Facebook que não querem saber de nada, não leem, encaram o corset como blusinha regatinha de baciada que vende no centrão da cidade, elas devem trazer mais problemas para as grifes do que outra coisa.


CUIDADO com grifes fast food!

e da-lhe a produção do corset fast food, rapidim no capricho - "aimmm que vinco lindo! e tá mais barato que as outras!" - disse a cRiente que manja de modelagem.

Corset é uma peça artesanal, não adianta. Como no Tight Lacing sua saúde está diretamente envolvida, não é uma peça para ser feita a toque de caixa, como produção em massa. Na história do corset isso já aconteceu, o corset foi levado a níveis de produção industrial e deu no que deu, problemas de saúde. Cada corpo é único e a peça será usada para uma modificação ÓSSEA. Sacou a seriedade da coisa? MODIFICAÇÃO ÓSSEA!


Substitua a palavra DRESS por CORSET, por exemplo ;) Achei fofo o video e tive que colocar aqui. Epsódio 14; 'Suited for Success'. Rarity - My little poney 2

Pensando como empresa, acho melhor ter 10 clientes "ponta firme", do que ter 100 clientes que só me trazem problemas simplesmente por não terem compreensão de todo o processo de confecção de um corset.

Fora a saúde das profissionais. Ano passado e começo deste ano vi comunicados oficiais nas fan pages de grifes e grupos de Tight Lacing falando sobre as corsetmakers que tiveram problemas de saúde causado por stress e por conta disso atrasaram toda sua produção.

Pensando como cliente, num primeiro momento tem aquele baque, MAS, modéstia parte, como tenho bom senso, prefiro bem mais que aconteça isso, que me traz uma certa segurança que meu pedido vai realmente chegar naquele prazo estipulado e terá mais atenção da corsetmaker que não atrasará toda confecção por conta de uma estafa qualquer.

Provavelmente esta limitação na produção das grifes pequenas e que tem um preço de corset relativamente mais baixo (não muito) das que são consideradas TOP, faça surgir uma outra "CATIGURIA", mas por hora vou focar na que busca e prioriza o PRAZO.

Como atualmente os prazos de confecção da maioria das indicadas é na base de 40/60/70 DIAS ÚTEIS, nesta de procurar prazo a fia cai numa grife que ninguém ouviu falar ou cai no MERCADO LIVRE, sim ela cai lá. Lembre-se, ela não leu nada sobre a estrutura de um corset, a única coisa que ela conseguiu assimilar quando foi a terceira linha sobre "O QUE É TIGHT LACING" publicada  no GUIA INICIANTE de um grupo qualquer no Facebook, foi: "é o uso de um corset, de preferência feito SOB MEDIDA, por um longo período..." ela captou o SOB MEDIDA e sai a caça, e da maioria do que eu já vi, cai JUSTAMENTE na tosqueira da tosqueira.

Um exemplo do que já vi, o corset tem o tecido todo enrrugado, tem dois painéis na frente e dois atrás e uma barbataninha fina entre eles, mal modelagem o corset tem, enfim, o supra sumo da tosquice, MAS, olha só a baita "vantagem", tchan tchan tchannnn: ENTREGA EM 15 DIAS. O zoinho da fia até brilha quando vê o prazo!


Corsetmaker da Saturnine Corsets

Gente, não faz isso não! É sério! É seu corpo que está em jogo! JAMAIS coloque PRAZO acima de QUALIDADE! Onde vamos parar? Estamos falando do seu corpo, da sua saúde! Várias vezes eu me pego pensando: Puxa vida, eu sou mais preocupada com a saúde da fia do que ela mesmo tem com o próprio corpo. Maluco isso, né?!

Já disse uma vez num grupo de TL, a procura de um corset não deve ser encarada como um ida no centrão da cidade pra comprar regatinha podrinha vendida de baciada.

Tenha calma, a procura do corset é um processo, o Tight Lacing é um processo, se você fica nessa angústia pra ter rapidamente um corset, será que o mesmo vai acontecer durante o Tight Lacing? Vai ficar numa busca por um resultado rápido? Eu de verdade acredito que sim, e se você tem este pensamento já pode desencanar do Tight Lacing. PACIÊNCIA é a palavra chave para a prática, tudo que vem rápido vai rápido (leia mais aqui e aqui).

No outro tópico que mencionei logo no inicio deste, fiz uma listinha de outros tópicos que estão espalhados aqui no blog bem interessantes para quem busca saber mais sobre a estrutura de um corset. Leia cada um deles com calma, o assunto é denso, mas garanto que é super interessante:

• Na escolha da sua corsetmaker...: tem umas diquinhas de OURO bem detalhadas, tais como: pesquisar reclamações das grifes no google e nos grupos, evitar escolha de grifes onde só disponibilizam fotos de corsets em almofadas (fazer cintura em almofada é fácil), quantidade de barbatanas (corset baratim com barbatana bem fininha entre os paineis), fita de zinco, evitar corset de zíper e colchetes (busks são mais propriados e foram criados para ser usados em corsets)...

• Anatomia de um corset, estrutura e nomes
• Underbust x Waist Cincher. Qual escolher?
• Underbust comum x Underbust 18 painéis
• A lenda urbana dos corsets com ancas
• VIDEO: Corset fashion ou Tight Lacing... Como escolher?

• TECIDO: Tela de algodão x Tela de Poliéster
• TECIDO: Gabardine ou Sarja
• Tecido enrugado, o efeito muffin...

• Por que a cintura do meu corset não ficou vincada igual da colega do grupo?
• Modelos e Modelagens são coisas diferentes
• CURIOSIDADE: Decotes, modelos e afins

• Corset x Corselet
• Cuidado com falsos corsets
• Reduções irresponsáveis nas medidas do tórax e bacia
• A saga das reduções irresponsáveis
• Você vê corsets estranhos com que frequência? O tempo todo!
• Corset puxadinho
• Bico no corset
• Corsets com busk torto

• Sobre as listas de recomendações de corsetmakers
 Caçadoras de promoção de corsets nas redes sociais

• Como fazer um Ribbon Corset 
• Como fazer um Underbust básico de Coutil com duas camadas 
• Como fazer um Waist Cincher (Ribbon) - Parte 1 / Parte 2
• Um pouco da historia do Ribbon Corset
• Diversos tutoriais de como fazer um corset por Sidney Eillen
• Barbatanas
• Busks

• DESAFIO 52 SEMANAS: Faça um cofrinho e compre seu corset

Estes são os tópicos que acho interessantes para você ler e ter uma visão geral sobre a construção de um corset, sobre os materiais envolvidos e etc. Isso não te limita a ir além destes tópicos, você pode muito bem fazer sua pesquisa e até perguntar para as corsetmakers coisas que estão ligadas diretamente a confecção, a modelagem, tenho certeza que elas ficarão até contentes com este tipo de pergunta, pois hoje em dia não é muito corriqueiro, em épocas de orkut a gente era bem mais interessada nesta parte da confecção mesmo.

PARA SIMPLIFICAR: Se você não quer ler nada e entender como é um corset, entre em contato com a sua corsetmaker, envie suas fotos - frente / lado e costas - pergunte para ela qual seria o modelo ideial para seu biotipo e suas necessidade e pronto só aguardar a resposta e dai em diante vocês podem trocar uma ideia e definir o que é melhor para você.

Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

Se você quer um corset feito rápido, tenha isso em mente ;)

PARA COMPLETAR


Teve um texto da Jordana Satin, no grupo Tight Lacing e Fitness que abordou este assunto sobre PRAZO, mas sob uma outra vertente: aquelas que compraram de alguma das grifes da lista de indicadas do grupo, mas dão uma "pirada" na questão de reclamação. Pois bem, a Jordana escreveu 4 DICAS DE OURO SOBRE RECLAMAÇÃO DE PRAZO - LISTA GRIFES INDICADAS que achei bacana colocar aqui:

1. Não espere respostas imediatas, se a grife não responde logo (no whatsapp, por exemplo): tente outros meios de comunicação: e-mail, página no facebook e inbox pessoal da corsetmaker em últimos casos.

2. Essa é redundante, mas vale a pena ver de novo: Tenha calma, paciência, respeito e compreensão. Corsetmakers têm vida também, algumas além de confeccionar, fazer o molde e estruturar o corset sozinhas, também têm que ir ao correio postar as encomendas, comprar tecidos e materiais necessários, mandar a máquina de costura pro conserto, caso ela estrague, se sobrar tempo elas dormem, arrumam a casa e almoçam... e caso fiquem doentes, algumas ainda tentam trabalhar mesmo nestas condições.

3. Caso a corsetmaker tenha alguma assistente para responder as clientes, é porque não tem tempo para fazê-lo. Portanto, mantenha a calma e paciência e entre em contato com essa outra pessoa para lhe responder.

4. Expor a sua reclamação sobre a grife pode ser considerado difamação. Só procure ajuda quando não tiver obtido respostas da grife. Se você não receber seu corset dentro do prazo estipulado pela grife, é seu direito pedir a troca do produto ou prestação de serviço equivalente, cancelamento do pedido ou restituição de valor já pago. Porém, lembre-se: tenha bom senso, não é uma profissão como outra qualquer, onde o produtor já tem a mercadoria pronta pra ser enviada pra você! Cabe a você ter paciência, empatia e saber compreender que as leis do CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR são praticamente incabíveis nestes tipos de prestações de serviços: onde o produtor que trabalha sozinho e encontra dificuldades ao longo da jornada de trabalho, vê-se desesperado com a quantidade de encomendas e prazos para cumprir. Sendo que a pressão que vocês consumidoras impõe só piora a situação.

RESUMINDO


  • Corsetmakers também tem vida;
  • Consumidores não tem só direitos, mas também deveres;
  • Reclame (bote a boca na butija pelas redes sociais) em último caso;
  • Expor a grife pode sim ser considerado difamação.

OK reclamar, MAS, quando você já esgotou TODAS as tentativas de falar diretamente nos CANAIS OFICIAS da grife e principalmente quando você está com a razão. Deixe a emoção de lado e coloque a razão acima pra trabalhar nesta hora da reclamação.

UPDATE


00/00/00 - AH, queria contar um "causo" já não é a primera vez que vejo isso acontecer, veja só outra loucura, teve CRIENTE (pq de boa, não da pra chamar isso de cLiente) que CANCELOU o primeiro pagamento pois ela não tinha o produto, e detalhe, o corset ainda estava no prazo de confecção determinado pela grife.

Quer uma peça feita sob medida e acha absurdo ter que pagar 50% antes e o restante depois que recebe a peça. SÉRIO MESMO?

Estes 50% seria um tipo de entrada para compra do material do SEU corset, além disso é uma confirmação do SEU comprometimento em relação ao serviço que o corsetmaker fará para você. Imagine que ele faça todo o corset sem receber nada para isso e no final VOCÊ some. Quem fica com 100% de prejuízo?

Valéria Navarro, corsetmaker da grife, La Sorcière Corsets

Nem em MARTE uma peça feita sob medida só é paga depois que o estilista finaliza o trabalho. Ta achando que é famuósa, ta achado a BEYONCÉ ?


MENOS, gata! BEM MENOS ;) Beyoncé, só tem uma!


04/06/17 - Achei um texto bacana ligado a consumo consciente - clique aqui pra ler tudo - e que tem muito a ver com a produção de corsets no Brasil.

Pesquisando corsets e priorizando PRAZO? Não faça esta BURRADA! Pesquisando corsets e priorizando PRAZO? Não faça esta BURRADA! Reviewed by Iris on Rating: 5

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ixi, tente entrar em contato com as admins do grupo e fale sobre o ocorrido, quem sabe elas entendam sua situação e te colocam de volta no grupo para que você consiga conversar com a corsetmaker já que ela sumiu e nao te atende.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, então...
    Meu sonho está indo por ralo a baixo kkkk
    Meu primeiro corset, ainda não chegou kkkkkk
    O comprei em final de novembro do ano passado, e quando me passaram o número de rastreio em Março, apareceu que, o caminhão foi roubado...

    Fiquei muito triste, chorei muito e meu noivo mandou umas msgs meio malcriadas que foram respondidas rápido kkkk

    Disseram n ter nada com o roubo, mas arcariam com o prejuízo e confeccionariam uma nova peça em caráter de urgência.
    Essa urgência já faz 4 meses kkkkkk


    Eu mando emails pra saber sobre a confecção,nem sempre tenho respostas.
    Aí eu tenho que pentelhar mais um pouco e o último contato deles no início do mês passado , disseram que houve um problema nas peças q.n são confeccionadas na empresa,e disseram q nas próximas semanas ele estaria pronto para envio.
    Então... Já se foram 4 semanas kkkkkk
    E eu estou ficando preocupada ...
    Devo me preocupar?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.