recent posts

Saradas e o tight lacing

Acho que nunca publiquei aqui no blog algo relacionado a turma das saradas, aquelas que pegam pesado no treino e cultivam seus gominhos no abdomen. Acontece que muitas delas devido ao treino super pesado ficam BEM quadradas e hoje em dia elas procuram no Tight Lacing uma forma de dar uma vincadinha na cintura já que o uso do corset por longos períodos impede a hipertrofia exagerada dos oblíquos.

Andréia Ribeiro cliente Madame Sher
Resultados obtidos com uso do corset praticando o tight lacing + elastique (modelador estruturado de elástico da marca)

**lembrando que ambas as peças citadas não chegam no meio do quadril, mas sim na linha dos flancos/bacia

Hoje a Kelly, admin de um grupo de TL no Facebook publicou uma dica da Sher que achei bacana deixar registrada aqui no blog.

Modelos underbust's oferecem uma melhor sustentabilidade abdominal mantendo reto e chapado, por isso não afeta a questão da musculatura no sentido estético que seria os "gominhos" (traços do abdome) pq como foi explicado, essa peça não exerce pressão frontal apenas lateral, mantendo a sua parte frontal chapada.

Já os outros modelos como WC's exercem uma pressão lateral e frontal por terem menos sustentabilidade na área do abdome e por serem mais encurtados, já que seu foco principal é apenas na área da cintura, mas isso não significa que esses modelos sejam ruins!

Acontece que meninas que tenham seus abdomens hipertrofiados devem evitá-los para não perder os traços definidos, caso não queira que isso aconteça.

A questão de ter gomos ou não é 80% influenciado pela dieta e o resto dos 20% pelos exercícios de hipertrofia da região ( porcentagem não generalizada), de qualquer maneira , muitas pessoas conseguem os gomos apenas na dieta também

Então ter gomos ou não, depende mto dessa questão como principal, mas uma observaçao mt importante que não podemos deixar de lado é que sim, praticantes acirradas de tight lacing (as que ainda não tem o abdômen super definido) , com certeza tera uma dificuldade maior de defini-los enquanto usa a peça, principalmente se usar por muitas horas, pq sim ele atrapalha nessa questão, de qualquer maneira sempre irá existir as excessões, para as que ainda não tem gomos e pretendem ter, o uso do corset em questão "X" horas de uso deve ser moderado

Essa imagem na verdade se detém mais para as meninas que pretendem manter sua definição, já para as que querem defini-los a explicação é mais detalhada e um pouco mais complexa, no entanto para quem procura defini-los vendo pela LÓGICA dessa história toda, sim, o uso do underbust seria o mais ideal para quem procura um abs definido com gomos, o outro pode sim acabar "atrapalhando" ainda mais nessa conquista que de fato convenhamos não é nada fácil , lembrando também da relação das horas de uso que irá influenciar mto nessa questão da conquista da estetica definida do abdômen

Viu, quando a gente fala pras novatas: TA NA DÚVIDA? VAI DE UNDERBUST BÁSICO! Ninguém acredita ;)  rs (**contudo, se você quer outro modelo, não tem problema, FALE COM SUA CORSETMAKER, ela é a pessoa ideal para te orientar sobre isso)

Na lateral você encontra todos os tópicos importantes do blog, basta acessa-los, nele você encontra TODAS as informações que precisa sabem antes de comprar um corset, como detalhes do Tight Lacing. Reserve um tempo e leia TUDO, ja tem tudo bem explicado no blog inteiro.

Para Completar


• Underbust x Waist Cincher x Ribbon
• Underbust comun x Underbust 18 painéis
• A lenda urbana do corset com ancas
A cinta da Kim Kardashian
Cinta x Elastique x "Corset"/Corselet Xing-Ling x Corset

+ detalhes da moça da imagem


Andréia Ribeiro perdeu 7cm em dois meses usando apenas o Elastique (um modelador estruturado de elástico) e depois mais algunssss usando um corset underbust e um ribbon de sarja. LEMBRANDO QUE, cada corpo é ÚNICO, não é porque ELA reduziu este tanto que o mesmo acontecerá com você, isso vale também para o Tight Lacing.

Andréia Ribeiro - Curva da cintura já vincadinha.

Existem outros casos inclusive de fisiculturistas (bodybuilders) também praticando o Tight Lacing para melhorar a silhueta da região da cintura, mas não achei imagens legais, mas sei que a Ferrer Corsets também tem algumas clientes deste segmento.

Danna Bruna - Ferrer Corsets


[ UPDATE ]



19/10/15 - Veja algumas explicações dadas pelo Professor Eder Lima bem interessantes sobre a maneira errada que a mulherada anda fazenddo abdominais na academia que fazem com que o corpo perca totalmente a linha da cintura: ABDÔMEN – COMO “DESTRUIR UM CORPO DE UMA MULHER” (abaixo na íntegra):

Este artigo é dedicado às mulheres que realmente treinam e muitas das que começam a treinar a musculação almejando atingir um abdômen definido (abdômen de “tanquinho” como muitos chamam). Nessa busca incessante por tal, tenho observado cada vez mais “MENINAS COM CORPO DE MENINO”!

O que quero dizer com essa afirmativa? Caríssimas e caríssimos professores, independentemente do biotipo predominante o corpo feminino tem algo que o difere por completo do corpo de um homem – A CINTURA!

INFELIZMENTE, ESSA LINDA CURVA, QUE MARCA A TÃO FALADA FORMA FEMININA ESTÁ DESAPARECENDO MAIS E MAIS NAS ACADEMIAS! BASTA QUE PAREM E OBSERVEM O CONJUNTO CORPORAL – MULHERES QUADRADAS E COMPLETAMENTE SEM CINTURA!!!!

OBSERVEM A DIFERENÇA NO CORPO DE NOSSA ATLETA NA FOTO! MESMO COM TODO DESENVOLVIMENTO MUSCULAR ELA MANTEVE ABSOLUTAMENTE PERFEITA E INTACTA SUA LINHA DE CINTURA!!!!

Uma pequena e fundamental diferença na configuração estrutural dos ossos da bacia da mulher (ligeiramente mais aberta que dos homens em função de facilitar a natalidade) confere a esta um estreitamento natural da “sessão média” corporal, marcando A CINTURA! Mas afinal de contas, o que está acontecendo?

Antes de entrar no mérito do treinamento precisamos entender alguns detalhes de ordem anatomo-morfológica sobre a musculatura do abdômen.

- Quanto aos músculos que compõem a parede abdominal (acompanhe pela ilustração)

a) Na camada mais superficial encontramos o RETO DO ABDÔMEN e os OBLÍQUOS EXTERNOS (esses é que se tornarão mais visíveis com a definição).

b) Na camada mais profunda teremos os OBLÍQUOS INTERNOS e o TRANSVERSO DO ABDÔMEN. Observando atentamente a ilustração, verão que o TRANSVERSO DO ABDÔMEN tem esse nome em razão da direção que suas fibras musculares correm; transversalmente à sessão média corporal, formando um CINTURÃO que quando bem treinado comprime as vísceras para dentro da cavidade abdominal e sendo o principal responsável por “marcar a linha da cintura”.

- Quanto a distribuição dos tipos de fibras musculares

a) Todos os músculos apresentam uma predominância de fibras de contração lenta (já estes tem a importante função de auxiliar na sustentação/estabilização da sessão média corporal).

b) As fibras de contração lenta possuem um baixo potencial à hipertrofia, mas ainda encontramos fibras de contração rápida (estas com grande potencial à hipertrofia) e as fibras intermediárias (que se treinadas para força e hipertrofia responderão similarmente às de contração rápida aumentando de volume).

- O Ângulo Esternocostal (vide ilustração)

a) Este ângulo é formado entre o osso do esterno e as costelas subjacentes, sendo a medida ideal estar em torno dos 90°.

b) Alguns fatores podem influenciar negativamente sobre este fazendo com que se encontre acima dos 90°. Basta pensar um pouco e entenderemos que se conforme este ângulo se abre, por afastamento das costelas do eixo corporal, provocará uma retificação da linha da cintura. Tais fatores incluem má formação congênita, fraqueza da musculatura Intercostal (pequenos feixes de músculos que ficam entre cada costela responsável pela expiração forçada abaixando o gradil costal) e a gestação. Mas isso também não quer dizer que seja um caso perdido, pois com muita paciência e treino da musculatura expiratória conseguimos lentamente trazer esse ângulo de volta ao normal. Tal processo muitas vezes requer uns bons ANOS!

Agora todos já devem estar se perguntando! MAS ENTÃO O QUE ESTÁ ACONTECENDO? SIMPLES A RESPOSTA! Estão treinando de maneira COMPLETAMENTE EQUIVOCADA TAIS MÚSCULOS!

O PRINCÍPIO DA TRAGÉDIA

Você menina está chegando à academia e seu grande sonho (além de pernas e bunda lindas) é um abdômen chapado e marcadinho! E você expõe ao seu professor seus objetivos!
Bem, vamos tentar esclarecer por partes! Primeiramente, o que é a “definição muscular”? Essa nada mais é que a exposição da musculatura em função da redução da “capa de gordura” que a recobre e esconde. OU SEJA, ESSE É UM FENÔMENO DIETÉTICO! Reduzir gordura = ingerir menos calorias do que se gasta! Quantas vezes já repeti isso aqui? NOSSA, JÁ PERDI AS CONTAS!

Entretanto, para se definir uma musculatura precisamos também que haja musculatura para ser definida! AQUI COMEÇA O PROBLEMA!

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Assim como citei no artigo sobre GLÚTEOS E PERNAS DOS SONHOS, se você está começando agora a treinar, provavelmente você deverá ter uma gordurinha extra a ser retirada.
Apesar de ouvirmos falar o tempo todo que EXERCÍCIO LOCALIZADO NÃO TIRA GORDURA LOCALIZADA, ao treinarmos a resistência local melhoramos a rede sanguínea capilar não só da musculatura abdominal bem como dos demais tecidos adjacentes (incluindo-se aqui do tecido adiposo). Tal melhora da circulação, poderá possibilitar uma mobilização mais fácil desses depósitos de gordura, CASO VOCÊ ESTEJA EM DIETA.

A BOA NOVA É QUE ALGUNS ARTIGOS CIENTÍFICOS MAIS RECENTES APONTAM CERTAS EVIDÊNCIAS DE QUE O EXERCÍCIO LOCALIZADO SEJA CAPAZ DE MOBILIZAR DIRETAMENTE A GORDURA LOCALIZADA PARA UTILIZAÇÃO COMO FONTE DE ENERGIA! MAS ESTES AINDA PRECISAM DE MAIOR COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA! VAMOS AGUARDAR!

A RESPIRAÇÃO

O fator mais importante no treinamento do abdômen começa pelo ciclo respiratório e nível de tensão que se deve manter sobre a musculatura a cada repetição tanto na fase positiva quanto na negativa.

Antes de se iniciar o exercício, o ideal é uma pré-ativação do Transverso do Abdômen bem como dos Intercostais (através de uma curta expiração forçada), isso naturalmente força um fechamento do Ângulo Esternocostal. Durante a fase positiva expirar com a máxima força buscando a máxima contração dos músculos do abdômen. Durante a fase negativa, inspirar lentamente, mas sem voltar ao relaxamento total tanto do Transverso do Abdômen e Intercostais.

Essa manobra teoricamente simples será determinante no resultado sobre a marcação da linha da cintura.

Um detalhe não pode deixar de ser mencionado, cada indivíduo chega para treinar com certas limitações e força/resistência e/ou flexibilidade, assim sendo cabe ao professor de Educação Física selecionar os exercícios que mais se adequem a cada caso e gradativamente vá aumentando o grau de dificuldade desses à medida que o indivíduo vá dominando as técnicas de execução de cada um dos exercícios (PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO PEDAGÓGICA).

INTENSIDADE E VOLUME DE TREINAMENTO

Num primeiro momento, ao se estar iniciando um trabalho em musculação, obviamente que aprender o que foi explicado sobre a respiração é fundamental.

Devemos aproveitar esse primeiro momento também para treinar a resistência do abdômen num crescendo de repetições, mas sinceramente não vejo razão para se passar de 20-25 repetições por série (isso é mais do que suficiente para estimular o ganho de resistência da musculatura bem como estimular a proliferação dos vasos capilares de toda região). Por ser esta uma musculatura predominante composta de fibras de contração lenta, possuindo dessa forma uma recuperação muito rápida, podemos proveitosamente treiná-la em todas as sessões de treinamento e procurando manter um intervalo de recuperação entre séries em torno de 30 segundos apenas.

Uma vez reduzida consideravelmente a quantidade de gordura sobre o abdômen (sem falar do ganho de resistência, consciência respiratória e perfeita técnica de execução) é chegada a hora de começar o treinamento de hipertrofia! Ai MEU DEUS! Aqui mora o perigo! Como foi visto anteriormente, a musculatura abdominal também possui fibras de contração rápida e intermediárias que se hipertrofiam com certa facilidade. Assim sendo, MUITO CUIDADO com a seleção de exercícios de modo a não sobrecarregar em demasia o treinamento dos Oblíquos que são os principais responsáveis por APAGAR A LINHA DA CINTURA! Resultando naquela forma HORROROSAMENTE QUADRADA para um corpo FEMININO! Treinar hipertrofia de abdômen segue OS MESMOS PARÂMETROS dos demais grupos musculares, agregar carga aos exercícios, reduzir as repetições, aumentar o intervalo de recuperação entre as séries e possibilitar a máxima recuperação/reparação dando mais dias de descanso para essa musculatura (leia o artigo RECUPERAÇÃO PLENA - A "CHAVE" PARA O SUCESSO).

O GRANDE ERRO QUE TENHO OBSERVADO SÃO PROFESSORES E PERSONAIS QUEIMANDO ETAPA E ENTRANDO PRECOCEMENTE NO TREINAMENTO DE HIPERTROFIA DE ABDÔMEN NUMA TENTATIVA DE FAZER OS “GOMINHOS” DO ABDÔMEN APARECEREM SOB UMA CAPA DE GORDURA! OU SEJA, TERÃO QUE FAZER UMA HIPERTROFIA EXAGERADA PARA QUE ESSA VISÃO SEJA POSSÍVEL! RESULTADO??? ALÉM DE GORDINHA, MAIS QUADRADA AINDA! CREDO! DEUS ME LIVRE! PRONTO, FALEI!
UM ÚLTIMO LEMBRETE: NÃO SE ESQUEÇAM JAMAIS DA RESPIRAÇÃO!




Confira também um video explicando a maneira correta de fazer seus abdominais, que inclusive melhoram sua linha da cintura, clique aqui

Sugestão de exercícios para tightlacers


16/04/16 - Da mesma forma que você encarou os exercícios para esculpir seu corpo tem que ser encarado o Tight Lacing, precisa de PACIÊNCIA.

Então já fica o aviso, para quem quer se preparar para uma competição e melhorar sua linha da cintura e exorcizar o BOB ESPONJA que mora em você? Comece o Tight Lacing BEM ANTES de alguma competição, chutando um número, bem a grosso modo, ao menos uns 6 meses antes.

AH! Uma coisa que ia esquecendo, TIGHT LACING NÃO SE TRATA DE MEDIDAS E SIM DE FORMAS. Acompanhe sua evolução no Tight Lacing POR FOTOS, o foco está na curva da silhueta e não medida.

Um caso bacana que a pessoa com toda paciência do mundo está praticando o Tight Lacing. Veja que mesmo que sutil, o contorno da silhueta é outro.


00/00/00 - Widebusk é um busk (leia mais sobre aqui), fecho da frente do corset, mais largo que os comuns



02/08/16 - O assunto é relacionado ao Elastique, mas achei interessante deixar também registrado por aqui, já que tem a ver com as saradas ;)



A Kelly que a Sher mencionou - não sei o ano que ela começou a usar o Elastique - coloquei uma bem antiga e uma mais atual. Linha da curvatura lateral da cintura para mim não teve mudança significativa, continuou quadrada.


18/10/16 - Acabei de ver uma evolução de um perfil fitness publicado lá na fan page da Saturnine Corsets (dhysaturnine@gmail.com) achei bacana trazer para cá:

Perfil fitness - cliente da Saturnine Corsets - 5cm a menos e a silhueta é outra
Vou transcrever parte do texto da imagem:

O que a musculação tira, o tight lacing devolve!!!

Vale à pena ressaltar que fisiculturistas/atletas têm resultados mais lentamente devido à rigidez da musculatura. A evolução da Dani foi em 5 meses porém não existe uma regra de tempo, pode demorar menos, pode demorar mais. Algumas meninas entram em contato perguntando em quantos meses terão resultado e a resposta é: não temos como prever!

Saradas e o tight lacing Saradas e o tight lacing Reviewed by Iris on Rating: 5

10 comentários:

  1. sim! A lara suliano é atleta, maravilhosa, e usa corset do ferrer!

    ResponderExcluir
  2. Espetacular e esclarecedor este blog

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca usei isso qaual eu posso usar ou fazer ?

    ResponderExcluir
  4. Basta acessar o blog pelo computador, na lateral do dele clique em todos os links e leia cada tópico indicado, os tópicos abordam tudo sobre o que precisa saber antes de compra um corset como depois.

    Boa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Iris eu qro perder medida na parte frontal da barriga tbm , meu objetivo é acentuar mais a cintura (pois ja tenho uma marcada porem qro corrige pois uma vincada é maior q a outra) e tenho uma barriguinha saliente mesmo tendo perdido 10 kg e chegado no corpo bom pra poder comecar ganha massa, entao cm esse ganho ganharei gosdura e quero tambem evita q ela se acumule na barriga, o que devo usar cinta ou corset para "resolver" a barriguinha?

    ResponderExcluir
  6. Chapar barriga é reeducação alimentar + exercícios, tratamentos estéticos para gordura localizada ajudam e no pior dos casos a solução é na cirurgia.

    Nem corset nem cinta chapam barriga, apenas AJUDAM a modelar o tecido adiposo da barriga mas acredito que sua intenção é chapar bem e só estas peças sozinhas não dao conta do recado.

    Sobre cinta, confira o tópico:

    • SINTO EM INFORMAR, MAS NÃO SE FAZ TIGHT LACING COM CINTA
    http://tightlacing.blogspot.com.br/2015/11/sinto-informar-mas-tight-lacing-nao-se.html

    ResponderExcluir
  7. Sim eu le o topico, eu sei q nada tira realmente a gordura rsrs , entao como o previato terei q espera ganhar massa (coloca um possivel silicone kkk pois meu peito foi embora) pra dps emagrecer mais pois ja to mt magra (apesar da barriguinha) .
    Obrigada pela atencao, esta de parabens pelo blog, consegui todas a informacoes aqui, mt melhor q grupo do face e qlqr outro q trata do assunto.
    Sobre a correcao da vincada o corset ajuda corrigi?

    ResponderExcluir
  8. Não entendi o que seria, "correção da vincada"?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.