recent posts

A saga das reduções irresponsáveis no tórax e bacia

Grife justificando a retirada de 5cm
de tórax da cliente que segundo a própria
não tem tecido adiposo no tórax
e o corset lhe causava dor
O corset (espartilho) muda a estrutura corporal de uma pessoa, portanto é importante que ele tenha um caimento perfeito. Se o corset estiver pequeno no tórax, por exemplo, pode comprimir o gradil costal e prejudicar sua respiraçao com e SEM o corset (diminui a capacidade de expansão torácica). Se o corset estiver muito apertado na região do quadril, pode comprimir vasos e plexos nervosos, atrapalhando a circulação de sangue e drenagem da linfa nas pernas.

Depois que o post que escrevi em 2013 sobre "Reduções Irresponsáveis das medidas do torax e bacia", junto com o tópico que fiz este ano "Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto" parece que causou um certo tumulto no mundinho da corsetaria. (caso não tenha lido por favor leiam)

Meu blog e depoimentos de outras corsetmakers estão sendo usados EQUIVOCADAMENTE para justificar a retirada de 5/7/10cm de tórax em pessoas MAGRAS SEM TECIDO ADIPOSO NO TORAX, por isso achei legal fazer um novo tópico para esclarecer as informações passadas.

Vou colocar os trechos de tudo que foi apurado neste meio tempo e no final vai o link dos posts aqui do blog sobre o assunto para que as pessoas chequem as informações.

Acredito que fazendo isso, as informações não serão distorcidas. Tenha em mente que o corset para TL deve ser feito sob medida e cada caso é um caso.

Vamos lá, quando tudo começou:

Redução significativa em tórax e flancos só podem ser feitas em clientes mais robustas que estejam em processo de perda de peso. Nas magras e principalmente nas muito magras não se deve reduzir quase nada nessas medidas....

Reduzir as costelas que não sejam as flutuantes vão reduzir a expansão do diafragma, que sem espaço vai empurrar o pulmão para cima...

Se você está magra, sem tecido adiposo para moldar na região torácica, a medida do seu corset no tórax deve ser compatível e não menor..

- Sher, corsetmaker da grife Madame Sher • 02/12/2013

fonte: Tópico - Reduções Irresponsáveis nas medidas do tórax e bacia


Tem que conferir as medidas de tórax e flancos, que não deve ultrapassar uma redução média de 5cm cada para esse manequim (manequim MÉDIO), a não ser em casos muito excepcionais....

- Sher, corsetmaker da grife Madame Sherr • 17/09/15

fonte: Tópico - Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto

(veja, ela diz 5cm em MANEQUIM MÉDIO)


Eu reduzo no máximo 3cm, as vezes um pouquinho mais ou menos dependendo das medidas das clientes.

- Suzane Barbosa, corsetmaker da Black Cherry Corsets

fonte: Tópico - Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto


Para redução nas extremidades inferior e superior no máximo 5 ou 6cm, não mais do q isso, é o suficiente para a peça assentar bem no corpo e não encavalar as duas pontas logo de primeira, só q mesmo assim a cliente não vai conseguir encostar as duas partes de primeira, a peça va ficar um pouco larga nesses extremidades, ela só vai conseguir fazer com que essas parte se aproximem a medida que conseguir ir fechando na cintura!

Esta questão é relativa também. Para pessoas com pouco percentual de gordura não rola tirar isso tudo, vai machucar e elas não irão fechar a peça nunca, já em falsa magra e gordinhas é outro caso... ai entraria uma questão de analisar caso a caso.

- Valéria Navarro, corsetmaker da La Sorcière Corsets

fonte: Tópico - Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto


Nós, por exemplo, fazemos reduções de até 5cm totais, mas geralmente em manequins "Plus Size", lacers em fase de emagrecimento, ou quando a cliente pede que a peça não feche rápido por algum motivo específico (e nesse caso ela já tem a consciência de que não deve "apertar no talo" e de que o corset pode não fechar dependendo das medidas dela). Essa redução, também chamada de "abertura extra de costas" é somente para não encostar as pontas das extremidades do corset logo no início. E mesmo que venha com conversa de aumentar a pence da cintura, nos mantemos o nosso padrão.

- Lilian Dominik, corsetmaker da Mulher Underground Corsets e Moda

fonte: Tópico - Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto


...6cm de abertura total é lindo para peças de uso fashion, para Tight Lacing / Waist Trainning em meninas magras é complicado. Aliás, seria bacana todas as profissionais lerem aquele PDF que a Cristiane Tano compartilhou da Lara Corsets. Não consegui ler inteiro ainda porque estou sobrecarregada de trabalho, mas até olhando as ilustrações sobre o resultado que a pressão nas costelas acaba surtindo nas vértebras, já dá para sentir o drama.

Tem muita gente que só vai sentir os problemas lá na frente, principalmente quem é jovem, então bom rever algumas práticas.

- Sher, corsetmaker Madame Sher • 06/10/15

fonte: Tópico - Conferindo as medidas do seu corset depois de pronto
fonte original: Tópico - Grupo Tight Lacing Brasil no Facebook


EM RESUMO


As reduções nas peças dos corset devido cada corpo ser diferente NUNCA será padronizada…cada estrutura diferente necessita de mais ou menos reduções e quem analisa isso é os próprios corsetmakers pelas medidas enviadas por vocês...

As reduções de torax podem variar de 2cm (pouco tecido adiposo) a 7cm ou mais (casos especiais como bastante tecido adiposo) - leia-se cada empresa trabalha isso diferente, não é regra, tem algumas que não fazem reduções acima de 5cm mesmo em casos especiais e as reduções de cintura de 10cm a 15cm e flancos na mesma média de torax.. mas isso também não significa que precisa ser levado ao pé da letra, existem modelos plus, mulheres de todos os tamanhos, tudo isso irá mudar de acordo com a necessidade...


Trecho do texto escrito por Kelly Velasques, admin do grupo Tight Lacing & Fitness, que falou com algumas corsetmakers para fazê-lo.

fonte: Tópico - Grupo Tight Lacing e Fitness - Reduções Responsáveis


MORAL DA HISTORIA


• PAREM DE TIRAR MEDIDA DE TORAX DE GENTE QUE MAL TEM GORDURA NO TORAX e NA BACIA.

• PAREM DE PADRONIZAR ESTAS DUAS MEDIDAS, O CORSET É FEITO SOB MEDIDA E CADA CASO É UM CASO QUE DEVE SER ANALISADO JUNTAMENTE COM O CLIENTE.

• ESTAMOS TRATANDO DE UMA PEÇA PARA MODIFICAÇÃO CORPORAL QUE MEXE COM A SAUDE DE SUAS CLIENTES E NÃO DE UMA PEÇA PARA USO FASHION. TOME CUIDADO!


LEITURA COMPLEMENTAR


A influência do uso do corset na morfologia de suas usuárias no período Vitoriano

Este foi o documento do link acima que foi citado pela Sher, nele você encontra imagens de esqueletos com o tórax DEFORMADO (nas laterais) por corsets da época vitoriana - corsets já bem polêmicos por causar diversos problemas de saúde justamente pelas reduções irresponsáveis já citadas.

• Uma dose de anatomia básica no Tight Lacing não faz mal a ninguém. Onde ficam as costelas flutuantes?


** conforme for o caso vou completando as informações.

----------------------------------------------------

UM APELO AS CORSETMAKERS IRRESPONSÁVEIS - AS AÇOUGUEIRAS DO CORSET 


Justificar pra clientes que está tudo bem porque você que é uma corsetmaker BEM magra que tira dos próprios corsets que faz para si 5/6/7cm de tórax e bacia é completamente INSANO. Justificar que está tudo bem pois com você nunca aconteceu nada é mais ainda, afinal, a gente sabe que cada corpo reage a uma forma ao Tight Lacing.

Ah então se você tirar pouco do tórax e bacia estas duas partes do corset vão encavalar? Então porque com outras grifes que tem o DOBRO de experiência de mercado que vocês que seguem a risca que para pessoas sem tecido adiposo no tórax e bacia as medidas tiradas apenas nestas duas partes são MÍNIMAS (vide texto kelly) os corsets deles não encavalam?

Já parou pra pensar nisso? Porque você ai pega uma "regra" usada em corsets para uso FASHION - reduções irresponsáveis que inclusive eram feitas em corsets da época Vitoriana (época  em que houve relatos de deformações absurdas no tórax inclusive nas vértebras) e faz o mesmo em um corset para Tight Lacing, que sabe-se que foi feito para fechar por completo nas costas?

Não faça suas clientes de cobaia, REVEJA SUAS PRÁTICAS ao fazer um corset para o Tight Lacing, estamos falando de SAÚDE e não uma opinião simplória dada ao léu sem o mínimo de embasamento. Ninguém aqui está alertando apenas para suas clientes ficarem mais espertas é também PRA VOCÊ ter um pouquinho mais de consciência do que anda fazendo e responsabilidade com o corpo alheio.

----------------------------------------------------

UPDATE


26/out/15 - Só quero deixar registrado um print aqui, o caso já tem um tempo e aconteceu no grupo Tight Lacing Brasil, no Facebook como a pessoa também justificou o que fazia com as informações encontradas no blog, achei melhor hj deixar aqui registrado o fato.

Além disso tem gente achando que no caso desta grife ter saido da lista aqui de indicações do blog se deu ao fato de um relato de dor (como se um já não fosse o suficiente para a profissional rever suas práticas) mas no caso a saída dela se deu justamente pelo fato da própria afirmar em comentário que tira medidas na parte do tórax em pessoas magras sem tecido adiposo nesta área.


Queria também deixar registrado que nada impede que no futuro estas grifes que saíram da lista pelos motivos já citados não possam voltar, basta que elas revejam a bobagem que estão fazendo no corpo das clientes.

16/05/16 - Mais uma dúvida recorrente sobre o assunto esclarecida pela Val, corsetmaker da La Sorciere Corsets


17/09/16 - Depois de um ocorrido, fiz uma imagem explicativa e achei legal colocar aqui neste tópico também. As explicações mais detalhadas desta imagem já estão nos links sugeridos acima no texto do tópico.

Se você estiver acompanhando a evolução de alguém que faz TL e percebeu que o tórax dela foi ficando assim: FUJA DA GRIFE DO CORSET QUE ELA USA, o foco do Tight Lacing é sempre nas costelas flutuantes NUNCA em todo tronco, CUIDADO COM CORSET DE GRIFE AÇOUGUEIRA!
A saga das reduções irresponsáveis no tórax e bacia A saga das reduções irresponsáveis no tórax e bacia Reviewed by Iris on Rating: 5

4 comentários:

  1. Muito boa esta matéria, eu sou magra e tinha um certo receio sobre o TL e como lidar cm esta região do tórax, foi uma ótima explicação, obg.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Jaqueline, estou interessada em praticar TL e achei interessante essa materia...
    Gostaria de solicitar uma analise sobre meu corpo, se vcs acham q no meu caso é errado usar o corset pra redução de medidas, Pois Eu tenho um corpo médio, porém a minha cintura me incomoda muito e nunca tive cintura fina, de verdade, é super grossa, nada feminina.
    A prática do TL me interessou pois vi q poderei realizar meu sonho de muitos anos atrás... POr isso queria pedir q vcs analisem meu corpo pelas minhas medidas e relação peso/altura, sobre o q vcs acham da prática do TL pra mim...

    Idade: 28 anos - Altura 1,65 - peso 58 KG
    medidas: cintura 75 cm - abdomem 85 cm - quadril 96 cm

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline nao posso te ajudar, entre em contato com alguma grife que faz corsets para tight lacing.

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei esse texto e cada dia aprendo mais. Estou pasando por isso o meu corset de uma grife não recomendada é bom pra aprender. Ele só fecha assim /\ ah não ser que nuca tento reajustar. Fui então conferir a medida e esta com a redução de 10 cm falei com a corset marker e a mesma disse que tenho que contar com a abertura. Como assim abertura. Tenho um ano estudando TL a bobeira foi comprar um mais barato

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.