recent posts

Na escolha de sua corsetmaker....

Achei interessante tentar dar algumas dicas na hora de escolher a corsetmaker (profissional especializado em fazer corsets - espartilhos) que irá confeccionar seu corset, então vamos a elas:

 Consulte as clientes da corsetmaker q pretende q faça seu corset, isso é facil, vc pode usar as fan pages das proprias profissionais nas principais redes sociais ou melhor: mande uma mensagem a alguma cliente que já tem o corset e pergunte se gostou, se ficou bem adaptado ao corpo, se é facil fechar, sobre o acabamento, pegue pelo menos umas 5 clientes e faça esta pesquisa.

  Pesquise reclamações, mesmo que for uma ou duas que encontrar VEJA quais foram estas reclamações. Fique atenta se é algo que envolva saúde, algo relacionado a dor (principalmente você que pretende fazer o Tight Lacing). Veja como e se a grife resolveu o problema.

 Veja os materiais que a corsetmaker usa, ok ok a maioria já utiliza barbatanas de aço inoxidavel e busks em seus corsets, mas veja tb a qualidade do tecido, da renda... Tem renda que da pra ver só de foto se parece com renda de calcinha das que se vende a quilo na 25 de Março (eu particularmente acho péssimo este tipo de renda em corset) às vezes, isso nao é regra, um preço muito barato de um corset se da pelo fato que os materiais usados tecido rendas e tals tb são baratinhos, numa qualidade inferior, durabilidade inferior.

Algumas também para baixar o custo do corset usam zíper ou colchetes, eu particularmente prefiro busks que são os fechos próprios para um corset, se você optar por um corset com zíper certifique-se que ele é forte e bem reforçado na costura.

dica da Fernanda (muito boa por sinal) | Barbatana de verdade custa caro, e fita de aluminio vc compra na esquina por ninharia, e entortam rapidinho.

Uma forma de saber se a barbatana é boa e é de verdade, no caso da espiral, vc dobra o corset p/ um lado, se ele resistir mas for, e depois qdo vc soltar e ele volta ao lugar, é uma barbatana espiral. Se for e ficar no local, sem voltar a posicao original, ou é de plástico ou é fita de aluminio.

 Cuidado com fotos, digo em relação aquelas famosas "fotos com almofadas", prefira ver fotos em tamanho grande e ja em corpos de alguem, ai vc ve se a curvatura do corset é bacana ou nao, pq se pensar bem até cinto amarrado em almofada da cintura ;)

 Tem outro quesito que é só pegando na mão mesmo, porém vc pode saber quando fizer a pesquisa entre as clientes da corsetmaker, é o acabamento, linhas soltando, coisas mal pregadas, e o peso da peça...pras mais novas vao falar: NOSSA PESOO, COMO ASSIMMM?!?

Pois é, algumas grifes usam lona ou até mesmo tecidos mais pesados e em inumeras camadas para digamos fazer o "miolo" do corset e o mesmo acaba ficando pesado "pra burro" nem um pouco confortável, entao tente saber deste pequeno detalhe que de inicio parece ser pequeno mas no corpo da uma grande diferença no quesito conforto.

 Pra quem for fazer corset com bojo (para uso fashion): vejam bem as fotos que tem dos corset com bojo, o seio tem q encaixar no bojo e se não ficar pregado no suvaco deixando quase um palmo entre os seios de espaço, ou mesmo aqueles bojos bem meia boca que fica todo amassado.

 Antes de finalizar a compra ja veja bem com a corsetmaker se der algum problema como é o procedimento, tipo: a corsetmaker vai acertar o erro? quanto vai sair? ela reembolsa o valor integral ou só parte do valor? qual o prazo para você fazer alguma reclamação? ela reforma o corset? como é o atendimento depois da compra? ela manda instruções de uso ou apenas vende e vira as costas para cliente?

Não é jogar areia o seu pedido, mas sabendo destes detalhes pós-venda vc ja fica preparada para algum probleminha que venha a surgir e não se descabela à toa.

 Sei que o quesito PREÇO algumas põe em primeiro plano, mas tente deixar esta parte para que seja a última coisa para ver, coloque a qualidade da peça, durabilidade e conforto em primeiro plano e o preço para depois, pq principalmente quando tratamos de corset aquela velha frase "O BARATO SAI CARO" na maioria das vezes é aplicada.

Lembre-se: no preço de um produto está embutido diversos fatores: luz, materiais, maquinário, impostos (quando a empresa é legalizada), etc. Comparar o preço do produto de uma profissional que tem anos de experiência, vários funcionários, um maquinário apropriado com outra com menos tempo de mercado e que a profissional costura numa maquina comum, embala e despacha o produto no correio é totalmente absurdo.

Painéis do "Corset" FAST FOOD
 DICA DE OURO: Fiquem atentas na quantidade de barbatanas e quantidade de painéis (e formato destes painéis). Tem gente que faz o corset com poucos painéis e poucas barbatanas. A peça fica mais frágil e sempre são as mais baratas por ai (veja update de um papo sinceiro sobre barbabatanas no final do tópico). Isso é óbvio, tem menos material na peça e muitas vezes painéis cortados como se a "modelagem" tivesse sido feita por uma criança brincando de fazer corset pra boneca, se é que podemos dizer modelagem.

Tem grife que capricha no corte dos painéis, a redução é distribuída pela circunferência do tronco e não apenas no painel da lateral da cintura. (leia aqui e aqui sobre isso)

Faça uma comparação visual entre modelos semelhantes de grifes diferentes. Fique atenta na estrutura, tecido todo enrugada dos painéis, enfim, tem coisa que salta aos olhos até pra quem é leigo. Acostume seus olhos a ver corsets nos grupos de TL que você participa, daqui um tempo garanto que você vai distinguir corsets pela grife só de tacar os olhos ;) e não deixe a ansiedade fazer você comprar qualquer coisa (mesmo que ela esteja numa lista qualquer de recomendação) aprenda primeiro é a melhor coisa pra não cair numa roubada.

e da-lhe a produção do corset fast food, rapidim no capricho - "aimmm que vinco lindo! e tá mais barato que as outras!" - disse a cRiente que manja de modelagem.

(pra quem tem curiosidade sobre a confecção do corset, sobre paneis, barbatanas, busks, clique aqui)

Aqui no blog temos um tópico com uma pequena lista de algumas corsetmakers que acho bacana, eu particularmente indico o que conheço e tenho, que são até agora os corsets da Madame Sher e da Ferrer Corsets (clique aqui, veja algumas resenhas) -  porém nesta lista você encontra OUTRAS opções pra todos os gostos e bolso. Boa pesquisa!

Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

NÃO DEIXE DE LER


• Sobre as listas de recomendações de corsetmakers
Caçadoras de promoção de corsets
Cuidado com falsos corsets
Você vê corsets estranhos com que frequência? O tempo todo!
Por que a cintura do meu corset não ficou vincada igual da colega do grupo?
A lenda urbana dos corsets com ancas
Painel Reto ou V? O dilema ou será um a nova lenda?
Pesquisando por corsets e priorizando PREÇO? Não faca esta BURRADA!
Pesquisando por corsets e priorizando PRAZO? Não faça esta BURRADA!
Encomendando seu corset, o que realmente importa?
Tecido enrugado, o efeito muffin.

Underbust x Waist Cincher. Qual escolher?
• Underbust comum x Underbust 18 painéis
• Tela de algodão x Tela de Poliéster
• Gabardine ou Sarja



UPDATE


12/10/15 -  Veio uma informação que achei bacana colocar neste tópico, pois é uma dúvida um pouco recorrente em quem chegou agora e está começando a pesquisar sobre corsets e o tight lacing.

Será que uma costureira comum é capaz de dar conta em fazer um corset apropriado para o Tight Lacing?

Quem responde é a Sandorah:

Não basta que uma peça seja feita sob-medida por uma boa costureira, o problema é que costureiras não sabem quais são os cálculos de redução que tem que ter um corset, os métodos de construção pra fazer uma peça resistente e eficiente, os modelos mais indicados pra uso diário e seu tipo físico, nem tem acesso aos materiais adequados para a estruturação da peça.

A corseteria é cheia de segredinho, usa técnicas antigas que não são mais usadas por costureiras normais, por isso a peça dever ser feita po um corsetmaker sério.

E digo isso como costureira e corsetmaker, porque como costureira faço vestidos de noiva, que já são super estruturados, e não uso nada que aprendi como corsetmaker!

SEJAM AMIGAS DAS CORSETMAKERS, CRIEM UM VINCULO DE CUMPLICIDADE, troque ideia MESMO!!!! Pergunte! Deixe o preço por último pra decidir quem terá a HONRA de fazer o SEU corset!





14/11/15 - Quando você pensa que a maioria já se conscientizou que preço não pode ser colocado em primeiro plano quando for comprar um corset, agora a nova onda é PRAZO e sobre isso nada melhor que o desabafo de uma corsetmaker, a Dhy da Saturnine Corsets. que também notou esta nova onda. Por isso deixo aqui registrado abaixo:

DESABAFO DE UMA CORSETMAKER

Tenho visto nas comunidades alguns corsets sendo feitos em poucas horas e em alguns casos vários corsets no mesmo dia com equipes pequenas demais para isso. Dou curso e sempre troco conhecimentos com as minhas alunas, principalmente as corsetmakers. Até hoje todas minhas alunas demoram basicamente o mesmo tempo que eu para fazer o Corset mais básico com 3 camadas, 10 painéis e canaletas duplas, que é no mínimo um dia e meio (12 horas) para as corsetmakers que fazem todo Corset sozinhas e um dia quando tem mais de uma pessoa.

A minha aluna atual Diva Zhadely é tão perfeccionista que demora 4 dias para confeccionar uma peça. Tenho o prazer de de conhecer e ter um bom relacionamento com outras corsetmakers como a Valéria Navarro e a Sher Leandra Rios, sei que as peças delas demandam praticamente o mesmo tempo então não é somente uma questão da minha técnica em específico ser demorada.

Só queria que entendam e valorizassem não somente todo o trabalho artesanal que temos, mas também a preocupação e perfeccionismo para que uma peça esteja completamente alinhada, afinal de contas vai mudar o corpo. Não conheço o trabalho de todas as corsetmakers mas essas colegas que eu confio também tem todo o cuidado e trabalho de muitas horas confeccionando apenas uma peça.


E pra reforçar e fazer coro com este desabafo, vai um tópico bacana que a Natalia Marçon, uma das moderadoras do grupo Tight Lacing e Fitness, publicou no grupo.


09/12/12 - Eu já falei isso antes mas não custa reforçar:

Tem pessoas que não tem um entendimento de como o preço é dado a um produto nem que preço é diferente de VALOR - tem empresa que entrega preço (aliado ao MINIMO DE QUALIDADE que o produto vendido deve ter - é o tipo de produto que é feito pra ganhar no volume de venda - gravem isso que falei) e tem empresa que entrega VALOR.

A diferença no valor de um produto não esta apenas no material usado, mas também nos anos de experiência de uma empresa, no porte da empresa, no gasto de ela tem em pagar impostos, funcionários (desde os que atendem o cliente, os que dao suporte, os que embalam o produto e etc), atendimento e até na embalagem que envolve o produto também é levada em conta quando se vai formular um preço para venda de um produto. Isso é uma questão que não se aplica não só a um corset como qualquer produto vendido no mercado.

PAREM de comparar preços entre produtos que APARENTEMENTE são semelhantes, PAREM de comparar preços de empresas de PORTE diferentes, OUTROS quesitos (como citei acima) são colocados na roda quando se formula um preço para um produto. PARE de achar que o produto X é igual ao Y apenas pq a sua forma é minimamente semelhante. (digo minimamente pq aos olhos de um leigo ele acha que tem semelhanças, quem ja ta mais integrado no assunto ve diferenças gritantes - gravem isso que falei)

No caso dos corsets tentem antes ter uma noção de construção de um corset, não precisa lógico aprender a costurar mas pequenos detalhes como quantidade de barbatana, se as costura ao menos estão retas etc etc. Vai acostumando seus olhos a ver corsets de diferentes grifes (garanto que vai chegar uma hora que só de olhar você vai saber se é da grife X ou Y - pq você ja vai estar um pouco ligada na modelagem de cada grife)

Tenham este tipo entendimento GNT, eu SUPLICO pra vcs, não queiram logo comprar um corset pra ter uma cintura pra ontem só pq viu o corset no corpo da colega que achou bonitinho e ela que nunca viu um corset na vida ta achando e falando que o dela é "perfeito". Corset não é blusinha que compra em fast fashion pra ficar se baseando apenas em preço pra comprar.

PESQUISEMMMM, se informem mais antes de tomar sua decisão de compra, mais detalhes - clique aqui.

26/03/16 -



29/03/16 - Estava há tempos para printar este tópico lá no grupo Tight Lacing e Fitness, mas a preguiça me vencia sempre. Hoje decidi printar tudo \o/

Pra você que já reparou em POUCAS BARBATANAS / BARBATANAS FINAS e PREÇO BAIXO, dê uma lidinha neste papo sincero que rolou lá no grupo "TighT Lacing e Fitness" em 2015, leia TODOS os comentários. Para identificarem nos comentários, a Valéria (Val) Navarro é corsetmaker da La Sorcière Corsets, e a Sher, da Madame Sher Corsets:


As únicas imagens que tenho do papo são estas. Se você não consegue ler direito infelizmente só tenho isso OU você pode entrar no grupo Tight Lacing e Fitness e ver o tópico inteiro, clique aqui.

Só para terem uma idéia de tamanho de barbatanas:


Barbatanas em espiral (espiralada) geralmente são usadas nas partes que dão contorno ao corpo. Na frente vem os busks (fecho da frente do corset), ÁS VEZES colocam barbatanas flats (rígidas) ao lado do busk quando é necessário - para dar mais suporte, porém quando o busk usado já é suficiente não há esta necessidade.

As barbatanas flats também são inseridas na parte das costas, ao lado nos ilhoses (aqueles furos onde passa o cordão) para dar mais suporte à peça, vale a pena lembrar que aí a falta não pode ser muito rígida ela deve ser maleável, mas não muito pois ela deve acompanhar a curvatura natural da coluna/costas, uma barbatana muito rígida nesta parte com toda certeza, é DOR na certa.

O Marcelo Lima, corsetmaker da Ferrer Corsets explicou um pouco sobre dentro isso das características dos corset da grife dele, veja aqui. Caso queira ler mais sobre as barbatanas, clique aqui.

24/04/16 - #FICADICA  Viu uma grife que não é recomendada? Não precisa ficar meio louca em tudo que é lugar pergunta o pq ela não é - aliás evite, ja é notório que se uma empresa se sente lesada por alguma acusação qq mesmo com provas ela pode te processar.

Ao invés de perguntar, PESQUISE, quando o consumidor se sente lesado o que ele mais faz é reclamar muito na net. Pesquise tb no google e em todos grupos sobre o Tight Lacing. Mesmo lendo elogios veja se é o único corset que esta pessoa elogiou tem, veja se o que ela escreveu se resume ao mero "ele é perfeito" ou se ela da mais detalhes sobre o corset em si, veja se foi o único contato que esta pessoa teve com corset. Tipo, fazendo uma analogia super tosca, é igual namorado, o primeiro é "sempre o mais lindo, amável e bom de cama, até que o namoro acaba e vc encontra o segundo que é bem melhor que o primeiro, afinal, no segundo que finalmente tivemos algo para comparar :P

Se a pessoa tem outros corsets de outras grifes se pergunte pq ela comprou de outras grifes, ALIÁS pergunte para pessoa o pq, será que a de outra grife algo ou a pessoa apenas quis realmente ter um de outra grife apenas para conhecer como era o corset...

Agora vamos supor que vc não encontra NENHUMA reclamação séria sobre a grife e continua se perguntando PORQUE RAIOS ELA NÃO É RECOMENDADA, e aqui pode entrar ENE fatores, a grife é nova e tem muito o que aprender ainda, a grife é nova e ainda tem poucos feedbacks com um embasamento legal para ela ir para uma lista, modelagem sofrível, costuras tortas (acabamento deixa bem a desejar), corset com barbatanas MUITO fininhas e insuficientes para, por exemplo, uma pessoa de grande porte, costas super ondulas (o que pode mostrar que o corset nao tem apoio suficiente nesta região) ou isso tudo junto, vai saber..

Enfim tem ENE fatores, é POR ISSO que VOCÊ deve PESQUISAR e ler sobre o assunto, EU GARANTO que fazendo isso é bem melhor do que perguntar e esperar uma resposta que pode vir uma e resumir para um mero "pq ela é nova" e PODE SER que tenha mais coisa que isso.

E antes que perguntem se falo da X, Y Z ... este meu update é apenas pras pessoas começarem a tentar se virar mais sozinhas e sacar com os próprios olhos os pqs das coisas - tem casos que uma lidinha de um conteudo num grupo de TL, neste blog ou até mesmo numa comparaçã visual por fotos com outras grifes já se tem noção pq alguém nunca entrou numa lista de um grupo de Tight Lacing sério no Facebook ou mesmo aqui neste blog.

Bebam das infos que tem aqui VCS TEM O OURO NAS MÃOS BASTA APROVEITAR COM INTELIGÊNCIA!
Na escolha de sua corsetmaker.... Na escolha de sua corsetmaker.... Reviewed by Iris on Rating: 5

11 comentários:

  1. olha moça, eu nunca poderia imaginar que tamanha BAIXARIA fosse possível...mas quanto mais tentam abafar o 'caso', mais ele vem à tona, ou seja, se não houvesse realmente sujeira, culpa e mal caratismo, nada teria sido deletado.

    Mesmo não sendo sua amiga, fico feliz por ter refeito o perfil, está de parabéns por seu trabalho, afinal, ter uma paixão (corsets) e levar à frente com tanto carinho e boa disposição, divulgando e explicando sem ganhar nada com isso, merece todo o carinho e consideração.
    Abraços,
    Hybriis

    ResponderExcluir
  2. Oi obrigada de verdade pelas palavras!!! o melhor de tudo como atpe comentei pra um amigo foi ver a reação das pessoas que tenho uma baita consideração quando viram que meu perfil tinha ido pro espaço la no orkut, teve algumas que ralmente ficaram preocupadas chegando a ligar aqui em casa...enfim fiquei bem feliz de certa forma com este acontecimento pois vi pessoas bem bacanas tendo um carinho bem legal por mim ;)))

    bjs a todas que tb acompanham este blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, uma pena !com tantas coisas boas a fazer e a conquistar pessoas ,ainda insistem em perder tempo em defamar e levantar falsos testemunhos contra pessoas que estão galgando caminhos ao sucesso.Um ditado antigo...as macieiras com as maçãs mais bonitas serão sempre aquelas miradas para pedradas por criaturas nefastas!Que são usportam conviver com alegria paz e edificação!

    Avante em frente á aqules que fazem da sua vida um verdaderio sucesso!
    Lili Angelika

    ResponderExcluir
  4. boa tarde meu nome e rose, encomendei um corset da sher para pratica do laço apertado ,ja paguei mas ainda nao tive nenhuma resposta sobre o meu corset ,oq vc me diz disso?vi o site da sher varias reportagens mulheres q usam as peças dela ,mas estou bastante triste por nao ter retorno o que devo fazer?
    at.rose

    ResponderExcluir
  5. Pelo que sei quando vc entra em contato na resposta do email tem o telefone do atellier basta ligar e conversar pessoalmente com a Sher para resolver seu problema. Caso isso não tenha acontecido mande novamente um email ou procure por ela num orkut/myspace, flickr ou outra rede social ao qual ela faça parte, todos os dados para entrar em contato com ela virtualmente estão aqui no blog, da uma procurada.

    ResponderExcluir
  6. Eu também já estou quase enlouquecendo por todos falarem que o melhor corselet é o feito pela MM Sher, mas eu já mandei vários emails e não obtenho retorno algum. Não tenho o contato telefonico, nem uma forma de agendar uma visita ao atelier.
    Gostaria muito de ter uma peça dela, mas está me parecendo quase impossível. Se você puder me ajudar, agradeço antecipaente, Susan

    ResponderExcluir
  7. Susan antes de mais nada gostaria de esclarecer que neste blog não falamos de corselet e sim de CORSET, por favor leia pelo menos o topico de perguntas frequentes http://tightlacing.blogspot.com/2006/05/dvidas-frequentes-corset-e-tight.html para saber diferencia-los e usar a palavra correta para o produto que deseja.

    Em relação a sua outra dúvida bastava vc ler bem atentamente o topico de Lista de Corsetmakers Brasileiras http://tightlacing.blogspot.com/2008/05/lista-de-corsetmakers-brasileiras.html, verá que não posso te ajudar no que quer deixo isso lá BEM CLARO.

    Tenha paciência e boa sorte, e cá pra nós querer rapidez em pleno final de ano é algo um tanto nosense, sorry!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de deixar aqui meu comentário a respeito do trabalho feito pela Rose Sathler. A maior parte das pessoas, devido a boa divulgação, conhece bem os trabalhos da Mme Sher... porém poucas pessas têm condições de comprar suas peças devido aos valores altíssimos (tem corset lá de mais de mil reais). Logicamente que a qualidade das peças da Sher são impecáveis, eu tenho dois corsets dela e adoro! Mas como os preços foram aumentando radicalmente, eu tive que buscar outra alternativa para mnha paixão e foi assim que conheci a Rose que é proprietária da Black Cat Corsets. O que eu posso dizer!? O trabalho dela é impecável e as peças são de primeiríssima qualidade. Não tenho reclamação alguma. Além de tudo, ela é super ágil para responder e-mail, dá super dicas para melhor caimento da peça e trata a cliente como amiga mesmo!!! Adoro a Rose, agora não compro com mais ninguém. A responsabilidade, qualidade e atenção me conquistaram.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ludmila se puder posta tb seu comentario no post que tem a lista de corsetmakers http://tightlacing.blogspot.com/2008/05/lista-de-corsetmakers-brasileiras.html este post é mais visto q este aqui e as meninas costumanm mais postar o que acham das grifes neste post q indiquei. De qualquer forma obrigada pela participação :)

    ResponderExcluir
  10. Oi. Gostaria de saber se a cintura reduz mesmo, ou, só durante o uso do corset ? Estou pensando seriamente em usar o produto.

    ResponderExcluir
  11. Ana da uma navegada melhor do blog pois sua duvida ja foi respondida praticamente nele inteiro :) Boa leitura.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.